quinta-feira, 30 de julho de 2015

JOÃO 17 - ESTUDO 007 - PARTE 002 - O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO POR AQUELES QUE SÃO SEUS — PARTE 4



Essa é série de estudos baseada em João capítulo 17 que é conhecido como: “A ORAÇÃO SACERDOTAL DE CRISTO” a favor de todos os seus discípulos de todas as épocas. É um estudo bastante aprofundado de João 17 e de todas as suas implicações. É bastante conveniente que o leitor prossiga nesses estudos até o final para poder usufruir melhor do conteúdo dos mesmos. No final de cada estudo o leitor encontrará links para os outros estudos. 

CONTINUAÇÃO

II. O Senhor Jesus orou para que os crentes fossem um.

João 17:21—23

A fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.

A. A fim de que todos sejam um...

1. A unidade pela qual o Senhor Jesus está orando aqui tem a ver com o testemunho do crente. Note que nesses três versículos acima, por duas vezes ele faz referência ao testemunho dos crentes:

Para que o mundo creia

Para que o mundo conheça

 2. Isto nos dá uma dica acerca do porque Jesus fez essa oração. Ele está orando para que nós possamos praticar uma “unidade” espiritual, de tal maneira, que possamos ser as testemunhas que Ele planejou que fossemos. Jesus, no verso 11 orou para que mantivéssemos a união uns com os outros. Aqui a ênfase está no nosso testemunho ao mundo.
Este assunto é mencionado constantemente nas escrituras. Ver as passagens a seguir:

Atos 4:32
Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum.
Atos 5:12
Muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E costumavam todos reunir-se, de comum acordo, no Pórtico de Salomão.
Romanos 12:16
Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos.
Romanos 15: 5—6
Ora, o Deus da paciência e da consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, para que concordemente e a uma voz glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.
1 Coríntios 1:10
Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer.
2 Coríntios 13:11
Quanto ao mais, irmãos, adeus! Aperfeiçoai-vos, consolai-vos, sede do mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz estará convosco.
Filipenses 2:1—5
Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias, completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento. Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros. Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.
Essa oração do nosso Salvador, associada aos versos acima, indicam a importância da nossa comunhão uns com os outros. Nós temos que impedir que arengas, sentimentos feridos, ciúmes e invejas, conflitos de personalidades e divisões eclipsem nosso testemunho e nos coloquem em uma posição em que estejamos desagradando nosso Senhor e Salvador.

B. A ilustração que encontramos na oração que diz: “e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós”.

Os três membros da trindade possuem a mais estreita união possível em questões espirituais e de cooperação.

A harmonia entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo nos é apresentada como um modelo para ser seguido. Já que todos nós somos habitados por Deus, nossa comunhão uns com os outros pode e deve ser de absoluta união espiritual.

O alvo indicado na oração é:

Para que o mundo creia que tu me enviaste.

Para que o mundo conheça que tu me enviaste.

Este assunto da maior importância é mencionado somente duas vezes na Bíblia inteira. Além desta passagem diante de nós este assunto é mencionado em João 13:34 – 35, onde nos é ensinado que a demonstração inequívoca de amor uns pelos outros vai fazer com que os incrédulos saibam que somos verdadeiramente servos de Jesus Cristo. Nunca é demais destacar que o amor entre os cristãos não pode sacrificar a verdade de Deus. É impossível manter comunhão com quem abertamente escolheu desobedecer ao ensino das Escrituras Sagradas.

Tudo isto serve para nos lembrar que a melhor maneira de testemunharmos ao mundo é mediante a transparência de nossas próprias vidas. Quando nós, os crentes, vivemos em harmonia e cuidamos uns dos outros, um testemunho é transmitido pelo Espírito Santo aos incrédulos.

Nós precisamos reconhecer que aquilo que o Senhor Jesus quer representar em Sua oração é o verdadeiro fundamento do conceito de que somos Suas testemunhas. Nenhuma quantidade de palavras pode satisfazer a falta de amor e consideração por Deus e pelo próximo.

C. A provisão encontrada na oração.

Nós temos recebido Sua glória de tal maneira que possamos ser um.

João 17:22

Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos.

Nesse versículo o Senhor Jesus está se referindo à gloria que foi revelada em Sua vida mediante a presença do Pai como manifestada através de Sua vida e ministério.

João 1:14

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

Da mesma maneira que o Senhor Jesus revelou o amor de Deus em Sua compaixão, Sua sabedoria em Suas decisões e palavras, e Sua pureza em Sua separação do mundo, Ele tornou possível para cada um de nós expressarmos essas virtudes espirituais em nossas vidas diárias.

A compreensão da nossa união espiritual de uns com os outros, está baseada, nesse versículo, no desenvolvimento, em nossas vidas diárias daquilo que significa ser genuinamente crente. Através do novo nascimento nós temos a habilidade de honrarmos a Deus, a glorificar Seu nome na forma como nós vivemos, como nós tomamos decisões, e na forma como nos relacionamos uns aos outros. O Senhor Jesus, por meio da Sua oração, nos desafia a nos apropriarmos de Sua graça para vivermos estas verdades.

Tanto o Pai como o Filho habitam em nós de tal maneira que nós podemos ser um com eles e um uns com os outros.

João 17:23

Eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.
Essa habitação Divina, mediante o novo nascimento é outra lembrança da espiritualidade potencial que existe dentro de cada crente. É quase inconcebível que tal comunhão com Deus possa existir, mas esse é Seu dom gracioso para nós.

Porque Deus habita em nós, e nós temos sido trazidos à uma comunhão viva com Ele, nós temos o privilégio de sermos pessoas espirituais em todas as áreas das nossas vidas. A fonte desta capacitação não é nossa, mas provém de Deus mesmo.

2 Coríntios 9:8

Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra.

Filipenses 4:13

Tudo posso naquele que me fortalece.

Colossenses 1:17—19

Aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória; o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo; para isso é que eu também me afadigo, esforçando-me o mais possível, segundo a sua eficácia que opera eficientemente em mim.

Somente quando entendemos que morremos com Cristo para nossa velha vida, e ressuscitamos com Cristo para nossa nova vida, é que a mudança na nossa vida pode ocorrer. Esse é o princípio mais básico da vida cristã. Quando decidimos obedecer a Deus de maneira prática, mediante o amor, a fé e a esperança, Deus nos dá a habilidade de fazermos Sua vontade perfeitamente. Esta é a chave. Nessa oração nós encontramos o caminho a seguir para sermos compatíveis uns com os outros.

III. O Senhor Jesus orou para que todos os crentes possam estar com Ele nos céus.

João 17:24

Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.

A. O Conteúdo da oração: “... onde eu estou, estejam também comigo os que me deste”.

O pedido final de Jesus é um resumo de toda a oração. Isso é o que o Senhor deseja: que todos aqueles que são Seus estejam para sempre com Ele. Ele prometeu nos preparar um lugar —

João 14:2

Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.

É difícil entendermos o amor, a fidelidade, a alegria, a comunhão e a devoção que estas palavras transmitem. Seria amor infinito não nos enviar, seus inimigos declarados, para o inferno. Mas desejar estar conosco por toda a eternidade vai muito além da nossa compreensão.

Além disto, essa oração declara mais alguma coisa do que irá significar para o crente estar com Jesus por toda a eternidade: “... para que vejam a minha glória que me conferiste”. A “glória” referida aqui é a revelação contínua da graça infinita de Deus. O gozo maior do crente, por toda a eternidade, será esta associação íntima com o Senhor Jesus, onde poderemos observar, aprender, adorar, servir e ter comunhão com Ele.

Apocalipse 22:1—4

Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos. Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão, contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele.

