sábado, 20 de dezembro de 2014

NATAL 2014 - A VERDADE SOBRE O NATAL - SERMÃO 002 – O NATAL É PARA PESSOAS QUE TÊM A MENTE DE CRISTO


 
Ilustração do lava-pés

Texto: Filipenses 2:5—11
Introdução.

A. Na mensagem anterior nós começamos a falar da grande majestade que envolve o nascimento do próprio Deus entre os seres humanos. 

B. Essa primeira mensagem poderá ser vista por meio desse link aqui: 

C. Naquela mensagem nos falamos como Jesus precisou abrir mão tanto de sua soberania como Deus de todo o Universo, quanto de sua glória como o Deus Criador e sustentador de todas as coisas, para se tornar um mero ser humano como nós para habitar esse pequenino planeta. 

D. Para isso Jesus precisou se esvaziar por completo de Seu glorioso SER para poder ser reconhecido como um de nós – ver Filipenses 2:7! 

E. Hoje queremos prosseguir com nossa exposição de Filipenses 2:6—11 que nos fala da “Teologia do Natal”.

f. Por esse motivo vamos manter o mesmo título, acrescentando apenas “Parte 002”.

O SIGNIFICADO VERDADEIRO DO NATAL – PARTE 002

Quero pedir a todos que abram e deixem suas Bíblias abertas em Filipenses capítulo 2.


I. Jesus Aceitou Assumir a Forma de um Servo – Verso 7 

A. Quando Jesus se esvaziou, nós vimos que ele se esvaziou por completo da sua glória.

B.Isso lhe permitiu assumir a forma de um δοῦλος doûlos — cujo significado é de escravo, servo ou homem de condição servil. Foi assim que Jesus se esvaziou por amor a mim e a você.

C. Isso tudo, todavia, já estava anunciado desde os dias do Antigo Testamento. Existe toda uma seção no Livro de Isaías — dos capítulos 40 a 56 especialmente — que descrevem a humilhação desse “Servo do Senhor”

Isaías 42:1

Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem a minha alma se compraz; pus sobre ele o meu Espírito, e ele promulgará o direito para os gentios.

D. Pedro, que testemunhou os acontecimentos relacionados à transfiguração de Jesus no monte Tabor, deu esse testemunho anos mais tarde:

2 Pedro 1:17

Pois ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

E. Como servo, Jesus veio para fazer isso mesmo: SERVIR.

Lucas 22:27

Pois qual é maior: quem está à mesa ou quem serve? Porventura, não é quem está à mesa? Pois, no meio de vós, eu sou como quem serve.


F. Jesus tornou-se servo de Deus para poder nos servir nas nossas maiores necessidades. Agora pense uma pouco nisso e compare com essa bagunça que estamos vivendo e chamando de “natal”.

Ilustração de Jesus comendo com publicanos e pecadores

II. Jesus aceitou se associar com Pessoas Pecadoras com Eu e Você

A. Sua atitude foi reconhecida e criticada pelos hipócritas religiosos dos seus dias. Eles perguntavam:

Marcos 2:16

Os escribas dos fariseus, vendo-o comer em companhia dos pecadores e publicanos, perguntavam aos discípulos dele: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores? 

B. Ao saber de tal questionamento, Jesus assumiu que não apenas fazia isso, mas que tinha vindo, exatamente para isso: PARA CUIDAR DE PESSOAS PERDIDAS, PESSOAS MACHUCADAS, ALQUEBRADAS, PESSOAS CUJAS VIDAS NÃO REFLETIAM A REALIDADE DE QUE SOMOS SERES CRIADOS À IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS. 

C. Estamos todos muito, mas muito enfermos, de fato, Paulo diz que estamos como mortos em nossos delitos e pecados: 

Efésios 2:1 

Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 

D. Mas Jesus veio para cuidar desse problema e resolver nossos dilemas quando afirmou: 

Marcos 2:17 

Tendo Jesus ouvido isto, respondeu-lhes: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; não vim chamar justos, e sim pecadores.  

