sábado, 16 de setembro de 2017

JOÃO 15 - SERMÃO 004 — PRODUZINDO FRUTOS — João 15:4—5


Resultado de imagem para PRODUZINDO FRUTO

Esse artigo é parte da série onde expomos o Salmo 86 e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nesse Salmo, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para os outros estudos.

PERMANECENDO EM CRISTO

Uma Exposição Bíblica e Teológica de João 15

Introdução:

A. Jesus é a “Videira Verdadeira”. O Pai de Jesus, que é Deus, é o “Agricultor”. VERSO 1.

B. Nós somos os ramos da videira e somos objetos da atenção especial do Agricultor que 15:2.

C. Parte desse cuidado envolve:

1. αἴρει aírei — cortar fora ou afastar o que está ligado a algo.

2. καθαίρει  — kathaírei — limpar sujeira e impurezas. Podar uma videira de ramos desnecessários. Metaforicamente, expiar ou pagar pela culpa.  

D. E foi exatamente para isso que Deus enviou Seu Filho ao mundo, para que ele pudesse expiar ou receber o justo castigo que nossos pecados mereciam. A Bíblia diz o seguinte:

Romanos 6:23

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

E. Nós merecíamos morrer eternamente — ser separados de Deus por toda a eternidade — mas Jesus veio, tomou o nosso lugar e recebeu, Ele mesmo, o justo castigo que nossos pecados mereciam —

1 Pedro 2:24

Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.

F. Uma vez perdoados por Jesus e plenamente reconciliados com Deus é necessário PERMANECER EM CRISTO, porque somente dessa maneira iremos produzir o fruto necessário para alimentarmos outras pessoas, conforme vimos que é necessário, na mensagem anterior.

G. Hoje queremos concentrar nossa atenção nesse fruto que todos devemos estar sempre produzido para:


1. A Glória de Deus!


2. O Engrandecimento do Nome do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.


PRODUZINDO FRUTO COMO VERDADEIROS DISCÍPULOS


I. Permanecendo em Cristo Para Produzir Fruto, Muito Fruto.

A. Para podermos produzir fruto é necessário PERMANECER em Cristo — VERSO 4.

B. Qual é o significado dessa expressão: PERMANECER?  A expressão grega é μείνατε meínate — significa: permanecer, ficar, continuar presente.

C. Isso que dizer o seguinte: para permanecer precisamos deixar de ser superficiais. Temos que nos fixar de um modo que sejamos verdadeiros.

D. Se permanecermos mesmo em Cristo, nós temos que dar evidências claras de que temos um compromisso sério com o Senhor. Não podemos ter um relacionamento superficial com Jesus e achar que tudo irá acabar bem.

E. Permanecer firmes em Cristo é a única prova concreta de que verdadeiramente estamos unidos com Ele.

F. Jesus nos adverte com as seguintes palavras:

Lucas 8:14

A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados (ansiedade), riquezas e deleites (prazeres) da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer.

G. Quando permanecemos num relacionamento profundo com Cristo, Ele nos promete o seguinte: permanecei em mim, e eu permanecerei em vós.

H. Somente o verdadeiro crente, aquele que habita em Cristo pode fazer esse tipo de afirmação: Jesus permanece em mim!

II. Alguns Frutos Espirituais Mencionados na Bíblia.

A. Nós produzimos fruto quando compartilhamos o evangelho com outros e os ajudamos a se aproximarem de e se reconciliarem com Deus:

Romanos 1:13 —16

13 Porque não quero, irmãos, que ignoreis que, muitas vezes, me propus ir ter convosco (no que tenho sido, até agora, impedido), para conseguir igualmente entre vós algum fruto, como também entre os outros gentios.

14 Pois sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes;

15 por isso, quanto está em mim, estou pronto a anunciar o evangelho também a vós outros, em Roma.

16 Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.