IV. A Base para a Oração de Jesus.

1. O Senhor Jesus orou para que todos os crentes estivessem com Ele, porque eles são um presente do Pai para Ele.

João 17:9

É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. 

João 17:24

Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.

Nessa petição nós temos o significado maior do que significa ser um presente do Pai para o Filho.

Nosso futuro, próximo e eterno é ser cada vez mais cheio de um senso de profunda comunhão com o Senhor Jesus. Sua promessa de que ele jamais irá nos abandonar —

Mateus 28:20b

E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Seu testemunho de que nada poderá separar-nos do amor de Deus encontram seu clímax nesta Oração que nos traz uma nova experiência de segurança que é: nós estaremos com o Senhor Jesus para sempre.

Romanos 8:35—39

35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

36 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.

37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,

39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.


A aplicação prática dessa oração é muito confortadora. Pense um pouco em todos que partiram antes de nós. Nós podemos apreciar melhor o que isso — estar com Jesus — significa quando pensamos no que significa para nossos queridos que já partiram. Assim nós precisamos aplicar essa verdade para nós. Estas breves palavras “estejam também comigo” devem encher de luz nosso presente e nosso futuro. Realmente todas as outras coisas são insignificantes quando consideramos o grande privilégio que temos de estar com o Senhor Jesus. Quando pensamos que na eternidade vamos poder louvá-Lo, como nunca pudemos nesta vida, deve nos encher de alegria verdadeira.

2. O Filho pediu que os crentes estivessem com Ele, porque Ele foi amado pelo Pai. “me amaste antes da fundação do mundo” - João 17:24.

Cada crente é um presente do amor do Pai para com o Filho. Nesta oração o Senhor Jesus decide aceitar o amor do Pai — com os presentes que somos nós — por toda a eternidade.
A idéia do amor do Pai, manifesto na forma do presente que somos nós, é tão profunda que a antecipação desta comunhão de Jesus com cada um e com todos nós levou o Senhor Jesus a dizer, durante a última ceia as seguintes palavras:

Mateus 26:29

Desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo, convosco no reino de meu Pai.

Conclusão:

Nós precisamos pegar cada em destes pedidos do Salvador e aplicá-los de forma prática em nossas vidas. Nós precisamos orar acerca destes pedidos e encontrar formas de aplicá-los em nossas vidas diárias.

1. Santifica-os na verdade.


2. Que os crentes sejam um — tenham cuidado uns com os outros.


3. Que os crentes possam estar com o Senhor Jesus nos céus.


OUTROS ESTUDOS EM JOÃO 17

JOÃO 17 — ESTUDO 001 — O SENHOR JESUS — O GRANDE SUMO SACERDOTE — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 001 — O SENHOR JESUS — O GRANDE SUMO SACERDOTE — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 002 — O SENHOR JESUS E A GLÓRIA DE DEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 002 — O SENHOR JESUS E A GLÓRIA DE DEUS — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 003 — O SENHOR JESUS E A VIDA ETERNA — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 003 — O SENHOR JESUS E A VIDA ETERNA — PARTE 002
JOÃO 17 — ESTUDO 004 — O SENHOR JESUS E SUA OBRA TERMINADA — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 004 — O SENHOR JESUS E SUA OBRA TERMINADA — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 003 – FINAL

JOÃO 17 — ESTUDO 006 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 006 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 002


JOÃO 17 — ESTUDO 007 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 003

JOÃO 17 — ESTUDO 007 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 004

JOÃO 17 — ESTUDO 008 — O SENHOR JESUS E O MUNDO — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 008 — O CRENTE E O MUNDO — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 009 — O SENHOR JESUS E SEU SERVIÇO A DEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 009 — O SENHOR JESUS E SEU SERVIÇO A DEUS — PARTE 002 — SOMOS EMBAIXADORES JUNTO COM CRISTO

JOÃO 17 — ESTUDO 010 — O SENHOR JESUS E A REVELAÇÃO DE DEUS — PARTE 001— 

Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário