sábado, 15 de novembro de 2014

EFÉSIOS - SERMÃO 010 – A RIQUEZA DA GLÓRIA DA SUA HERANÇA NOS SANTOS - EFÉSIOS 1:18—21



Esse esboço de sermão é parte da série "Exposição da Epístola aos Efésios" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa exposição, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para outros estudos dessa série.

EXPOSIÇÃO DA EPÍSTOLA DE PAULO AOS EFÉSIOS


Introdução.

A. Paulo está orando pelos crentes em Éfeso. Na mensagem anterior vimos que ele pede que Deus lhes conceda o dom ou capacidade espiritual de compreender a “esperança do Seu chamamento”. Entre os privilégios que alistamos podemos destacar:

1. Deus nos chamou tanto para sermos de Jesus Cristo quanto para mantermos comunhão com Ele e sermos seus imitadores —

Romanos 1:16

Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.

1 Coríntios 1:9

Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.

1 Pedro 2:21

Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos,

2. Deus nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz —

1 Pedro 2:9

Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

3. Somos chamados para sermos santos —

1 Pedro 1:15—16

15 Pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento,

16 Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.

Romanos 1:7

A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

2 Timóteo 1:9

Que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos.

4. Vimos também que, uma vez tendo recebido este chamado, devemos:

Efésios 4:1— 
Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados. 
Efésios 5:8 
Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz.
5. Mas Paulo continua sua oração e ele pede que os Efésios possam saber qual é:

A RIQUEZA DA GLÓRIA DA SUA HERANÇA NOS SANTOS

I. A Motivação do Apóstolo Paulo.

A. Paulo sabe que uma das melhores maneiras de vencer as tendências pecaminosas que existem em todos nós é procurar deixá-las de lado e concentrar a atenção nas bênçãos inerentes à salvação. Esse é o exemplo que nos vem de Hebreus capítulo 11, que descreve os heróis da fé, que estavam sempre mais interessados na perenidade da eternidade do que na transitoriedade da vida presente.

B. Vimos inúmeros versículos pertinentes ao nosso chamamento e precisamos sempre nos lembrar destas verdades que acabamos de mencionar na introdução.

1. Nossa Esperança está Baseada nas Promessas de Deus.

a. Deus nos tem feito muitas promessas e com relação a estas promessas somos ensinados:

Lucas 1:37

Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.

2 Coríntios 1:20

Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele – em Cristo - o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio.

2. As Implicações de Possuirmos as Promessas de Deus.

a. O motivo porque Deus nos dá suas promessas é para que:

2 Coríntios 7:1

Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.

2 Pedro 1:4

Pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo.

b. Paulo pede mais ainda, que Deus conceda aos Efésios o privilégio de saber qual é...

II. A Riqueza da Glória da Sua Herança nos Santos!

A. Da mesma maneira como o chamamento que recebemos procede de Deus, assim também é a herança para a qual estamos destinados e que vamos receber das mãos de Deus.

B. A Bíblia não elabora muito acerca dos detalhes da nossa vida futura, e por este motivo não devemos ficar especulando acerca destas coisas.