B. Nós produzimos fruto quando nos tornamos ceifeiros nos campos do Senhor:

João 4:35—38

35 Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa.

36 O ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna; e, dessarte, se alegram tanto o semeador como o ceifeiro.

37 Pois, no caso, é verdadeiro o ditado: Um é o semeador, e outro é o ceifeiro.

38 Eu vos enviei para ceifar o que não semeastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.

C. Nós produzimos fruto quando crescemos em santidade e obediência aos mandamentos do Senhor:

Romanos 6:22

Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna.

D. Nós produzimos fruto quando contribuímos financeiramente para ajudar na obra de Deus:

Romanos 15:28 na Nova Tradução na Linguagem de Hoje

Depois que eu terminar esse trabalho e que entregar toda a oferta que foi recolhida para eles, viajarei para a Espanha e no caminho visitarei vocês — NTLH.

E. Nós produzimos fruto quando manifestamos um caráter controlado pelo Espírito Santo que demonstra o FRUTO DO ESPÌRITO, em Sua plenitude:

Gálatas 5:22—23

22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,

23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.

F. Nós produzimos fruto quando louvamos a Deus:

Hebreus 13:15

Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome.

III. Uma Advertência Solene.

A. Muitas dessas coisas podem ser falsificadas por nossa própria carne pecaminosa, mas o engano dura pouco, porque o fruto falso não tem em si a semente para continuar se reproduzindo.

B. Quando a obra é humana ela não continua — esse é o motivo porque muitas igrejas precisam inventar novidades e todos os dias elas têm que ter alguma coisa nova, algum atrativo para continuar fazendo as pessoas virem aos seus programas.

C. O fruto produzido pelo Espírito tem, em si mesmo, a semente para continuar se multiplicando!

D. Procure se assegurar que você está em Cristo, PERMANECENDO nEle e que seus frutos serão duradouros e se multiplicarão também. 

Conclusão

A. Quantas e quantas pessoas, cada um de nós conhece que já passaram por essa e por outras igrejas verdadeiras, mas nunca mais voltaram. Aqueles que mantêm um relacionamento superficial com Jesus vão e não voltam nunca mais. COMO ESTÁ TEU RELACIONAMENTO COM JESUS? É superficial ou e real e verdadeiro?

1 João 2:24

Permaneça em vós o que ouvistes desde o princípio. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis vós no Filho e no Pai.

B. As palavras de Jesus prometendo permanecer em nós devem nos servir de grande consolo, porque Jesus é o Pão da Vida e a Água da Vida. Ou seja, ele é tudo que precisamos. Ele, e somente Ele pode satisfazer todas as nossas necessidade mais profundas. Esse é o motivo porque ele nos diz o seguinte em —

João 15:5

Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

C. Não confunda conhecer Jesus pessoalmente e manter comunhão e um profundo relacionamento com ele com frequentar uma igreja. Qualquer igreja. Nenhuma igreja pode servir de verdadeiro substituto para o ato de permanecer em Cristo e ter Cristo permanecendo em nós.

D. Nós precisamos abrir nossas vidas inteiramente para Deus e receber de Jesus, a videira verdadeira, todo o alimento ou tudo o que precisamos para viver a vida cristã em sua plenitude, pois ele mesmo disse: SEM MIM NADA PODEIS FAZER.

E. Que tenhamos a humildade para depender integralmente de Jesus e não confiramos, de nenhuma forma, em nossas próprias habilidades e capacidade para satisfazer nossas necessidades mais profundas.

OUTRAS MENSAGENS DA SÉRIE PERMANECENDO EM CRISTO

SERMÃO 001 — A VIDEIRA VERDADEIRA — João 15:1
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/11/joao-15-sermao-001-videira.html

SERMÃO 002 — O AGRICULTOR — João 15:1

SERMÃO 003 — OS RAMOS – João 15:2—3

Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis


PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Os comentários não representam a opinião do Blog O Grande Diálogo; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário