sábado, 6 de junho de 2015

VIDA, MORTE, ESTADO INTERMEDIÁRIO E ESTADO ETERNO — Estudo 3 - Princípios de Interpretação da Bíblia



Essa é uma série cujo propósito é estudar os conceitos bíblicos de vida, morte, estado intermediário e eternidade. No final de cada estudo você irá encontrar links para outros estudos. A Série tem o título Geral de: Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade.


Introdução à Hermenêutica – Parte 3

Princípio 5 - O Contexto

Todo texto bíblico precisa ser entendido à luz do seu próprio contexto.

1 – O Contexto Imediato — Os versos imediatamente antes e depois devem nos auxiliar a entender o que o autor quis dizer.

Exemplo: Ezequiel 37:18—24

18 Acaso, não vos basta a boa pastagem? Haveis de pisar aos pés o resto do vosso pasto? E não vos basta o terdes bebido as águas claras? Haveis de turvar o resto com os pés?

19 Quanto às minhas ovelhas, elas pastam o que haveis pisado com os pés e bebem o que haveis turvado com os pés.

20 Por isso, assim lhes diz o SENHOR Deus: Eis que eu mesmo julgarei entre ovelhas gordas e ovelhas magras.

21 Visto que, com o lado e com o ombro, dais empurrões e, com os chifres, impelis as fracas até as espalhardes fora,

22 eu livrarei as minhas ovelhas, para que já não sirvam de rapina, e julgarei entre ovelhas e ovelhas.

23 Suscitarei para elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor.

24 Eu, o SENHOR, lhes serei por Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu, o SENHOR, o disse.

2 – O Contexto literário do livro precisa ser respeitado. Qual é o assunto e o propósito do livro?

Exemplo: O livro de Eclesiastes. Qual é o seu propósito? O livro de Eclesiastes registra uma intensa busca por satisfação verdadeira e pelo sentido da vida sobre a terra, especialmente, quando paramos para considerar todas as injustiças e as muitas situações completamente absurdas que podemos enxergar ao nosso redor.

3 – O conceito da analogia da fé. Nenhuma passagem bíblica pode por si mesma produzir uma doutrina claramente condenada em outras partes da escrituras. É por este motivo que muitos dos erros são sustentados por revelações adicionais!!!

4 – Os conceitos histórico, geográfico, cultural, religioso e linguístico precisam ser entendidos e respeitados. Muitas interpretações erradas surgem como fruto da ignorância do significado histórico de uma determinada palavra, frase, regra gramatical ou circunstância.

Princípio 6 - Figuras de Linguagem

Os autores bíblicos usaram todos os recursos disponíveis, inclusive figuras de linguagem, para comunicar as verdades divinas.

O uso de imagens mentais. O que são imagens mentais? Tratam da capacidade que temos de projetar ou visualizar algo ou alguém em nossas mentes. As imagens mentais são como o teatro da mente. Que figura de linguagem acabamos de usar? A Símile!

O Propósito da linguagem figurada é o de criar imagens mentais ou quadros mentais visando ilustrar ideias. As figuras mentais não precisam necessariamente ser verdadeiras — no sentido de literais — nem reais — no sentido de existirem de fato.

As imagens mentais criadas por este tipo de linguagem como símbolos ou analogias são sempre inferiores à verdade que querem ilustrar. A ignorância acerca do uso de linguagem figurada é responsável pelas maiores atrocidades nesse estudo acerca da vida, morte, estado intermediário e estado eterno.

Exemplo 1:

Marcos 9:47—48

47 E, se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o; é melhor entrares no reino de Deus com um só dos teus olhos do que, tendo os dois seres lançado no inferno,

48 onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga.

Será que Jesus ensinou que devemos arrancar, literalmente, um dos nossos olhos ou até mesmo os dois porque os mesmo nos levar a cobiçar determinada coisa? Durante a história da Igreja temos muitos registros de pessoas que entenderam esse e versos semelhantes e acabaram por vazar os próprios olhos, amputar braços e pernas e até mesmo, o órgão genital!

Mas o que Jesus queria dizer mesmo ao usar essa expressão é que o Reino de Deus vale todo o empenho da nossa parte. Temos que priorizar o Reino, mesmo à custa de grandes “perdas”, mas Jesus não está falando de cegueira ou amputações literais.

Já no verso seguinte, temos que nos perguntar se o fogo do inferno é literal assim como os vermes? Ou será que Jesus está se referindo as esses elementos porque podemos entendê-los, enquanto a verdadeira condição no inferno não pode ser totalmente compreendida por nós nesse estágio. Por outro lado, se a interpretação for literal, de que tipo de verme Jesus está falando aqui e a que tipo de fogo Jesus está se referindo? Porque o fogo, se for real, não consome os vermes? Seria, por acaso porque são super vermes com couraças antichamas? Pense bem nessas implicações antes de sair por aí ameaçando as pessoas ou sugerindo que devem ficar cegar ou se amputarem.

Exemplo 2:

Lucas 16:19—31

A Narrativa acerca da morte do Rico e de Lázaro é uma narrativa real ou parabólica? Lei o texto e responda, por que você cha que é real, ou porque acha que é apenas uma parábola:

19 Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que, todos os dias, se regalava esplendidamente.

20 Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, que jazia à porta daquele;

21 e desejava alimentar-se das migalhas que caíam da mesa do rico; e até os cães vinham lamber-lhe as úlceras.

22 Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado.

23 No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.

24 Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.

25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males; agora, porém, aqui, ele está consolado; tu, em tormentos.

26 E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós.

27 Então, replicou: Pai, eu te imploro que o mandes à minha casa paterna,

28 porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de não virem também para este lugar de tormento.

29 Respondeu Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos.

30 Mas ele insistiu: Não, pai Abraão; se alguém dentre os mortos for ter com eles, arrepender-se-ão.

31 Abraão, porém, lhe respondeu: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.

Exemplo 3:

Judas 13

Ondas bravias do mar, que espumam as suas próprias sujidades; estrelas errantes, para as quais tem sido guardada a negridão das trevas, para sempre.

A pergunta aqui é simples: Judas está falando de ondas do mar, de estrelas errantes ou está se referindo a alguma outra coisa ou até mesmo a algum tipo de criatura humana ou não humana?

Apocalipse 20:10

O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos.

Lago de fogo? Literal ou apenas um símbolo para nos ajudar a entender que o sofrimento ali é real e verdadeiro, mas que o fogo poder ser apenas simbólico, já que o fogo que conhecemos é capaz de reduzir ao pó e à cinza até mesmo o mais duro dos ossos humanos.

CONCLUSÃO

Como podemos observar a interpretação da Bíblia exige muito cuidado. Precisamos entender:

1. O contexto do texto que temos diante de nós.

2. O contexto literário do livro que estamos lendo ou estudando,

3. O conceito da analogia da fé.

4. Os conceitos históricos, geográficos, culturais, religiosos e linguísticos.

5. O uso de figuras de linguagem.

E tudo isso se torna ainda mais importante quanto o tema é “VIDA, MORTE, ESTADO INTERMEDIÁRIO E ESTADO ETERNO”.
OUTROS ARTIGOS ACERCA DE VIDA, MORTE, ESTADO INTERMEDIÁRIO E ETERNIDADE
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Estudo 011 — Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade — Termos Usados no Novo Testamento — Parte 001 — ψυχή  Psiché
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Estudo 012 — Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade — Termos Usados no Novo Testamento — Parte 002 — πνεῦμα — pneûma — espírito, καρδίᾳ — Kardía — Coração, διανοίᾳ — dianoíaφρόνημα — frónemaνοήμα — noémaνοῦς  nous — Mente.
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Estudo 013 — Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade — Termos Usados no Novo Testamento — Parte 003 — ἔσω ἄνθρωπον — éso ánthropon = homem interior; νεφρόι — Nefroi = rins
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Estudo 014 A — Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade — Conclusão: A Crença na Imortalidade como algo Universal.
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Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

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