C. Mas algumas coisas nos são ensinadas e faremos bem em nos apegar a elas:

1 Coríntios 2:9—10 
Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. 
D. E o que foi que o Espírito Santo nos revelou, através da Bíblia? 
1. Em primeiro lugar nos revelou com provas incontestáveis que somos seres imortais —– 
2 Timóteo 1:10 
E manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho. 
Antes de Jesus nós tínhamos indícios da nossa imortalidade. Agora, através de Jesus nós podemos ter absoluta certeza. 
2. Nossa herança está reservada para nós no céu — 
1 Pedro 1:3—4. 
3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 
4 para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros 
3. Deus nos tem prometido corpos glorificados, iguais ao de Jesus, sobre os quais a morte não terá mais nenhum poder — 
Filipenses 3:20—21 
20 Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, 
21 o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas. 
4. Também teremos o privilégio de conviver face a face com o nosso Deus — 
Apocalipse 22:3—4 
3 Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão, 
4 contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele. 
João 14:1—3 
1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. 
3 E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. 
Filipenses 1:23 
Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor. 
5. Devemos encontrar nessas coisas todas, grande consolação para nossas vidas, além de enorme motivação para vivermos no tempo presente, na perspectiva constante de que estamos aqui somente de passagem. Nosso destino final é que deve realmente nos interessar. E por causa deste destino final, devemos viver vidas santas, justas e equilibradas. 
6. A história da humanidade está repleta de fatos de que foram as pessoas com esta visão da eternidade, aquelas que mais fizeram diferença no meio da suas gerações.
7. Somente aqueles que sabem que o mundo foi criado por Deus é que têm genuíno interesse em preservar este mundo, do qual somos apenas mordomos, da melhor maneira possível. 
8. Somente aqueles que sabem que o ser humano foi criado por Deus entendem a dignidade do ser humano e se empenham por lhe oferecer uma vida que esteja à altura desta mesma dignidade.
9. Exemplos: 
a. O Metodismo fez mais pelos trabalhadores ingleses e pelos sindicatos do que toda a obra de Karl Marx. 
b. Os pastores ingleses do século XIX foram os únicos que se levantaram contra a imoralidade que era representada pelo tráfico de drogas e a imposição do consumo de ópio, administrado pelos ingleses e que estava destruindo a população chinesa. Os chineses chegaram a travar duas guerras com os ingleses — guerras do ópio — para tentar se livrar daquela praga. Foram derrotados as duas vezes. Como penalidade, tiveram que ceder, entre outras coisas, a localidade conhecida como Hong Kong, para ser protetorado britânico por 155 anos! – de 1842 até 1997. Londres está cerca de 15.000 quilômetros distante de Hong Kong. Somente quando pastores evangélicos se levantaram contra tamanha imoralidade é que o governo britânico abriu mão do lucrativo tráfico de drogas naquela ocasião. Mas só devolveu Hong Kong ao chineses em 1º de Julho de 1997! 
c. Também foram os cristãos que conseguiram retirar os ingleses do lucrativo negócio representado pelo tráfico de escravos africanos. 
III. A Riqueza da Nossa Herança é Uma Riqueza Coletiva e não Individual. 
A. Vivemos em um mundo egoísta e egocêntrico. Por este motivo temos a tendência de nos referir aos benefícios da nossa herança como algo individual. 
C. A riqueza a que Paulo se refere é tão mais rica devido à variedade de pessoas que irão compartilhar dela!
Conclusão:
A. Temos que entender que somente aqueles que possuem o Espírito Santo é que podem ter os olhos iluminados para entender todas estas verdades. Sem a presença do Espírito Santo em nossas vidas todos estes ensinamentos não passam de meras palavras.

B. Devemos imitar a fé que nossos antecessores tiveram, como descrito em Hebreus 11. Ver especialmente —

Hebreus 11:13—16

13 Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra.

14 Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria.

15 E, se, na verdade, se lembrassem daquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar.

16 Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade.

C. Quando as pessoas vivem sem a perspectiva da eternidade o resultado direto é o que temos aí, agora mesmo: um verdadeiro inferno em vida, muita confusão, violência, ilegalidade, imoralidade, vícios e etc.

D. Devemos ter sempre em mente as palavras do apóstolo quando diz:

Romanos 8:18

Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.

2 Coríntios 4:17

Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação,

F. Jesus, como não poderia deixar de ser é nosso, exemplo também neste quesito:

Hebreus 12:1—2

Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.

G. O que sabemos acerca da vida futura deve nos bastar. Deve também nos incentivar a viver vidas de verdadeira santidade. Queremos estar preparados para comparecermos na presença gloriosa de Deus.

OUTRAS MENSAGENS DA SÉRIE NA EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS

ALGUNS ASPECTOS DAS INSONDÁVEIS RIQUEZAS DE CRISTO COMO APRESENTADAS EM EFÉSIOS

EFÉSIOS 1:1—2 — SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO À EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS

EFÉSIOS 1:3—14 — SERMÃO 002 — TODA SORTE DE BÊNÇÃO ESPIRITUAL

EFÉSIOS 1:4—6 — SERMÃO 003 —A BÊNÇÃO DA NOSSA ELEIÇÃO POR DEUS

EFÉSIOS 1:7—8 — SERMÃO 004 —A BÊNÇÃO DA NOSSA REDENÇÃO

EFÉSIOS 1:9—10 — SERMÃO 005 —A BÊNÇÃO DA UNIFICAÇÃO DE TODAS AS COISAS EM CRISTO

EFÉSIOS 1:11—14 — SERMÃO 006 — A BÊNÇÃO DE DEUS EM PERSPECTIVA

EFÉSIOS 1:15—16— SERMÃO OO7 — A IMPORTÂNCIA DA FÉ E DO AMOR

EFÉSIOS 1:16—17 — SERMÃO OO8 — A IMPORTÂNCIA DO ESPÍRITO SANTO EM NOSSAS VIDAS

EFÉSIOS 1:18—21 — SERMÃO OO9 — A ESPERANÇA DO SEU CHAMAMENTO EM NOSSAS VIDAS

EFÉSIOS 1:18—21 — SERMÃO O10 — A RIQUEZA DA GLÓRIA DA SUA HERANÇA NOS SANTOS

EFÉSIOS 1:18—21 — SERMÃO O11 — A SUPREMA RIQUEZA DO SEU PODER

EFÉSIOS 1:22—23 — SERMÃO O12 — A IGREJA E CRISTO COMO PLENITUDE

EFÉSIOS 2:1—3 — SERMÃO O13 — A CONDIÇÃO DO SER HUMANO SEM DEUS

EFÉSIOS 2:4—10 — SERMÃO 014 — A CONDIÇÃO HUMANA  PELA GRAÇA DE DEUS

O QUE DEUS FEZ POR NÓS — SALVAÇÃO

PARA O QUE DEUS NOS SALVOU?

EFÉSIOS 2:11—12 — SERMÃO 015 — NOSSA PRECÁRIA CONDIÇÃO ANTES DE CRISTO VIR AO MUNDO

A VERDADEIRA CIRCUNCISÃO E O VERDADEIRO BATISMO

EFÉSIOS 2:13—18 — SERMÃO 016 — NOSSA NOVA CONDIÇÃO “EM CRISTO”

EFÉSIOS 2:19—22 — SERMÃO 017 — A IGREJA COMO CIDADÃOS, FAMÍLIA E TEMPLO

EFÉSIOS 3:1—7 — SERMÃO 018 — A REVELAÇÃO DO MISTÉRIO DE DEUS

EFÉSIOS 3:8—13 — SERMÃO 019 — PAULO COMO INSTRUMENTO DE DEUS

EFÉSIOS 3:1—13 — SERMÃO 020 — A RELEVÂNCIA DA IGREJA

EFÉSIOS 3:14—21 — SERMÃO 021 — A PATERNIDADE DE DEUS AO QUAL ORAMOS

EFÉSIOS 3:14—21 — SERMÃO 022 — A ORAÇÃO DE PAULO A FAVOR DOS EFÉSIOS

EFÉSIOS 3:14—21 — SERMÃO 023 — A GLÓRIA DEVIDA A DEUS

EFÉSIOS 4:1—3 — SERMÃO 024 — A UNIDADE DA IGREJA

EFÉSIOS 4:4—6 — SERMÃO 025 — A IGREJA É UNA PORQUE DEUS É UM

EFÉSIOS 4:7—10 — SERMÃO 026 — UNIDADE EM MEIO A DIVERSIDADE



EFÉSIOS 4:11 — SERMÃO 027 — OS DONS DE EDIFICAÇÃO DA IGREJA

Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário