quarta-feira, 24 de junho de 2015

EFÉSIOS - SERMÃO 017 – A IGREJA COMO CIDADÃOS, FAMÍLIA E TEMPLO - EFÉSIOS 2:19—22



Esse esboço de sermão é parte da série "Exposição da Epístola aos Efésios" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa exposição, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para outros estudos dessa série.
 '
EXPOSIÇÃO DA EPÍSTOLA DE PAULO AOS EFÉSIOS

Introdução.

A. Na mensagem anterior nós tivemos a oportunidade de ver como Jesus:

1. Derrubou a parede de separação que existia entre nós e Deus.

2. Derrubou a parede de separação que existia entre judeus e gentios.

3. Veio e trouxe as boas novas de paz com Deus e de paz entre os seres humanos.

B. O resultado direto dessas ações do Senhor Jesus pode ser visto em Efésios 2:19 onde lemos:Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus”.

C. Além de dizer que somos “concidadãos dos santos” e “família de Deus”, Paulo nos diz que agora somos também o Templo no qual Deus habita —

Efésios 2:20 – 22

20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular;

21 no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor,

22 no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.

D. Vamos analisar, um a um, esses aspectos gloriosos que nos dizem respeito e que têm a ver com os fatos de que agora nós:


1. SOMOS CIDADÃOS DO REINO DE DEUS

2. SOMOS MEMBROS DA FAMÍLIA DE DEUS

3. ESTAMOS SENDO EDIFICADOS EM SANTUÁRIO PARA A HABITAÇÃO DO PRÓPRIO DEUS


I. Somos Cidadãos do Reino de Deus – Efésios 2:19.

A. O Reino de Deus não é:

1. Um reino que possui jurisdição territorial como era o caso da teocracia que existia em Israel. Devido a seu escopo internacional e interracial não pode ser confundido com nenhum reino humano.

2. Um reino composto de algum tipo de estrutura religiosa ou espiritual. O reino de Deus não pode ser confundido com nenhuma denominação humana.

B. O Reino de Deus é:

1. O reinado soberano de Deus sobre os corações do Seu povo.

2. Os privilégios e as responsabilidades que estão implícitos no reinado mencionado no item acima.

3. Note bem que as expressões “estrangeiros e peregrinos” são contrastadas pela conjunção adversativa “mas” com a expressão “concidadãos”. 

C. Este contraste é feito para enfatizar nossa vida “sem eira nem beira” antes de Cristo com nossa nova condição, completamente estável, porque estamos “em Cristo”.



II. Somos Membros da Família de Deus – Efésios 2:19.

A. Não são todos os seres humanos filhos de Deus? A resposta a esta pergunta é: NÃO. Os seres humanos não são todos filhos de Deus nem de forma geral nem de forma exclusiva.

1. Sim, é verdade que Adão e Eva foram criados por Deus e pelo fato de sermos todos descendentes deste primeiro casal, os seres humanos de modo geral, são referidos como sendo “geração de Deus” —

Atos 17:28—29

28 Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.

29 Sendo, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem.

2. Mas isto não é suficiente para fazer de ninguém “filho de Deus” porque Adão e Eva receberam a graça de reproduzir, por eles mesmos, seres conforme sua própria imagem e semelhança —

Gênesis 5:1—3

1 Este é o livro da genealogia de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez;

2 homem e mulher os criou, e os abençoou, e lhes chamou pelo nome de Adão, no dia em que foram criados.

3  Viveu Adão cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e lhe chamou Sete.

3. Então como pode alguém se tornar em “filho de Deus”? Existe apenas uma maneira: Recebendo ou aceitando, através da fé, a pessoa do Senhor Jesus Cristo como Salvador e Senhor —

João 1:11—13

11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;

13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

B. Este é o motivo porque Paulo nos diz em —

Efésios 1:5

Que Deus nos predestinou para Ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo.

C. Sim, somos adotados como membros da família de Deus. Este é o motivo porque o apóstolo Paulo nos diz em Romanos 9:16 que: “Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia”.