E. A nossa necessidade era tão grande, que não somos capazes de mensurar o estrago que o pecado fez em nossas vidas, e que havia somente uma pessoa capaz de nos ajudar: O PRÓPRIO DEUS! DEUS SEJA GLORIFICADO E JESUS SEJA ENGRANDECIDO POR SUA GRACIOSA SALVAÇÃO! 

F. Jesus era plenamente humano: 

1. Ele nasceu como um humano. 

2. Teve irmãos e irmãs como têm os humanos. 

3. Trabalhou com as próprias mãos para ajudar a se sustentar e a sua família. 

4. Jesus sentia fome, sede, cansaço, tinha necessidade de lavar seus pés e mãos sempre e tomar banhos conforme os costumes da época. 

5. Jesus se aborrecia com a incredulidade das pessoas e se entristecia de ver tanta falta de compaixão entre os seres humanos. 

6. Jesus chorou quando seu querido amigo Lázaro morreu. 

7. Etc. 

G. Quando Jesus iniciou seu ministério, apenas João Batista sabia quem ele era de fato: João viu a Jesus e disse para seus discípulos: 


João 1:29 

No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! 

H. Dias depois a mesma verdade foi repetida por João. Mas fora João ninguém sabia quem Jesus era.

João 1:36 

E, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus 

I. Os discípulos só se convenceram definitivamente, quem Jesus era de fato — DEUS — depois que ele ressuscitou e passou quarenta dias convivendo com eles e ensinando-os acerca do Reino de Deus: 

1. Note a reação deles na Galileia quando viram Jesus ressuscitado pela primeira vez: 

Mateus 28:16—17 

16 Seguiram os onze discípulos para a Galileia, para o monte que Jesus lhes designara.

17 E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. 

H. Agora note como eles se integraram com Jesus sabendo quem ele era de fato: 

Atos 1:3 

A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus. 


Ilustração da morte de Jesus na cruz

III. Jesus Tornou-se Obediente a Ponto de Morrer na Cruz — verso 8 

A. Jesus sabia desde o início que teria que passar por aquela provação representada pela cruz, quando teria que carregar todos os nossos pecados e receber a totalidade do castigo e da ira divina que nossos pecados mereciam. 

B. Esse é outro momento na vida de Jesus que devemos nos aproximar com a mais profunda reverência e meditação. Pense nessas palavras: 

Marcos 14:33—34 

33 E, levando consigo a Pedro, Tiago e João, começou a sentir-se tomado de pavor e de angústia. 

34 E lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai.

Ilustração da angústia de Jesus no Getsêmane

C. Tal pavor e tal angústia fizeram com que Jesus chegasse, até mesmo suar gostas de sangue: 

Lucas 22:44 

E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra. 

D. Mas Jesus não queria se desviar do rumo traçado. Ele queria fazer a vontade do seu Pai, independentemente do custo evolvido, e o custo final era ser completamente abandonado pelo Pai, quando aquele que não conheceu pecado fosse feito na própria essência e totalidade do pecado por nossa causa. 

2 Coríntios 5:21 

Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. 

Ilustração da ascensão de Jesus

IV. Cristo Subiu, de Volta ao Mais alto Céu 

A. Enganam-se os que imaginam que Jesus subiu apenas até o céu. A Bíblia diz o seguinte: 

Hebreus 4:14 

Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. 

B. A expressão penetrou não faz justiça ao que Cristo de fato fez quando retornou para o céu. Ele não penetrou apenas no céu como alguém entra em algum ambiente. De fato o temo grego usado pelo autor é διεληλυθότα dieleluthóta — que literalmente quer dizer: ir através de ou atravessar.    

C. Sim, foi isso mesmo que Jesus fez, ele atravessou todo o céu até chegar ao topo do mesmo, onde o próprio Deus é o único habitante permanente! 

Hebreus 1:3 

Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas. 

D. Com isso, podemos então terminar essa mensagem lendo Filipenses 2:9—11!
Conclusão:

A. O Jesus que uma vez de humilhou e se despojou de sua glória voltará para essa mesma terra como o Rei do reis e o Senhor dos senhores.


Apocalipse 19:16

Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.

B. Como você se sente como pessoa? Você sente que é bonzinho? Que é bom? Que é bonzão? Então deixe eu te falar com toda sinceridade: se você vê qualquer coisa de boa em você, lamento, mas não foi por você que Jesus veio,

C. Agora se você se sente apertado pelo pecado, envergonhado muitas vezes por não fazer o que é certo, por não fazer o bem que sabe deve fazer, então aqui estão as boas novas: Jesus veio a esse mundo por pessoas como você!

D. Por causa de tudo que Jesus fez, basta reler o texto de Filipenses 2:5—8, Deus então o elevou às maiores alturas e lhe concedeu um nome — JESUS — um nome humano, mas que reapresenta a Soberania do Filho de Deus, Jesus, sobre todo o Universo.

E. Além disso, Jesus e chamado de Senhor, indicando que ele resgatou de volta toda a glória que sempre lhe pertenceu por direito.

F. Diante de todas essas verdades, que tenhamos uma postura de recato e reverência tanto na humilhação representada pelo dia do natal, quanto pela atual exaltação de Jesus, que é: SENHOR E DEUS BENDITO SOBRE TUDO E TODOS!

Que Deus abençoe a todos e nos dê a humildade que precisamos para entender essas realidades que estão muito além da nossa capacidade normal. 

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

4 comentários:

  1. Olá, estou em anônimo, mas me chamo Lucas Alencar, e tenho 29 anos.

    Será o Natal realmente a celebração do nascimento de Jesus Cristo?

    Nasceu Jesus em 25 de dezembro?

    Será que os primeiros apóstolos que conheciam e foram ensinados por Jesus, pessoalmente, celebraram o aniversário do menino Jesus em 25 de dezembro?

    Será que alguma vez o celebraram em qualquer outro dia?

    Por que nessa época se troca tantos presentes com familiares, parentes e amigos?

    Se é por causa dos reis magos que trouxeram e ofertaram presentes ao menino Jesus, a resposta poderá surpreender.

    A maioria das pessoas "supõe" muitas coisas sobre o Natal que não são verdades, mas vamos agora parar de fazer suposições e conhecer os fatos!

    A palavra "Natal" tem a ver com nascimento, ou aniversário natalício, especialmente com o dia em que geralmente se comemora o nascimento de Jesus Cristo.

    Esta festa teve origem na Igreja Católica Romana e daí se expandiu ao protestantismo e ao resto do mundo.

    E então, de onde tirou a Igreja Católica Romana?

    Não saiu do Novo Testamento - Não foi da Bíblia nem dos primeiros apóstolos que foram instruídos por Cristo - todavia, sabe-se que lentamente foi absorvida do paganismo pela Igreja Católica Romana a partir do quarto século.

    Desde que a celebração do Natal foi introduzida ao mundo pela Igreja Católica Romana, e ela é a única autoridade que aprova, vejamos o que diz a Enciclopédia Católica, edição inglesa, sob o título "Natal".

    "O Natal não era considerado entre as primeiras festas da Igreja... Os primeiros indícios da festa provêm do Egito."

    "Os costumes pagãos ocorridos durante as calendas de Janeiro lentamente modificaram-se na festa do Natal".

    Não há registro nas Sagradas Escrituras de que alguém tenha comemorado uma festa, ou realizado um grande banquete no dia do seu aniversário.

    Somente os pecadores (como Faraó e Herodes), que se rejubilam grandemente com o dia em que nasceram neste mundo."

    A Enciclopédia Britânica edição de 1946, afirma:
    "O Natal não era contado nas primeiras festas da Igreja..."
    "Não foi instituída por Cristo, nem pelos apóstolos, nem por autoridades bíblicas. Foi adquirida mais tarde do paganismo."

    A Enciclopédia Americana, edição 1944, declara:
    "O Natal...não foi, de acordo com muitas autoridades no assunto, celebrado nos primeiros séculos da Igreja Cristã, porque o costume cristão, em geral era celebrar a morte de pessoas importantes em vez do nascimento. A "comunhão", instituída por autoridade bíblica no Novo Testamento, é o memorial desse acontecimento (isto é, o nascimento de Cristo) no século IV. No século V, a Igreja Ocidental deu origem, para que fosse celebrada para sempre no dia da antiga festividade romana em honra ao nascimento do Sol, porque não se conhecia ao certo o dia do nascimento de Cristo."

    Jesus não nasceu em 25 de dezembro?
    Jesus nem sequer nasceu na estação do inverno!

    Quando Jesus nasceu, "Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho." (Lucas 2:8)

    Isto nunca poderia ter acontecido na Judéia no mês de dezembro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Lucas,

      Lamento profundamente que teus comentários, que aparentemente foram todos retirados desse site aqui:

      http://leiaabiblia.blog.br/o-natal-a-luz-da-palavra-de-deus/

      não tenham nenhuma relação com nosso artigo.

      Como crentes verdadeiros em Jesus não acreditamos nessas bobagens que você mencionou.

      Por esse motivo, iremos colocar todos teus outros comentários na geladeira.

      Se você tem verdadeiro interesse em publicar todo esse material, se ele já não lhe pertence, procure falar com autor original do mesmo e crie um blog e publique o mesmo. Tenho certeza que atrairá muitos leitores.

      Grande abraço,

      irmão Alex

      Excluir
    2. Olá irmão Alex. Sou eu, Lucas.

      Agora ao ler todo o artigo deste blog, percebi que não houve sentido algum em expor os comentários que eu tivera publicado, que a propósito, no último comentário mencionei o local do qual retirei esses comentários que não são de minha autoria.
      Todos os comentários foram retirado do seguinte site: http://www.oraculodosenhor.com/7/natal.html


      Eu apenas sou uma pessoa em busca da verdade, pelo seu perfil e todo o seu conhecimento, esperava que pudesse responder e assim iluminar minha mente a respeito desse assunto.

      Eu não estou aqui para me impor sobre o que é certo ou errado, às vezes me sinto perdido sobre a realidade das Escrituras.

      Peço com toda equidade, que pudesse me responder algumas perguntas:

      O Natal deve ser comemorado por um cristão?
      Jesus Cristo nasceu no dia 25 de dezembro?
      De onde surgiu o Papai Noel e as tradições do natal nos dias atuais?

      Eu sei que não é referente ao seu blog, mas lhe peço, irmão, responde, pois sei que você possui um vasto conhecimento. Quero saber a sua opinião.

      Caso não queira responder aqui por não fazer nexo com a postagem, eu disponibilizo o meu e-mail para que me envie a resposta por lá:

      thegreatmouguer@hotmail.com

      Atenciosamente, Lucas.

      Excluir
    3. Caro Lucas,

      Obrigado por me escrever e esclarecer algumas das tuas posições.

      Bem vou tentar responder a tuas perguntas dentro da minha capacidade e conhecimento que, admito, são limitados.

      1. Sim o natal deve ser comemorado pelos cristãos como uma festa que celebra o nascimento do Salvador da Humanidade. Deve manter a mesma humildade registrada no próprio nascimento: culto de adoração, louvor, oração etc. Nada de grandes festas, corais, enfeites e etc.

      2. Não, Jesus não nasceu no dia 25 de Dezembro. Como lá é hemisfério norte é mais provável que tivesse nascido na primavera ou no outono, tempos mais amenos entre março e junho e entre Setembro e Outubro. Minha opinião é que Deus deixou isso envolto em mistério, exatamente para não fomentar todas essas maluquices que temos em torno de 25 de Dezembro.

      3. Muitas das tradições de natal são muito antigas e muitas delas totalmente inofensivas, e tanto faz se você adota ou não alguma delas. Já o Papai Noel moderno é criação de uma peça publicitária feita para a Coca-Cola Company que imortalizou o velhinho de barba branca e pijama de cetim vermelho. Ele sim, deve ser abandonado por todo crente verdadeiro, pois está, a cada ano ocupando mais e mais o espaço que pertence exclusivamente ao Senhor Jesus Cristo.

      Por ora é isso. Você pode me enviar mais perguntas e tendo um pouco de paciência eu consigo te ajudar.

      Abraço fraterno,

      irmão Alex.

      Excluir