D. Como membros da família de Deus, devemos usar o termo por excelência, que nos foi dado pelo próprio Senhor Jesus Cristo, e que é: irmãos —

Mateus 23:8

Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos.


III. Estamos Sendo Edificados em Santuário para a Habitação do Próprio Deus - Efésios 2:21—22.

A. A igreja de Deus que é constituída pelos cidadãos do reino dos céus e pelos membros da família de Deus é essencialmente uma comunidade constituída de pessoas. Não pode, portanto, ser confundida nem com um edifício nem com uma instituição.

B. Mesmo assim Paulo e outros autores do Novo Testamento insistem em referir-se à igreja, de forma metafórica, como sendo um Templo. Vamos entender o que Paulo está querendo dizer aqui.

C. Nosso parâmetro pode ser o Templo em Jerusalém. Quando Paulo escreveu a Epístola aos Efésios o Templo em Jerusalém — em suas duas versões — estava em existência por quase 1000 anos.

D. Deus não habitava pessoalmente no Templo como foi reconhecido pelo próprio construtor original, o rei Salomão —

1 Reis 8:27

Mas, de fato, habitaria Deus na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei.

E. Como símbolo representativo de que Deus habitava no meio do Seu povo, existia no Templo em Jerusalém, a presença de uma עָנָן — `anan — nuvem, na parte mais interior do santuário que era chamada de “santo dos santos ou lugar santíssimo”. Essa nuvem é referida por alguns como “shekinah”, mas essa expressão não aparece em nenhum lugar no texto hebraico. Portanto esqueça todas as bobagens que você já ouviu acerca da mesma. Não é nada bíblico. De qualquer maneira era essa nuvem que, pairando por sobre a arca da aliança no santo dos santos, representava a presença de Deus nos meio do Seu povo.

F. Note como as palavras de João fazem perfeito sentido quando diz:

João 1:14

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

G. Jesus além de abolir “a lei dos mandamentos em forma de ordenanças” — Efésios 2:15 — aboliu também a própria necessidade que o Templo em Jerusalém tinha de existir.

H. O povo do reino de Deus ou a família de Deus é constituído de pessoas de todas as tribos, línguas, raças e nações. É, portanto, internacional e mundial. Como reunir todos os adoradores do Deus verdadeiro em um mesmo lugar? Não é possível deste lado da eternidade. Esse é o motivo porque os verdadeiros adoradores adoram o Pai em Espírito e em verdade independente do local em que se encontram — ver João 4:23—24.

I. Mas da mesma maneira que existia um Templo na Antiga Aliança, também existe um Templo na Nova Aliança. Vamos examiná-lo agora:

A. O Fundamento – Efésios 2:20.   

1. O fundamento ou os alicerces deste Templo da Nova Aliança é constituído pelos ensinamentos dos apóstolos e dos profetas. Não existe aqui nenhuma referência aos ofícios de profetas e apóstolos. Paulo está se referindo ao fato destes homens serem:

a. Pessoas inspiradas.

b. Instrumentos por meio dos quais fluiu a revelação divina.

c. Portadores da autoridade divina.

2. Os ensinamentos destes apóstolos e profetas vieram por meio de revelação divina —

Efésios 3:5

O qual, em outras gerações, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como, agora, foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas, no Espírito,

3. Isto tudo para dizer que a igreja está edificada sobre as Escrituras do Novo Testamento. Como tal as Escrituras do Novo Testamento são invioláveis e não podem:

a. Ser mudadas.

b. Nada pode ser acrescentado, nem subtraído, nem alterado.

4. A manutenção da igreja depende da sua lealdade para com as Escrituras Sagradas.

B. A Pedra Angular — Efésios 2:20.

1. Em segundo lugar Paulo menciona a “pedra angular” que é o próprio Senhor Jesus Cristo.

2. A pedra angular era uma pedra de esquina que ajudava a manter a construção estável e alinhada.

3. O mesmo é verdade com relação a Cristo e à igreja: tanto a unidade quanto o crescimento da igreja dependem da pessoa do Senhor Jesus. Se a igreja não se mantiver solidamente apoiada em Jesus corre o risco de se desintegrar ou de crescer de maneira desequilibrada.

C. As Pedras Usadas na Construção — Efésios 2:22.

As pedras individuais usadas na construção deste Templo são os crentes no Senhor Jesus. Cada um de nós é uma pedra eleita e preciosa pelo construtor para fazer parte deste edifício espiritual – ver de maneira especial —

1 Pedro 2:4—10

4 Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,

5 também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.

6 Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.

7 Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular

8 e: Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos.

9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

10 vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.

D. Por que Este Templo Está Sendo Construído? — Efésios 2:21.

1. O propósito da construção deste Templo é o mesmo daquele que existia na Antiga Aliança, mas com uma diferença fundamental.


2. O Templo em Jerusalém servia como um indicativo da presença de Deus no meio do Seu povo através da nuvem da glória de Deus.

3. No Novo Testamento somos claramente ensinados que:

Atos 7:48—49

Entretanto, não habita o Altíssimo em casas feitas por mãos humanas; como diz o profeta: O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis, diz o Senhor, ou qual é o lugar do meu repouso?

Atos 17:24

O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas.

D. Assim somos ensinados que Deus não habita em nenhum santuário terrestre. Então onde Ele habita? Deus habita entre seu povo, os cidadãos do reino dos céus, entre aqueles que pertencem à Sua família; entre aqueles que estão sendo edificados sobre o alicerce do Novo Testamento do qual Jesus Cristo mesmo é a pedra angular.

Isaías 57:15

Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.

E. Mas, mais do que isto, Deus habita dentro de cada crente individualmente e dentro de todos os crentes coletivamente através da pessoa do Espírito Santo — Efésios 2:22.

1 Coríntios 3:16.

Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

1 Coríntios 6:19.

Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

Conclusão:

A. Já falamos do Templo em Jerusalém. Como era magnífico e ricamente decorado. Como o mesmo estava situado em uma plataforma elevada no ponto mais alto da cidade de Jerusalém.

B. Em Éfeso também existia um grande e magnífico templo construído inteiramente de mármore translúcido e dedicado à honra da deusa da fertilidade chamada de Ártemis pelos gregos e de Diana pelos romanos. Este templo de Diana em Éfeso era considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo  

C. Ambos estes templos eram gloriosas e magníficas construções, mas em nenhum dos dois seria possível encontrar o Deus Vivo e Verdadeiro.  

D. O Deus Vivo e Verdadeiro habita entre Seu povo e dentro do Seu povo através do Espírito Santo.

E. Pense por alguns instantes nas tremendas implicações dessa verdade: O Deus Vivo e verdadeiro habita entre nós e dentro de cada um de nós que cremos em Jesus Cristo.

F. Diante desta realidade, nós precisamos: Nos conscientizar das falhas da igreja, e sentirmos a gravidade da ofensa que estas falhas fazem tanto ao Senhor Jesus como ao mundo ao nosso redor. Essa ofensa é representada por este verdadeiro abismo de credibilidade que existe entre aquilo que falamos e aquilo que fazemos. Precisamos nos arrepender profundamente dessa nossa atitude, tão comum, de querer justificar nossos erros. Precisamos também tomar uma decisão firme no sentido de fazermos algo de concreto com relação a este estado de coisas. Creio que não existe maior urgência do que esta no seio da igreja. Para a honra de Cristo e para o bem da expansão do evangelho precisamos, de maneira urgente, assumir nossa verdadeira condição de uma nova e unificada humanidade em Cristo Jesus; assumir o fato de que Deus quer que sejamos uma verdadeira comunidade, uma família de irmãos e irmãs reconciliados com Deus e uns com os outros. De pessoas que amam realmente o Pai celestial e que amam de forma desinteressada e incondicional uns aos outros.

G. Somente quando agirmos desta maneira o mundo irá compreender que Jesus é o verdadeiro pacificador, e glória e honra serão tributados exclusivamente ao Deus trino: Pai, Filho e Espírito Santo o qual é bendito eternamente.

Amém

OUTRAS MENSAGENS DA SÉRIE NA EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS

ALGUNS ASPECTOS DAS INSONDÁVEIS RIQUEZAS DE CRISTO COMO APRESENTADAS EM EFÉSIOS

EFÉSIOS 1:1—2 — SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO À EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS

EFÉSIOS 1:3—14 — SERMÃO 002 — TODA SORTE DE BÊNÇÃO ESPIRITUAL

EFÉSIOS 1:4—6 — SERMÃO 003 —A BÊNÇÃO DA NOSSA ELEIÇÃO POR DEUS

EFÉSIOS 1:7—8 — SERMÃO 004 —A BÊNÇÃO DA NOSSA REDENÇÃO

EFÉSIOS 1:9—10 — SERMÃO 005 —A BÊNÇÃO DA UNIFICAÇÃO DE TODAS AS COISAS EM CRISTO

EFÉSIOS 1:11—14 — SERMÃO 006 — A BÊNÇÃO DE DEUS EM PERSPECTIVA

EFÉSIOS 1:15—16— SERMÃO OO7 — A IMPORTÂNCIA DA FÉ E DO AMOR

EFÉSIOS 1:16—17 — SERMÃO OO8 — A IMPORTÂNCIA DO ESPÍRITO SANTO EM NOSSAS VIDAS

EFÉSIOS 1:18—21 — SERMÃO OO9 — A ESPERANÇA DO SEU CHAMAMENTO EM NOSSAS VIDAS

EFÉSIOS 1:18—21 — SERMÃO O10 — A RIQUEZA DA GLÓRIA DA SUA HERANÇA NOS SANTOS

EFÉSIOS 1:18—21 — SERMÃO O11 — A SUPREMA RIQUEZA DO SEU PODER

EFÉSIOS 1:22—23 — SERMÃO O12 — A IGREJA E CRISTO COMO PLENITUDE

EFÉSIOS 2:1—3 — SERMÃO O13 — A CONDIÇÃO DO SER HUMANO SEM DEUS

EFÉSIOS 2:4—10 — SERMÃO 014 — A CONDIÇÃO HUMANA  PELA GRAÇA DE DEUS

O QUE DEUS FEZ POR NÓS — SALVAÇÃO

PARA O QUE DEUS NOS SALVOU?

EFÉSIOS 2:11—12 — SERMÃO 015 — NOSSA PRECÁRIA CONDIÇÃO ANTES DE CRISTO VIR AO MUNDO

A VERDADEIRA CIRCUNCISÃO E O VERDADEIRO BATISMO

EFÉSIOS 2:13—18 — SERMÃO 016 — NOSSA NOVA CONDIÇÃO “EM CRISTO”

EFÉSIOS 2:19—22 — SERMÃO 017 — A IGREJA COMO CIDADÃOS, FAMÍLIA E TEMPLO

EFÉSIOS 3:1—7 — SERMÃO 018 — A REVELAÇÃO DO MISTÉRIO DE DEUS

EFÉSIOS 3:8—13 — SERMÃO 019 — PAULO COMO INSTRUMENTO DE DEUS

EFÉSIOS 3:1—13 — SERMÃO 020 — A RELEVÂNCIA DA IGREJA

EFÉSIOS 3:14—21 — SERMÃO 021 — A PATERNIDADE DE DEUS AO QUAL ORAMOS

EFÉSIOS 3:14—21 — SERMÃO 022 — A ORAÇÃO DE PAULO A FAVOR DOS EFÉSIOS

EFÉSIOS 3:14—21 — SERMÃO 023 — A GLÓRIA DEVIDA A DEUS

EFÉSIOS 4:1—3 — SERMÃO 024 — A UNIDADE DA IGREJA

EFÉSIOS 4:4—6 — SERMÃO 025 — A IGREJA É UNA PORQUE DEUS É UM

EFÉSIOS 4:7—10 — SERMÃO 026 — UNIDADE EM MEIO A DIVERSIDADE

EFÉSIOS 4:11 — SERMÃO 027 — OS DONS DE EDIFICAÇÃO DA IGREJA

Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário