quarta-feira, 9 de julho de 2014

JOSÉ COMO TIPO DE CRISTO - GÊNESIS 17:15-17 - ESTUDOS 017 E 018 - JOSÉ SE TORNA UM VIAJANTE ERRANTE NOS CAMPOS E CAMPINAS DA PALESTINA



Essa é uma série cujo propósito é estudar, com profundidade, a vida de José como um Tipo do Senhor Jesus Cristo. No final de cada estudo você irá encontrar links para outros estudos. A Série tem o título Geral de: José como Tipo de Cristo.

José Como Tipo de Cristo — Estudos 017 e 018

17. José Se Torna um Viajante Errante Nos Campos e Campinas da Palestina.

Gênesis 37:15—16

E um homem encontrou a José, que andava errante pelo campo, e lhe perguntou: Que procuras? Respondeu: Procuro meus irmãos; dize-me: Onde apascentam eles o rebanho? —

Quando Jesus interpretou para os discípulos a parábola do joio – ver Mateus 13:24—30 — Ele lhes disse que: o campo é o mundo — Mateus 13:38. Assim como aconteceu com José, também Jesus, o filho amado de Seu pai — ver Efésios 1:6 — também se tronou um peregrino errante, sem ter sequer uma pedra que pudesse lhe servir de travesseiro – ver Lucas 9:58.
Jesus era um perfeito estranho nesse mundo perdido. Note as tocantes palavras do apóstolo João, que tantas vezes deixamos passar sem nos dar conta da profundidade das mesmas, quando diz:

João 7:53—8:1

53 E cada um foi para sua casa.

1 Jesus, entretanto, foi para o monte das Oliveiras.

Todos aqueles homens com os quais Jesus estava discutindo antes tinham suas próprias casas para onde se dirigiram, mas o Senhor Jesus era um peregrino errante, que costumava dormir no relento, protegido apenas pelas árvores dos bosques do monte das Oliveiras. Enquanto os outros iam para seus lares, Jesus precisava se retirar para as frias encostas dos montes ao redor de Jerusalém. Que possamos nos quebrantar em completa humildade e submissão diante desse que, sendo Deus, abriu mão de tudo par amor das nossas almas perdidas. Como diz o apóstolo Paulo, nunca devemos nos esquecer que:

2 Coríntios 8:9 na NTLH

Porque vocês já conhecem o grande amor do nosso Senhor Jesus Cristo: ele era rico, mas, por amor a vocês, ele se tornou pobre a fim de que vocês se tornassem ricos por meio da pobreza dele.

18. José Procura Seus irmãos Até Encontrá-los.

Gênesis 37:17

Disse-lhe o homem: Foram-se daqui, pois ouvi-os dizer: Vamos a Dotã. Então, seguiu José atrás dos irmãos e os achou em Dotã.

Quando José chegou a Siquém, descobriu que seus irmãos não estavam mais ali, eles tinha partido. José poderia ter usado esse fato como uma desculpa aceitável para retornar para seu lar e seu amado pai, se não estivesse completamente comprometido com a missão que lhe havia sido confiada. As circunstâncias lhe oferecem a perfeita oportunidade para virar as costas e retornar para seu lar. Mas José não tem nenhuma idéia de voltar para trás. Ele nem pensa em abandonar a missão que seu pai lhe confiou.

O mesmo é verdadeiro acerca daquele de quem José é um tipo. Do princípio ao fim de sua missão nós vamos encontrar Jesus disposto a fazer a vontade de Seu Pai, e buscar e salvar as ovelhas perdidas onde quer que elas pudessem ser encontradas, enfrentando todo tipo de dificuldades. Nada existia que fosse capaz de fazê-lo desistir da missão que o Pai lhe havia confiado. Nenhum perigo, ameaça, falta de apreciação pelo que estava fazendo, nem críticas injustas e mentirosas eram capazes de tirar a coragem que tinha e que o impulsionavam sempre em direção ao alvo, que era qual? Morrer a mais infame das mortes a nosso favor para que nós tenhamos a vida eterna ao lado do Pai no paraíso de Deus. Nenhum tipo de desprezo ou rejeição da parte do seres humanos

Isaías 53:3

Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.

ou o fato de sua própria família pensar que Ele estava louco

Marcos 3:20—21

20 Então, ele foi para casa. Não obstante, a multidão afluiu de novo, de tal modo que nem podiam comer.

21 E, quando os parentes de Jesus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si.

nem mesmo o clamor de Pedro:

Mateus 16:22

“tem compaixão de Ti”

eram suficientes para impedi-lo de buscar satisfazer a vontade de seu Pai. Algumas leituras do Evangelho de João ilustram bem o firme desígnio de Jesus nesse sentido:

João 4:34

Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.

João 5:30

Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou.

João 6:38

Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou.

João 6:39

E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia.

João 6:40

De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.

Uma palavra lhe havia sido dada por Seu Pai e Jesus não descansaria enquanto não pudesse dizer: Τετέλεσται Tetélestai – Está Consumado — ver João 19:30.

Seguiu José atrás dos seus irmãos — essas palavras resumem, de forma perfeita, a narrativa que encontramos nos quatro evangelhos. O Messias veio a esse mundo e caminhou por três anos pelas poeirentas estradas da Palestina com um único objetivo: procurar e salvar as ovelhas perdidas da casa de Israel:

Mateus 15:24

Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.

Lucas 19:10

Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.

Quando Cristo entrou na Sinagoga em Nazaré e leu o rolo do profeta Isaías, Seu único propósito era cumprir a Vontade de Seu Pai e libertar seus irmãos da terrível escravidão em que se encontravam

Lucas 4:16—21

16 Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.

17 Então, lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito:

18 O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,

19 e apregoar o ano aceitável do Senhor.

20 Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele.

21 Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir.

Muitas vezes Jesus caminhou pelas margens do Mar da Galiléia acompanhado de grandes multidões ensinando as mesmas, pois eram como ovelhas sem pastor — ver Marcos 6:34; Mateus 14:14. Cristo também esteve em Samaria. Por que? Porque alguns de seus irmãos perdidos estavam ali — Lucas 17:11; João 4:4. Quanto mais lemos acerca de Jesus, mais evidente fica o personagem Jose do Antigo Testamento como um tipo do Senhor. E assim, essa realidade persiste até o dia de hoje: de modo contínuo e incansável o Senhor Jesus continua a nos procurar até nos encontrar. Por quantos anos o Seu amor eterno te seguiu através das montanhas da tua incredulidade? Dos abismos do pecado e dos profundos vales do teu coração endurecido? Mas nem por um instante ele desistiu de você, até que, finalmente te alcançou. E Ele ainda continua a buscar outros, de modo amoroso, intenso, incansável até que se cumpram, por completo, Suas palavras ditas em

João 10:16

Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor.

E os achou em DotãA expressão hebraica דֹתָן Dotan — procede, de acordo com o dicionário de hebraico e aramaico bíblico de Strong, de uma derivação incerta. Ao que parece a expressão está vinculada à ideia de “dois poços” que eram bem característicos daquele local. A cidade de Dotã foi, em tempos posteriores, o local onde habitou o profeta Eliseu — ver 2 Reis 6:12—13. A cidade de Dotã estava localizada a 19 quilometros ao norte de Samaria, que era capital do reino dos judeus localizado no norte do país e chamado de “reino de Israel”.

Alguns intérpretes imaginam que os dois poços são representativos das ideias contidas nas palavras “Lei e Costumes”. Partindo dessa compreensão, muito particular, diga-se de passagem, esses intérpretes alegam que foi exatamente nessas condições que Jesus encontrou seus irmãos: habitando sob a escravidão da Lei e escravos de um mero formalismo religioso. O apoio bíblico para esse entendimento é retirado, principalmente de:

Isaías 28:9—13 — Onde lemos que o desprezo aos mandamentos do Senhor transforma-os em um fardo pesado demais para ser carregado.

9 A quem, pois, se ensinaria o conhecimento? E a quem se daria a entender o que se ouviu? Acaso, aos desmamados e aos que foram afastados dos seios maternos?

10 Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali.

11 Pelo que por lábios gaguejantes e por língua estranha falará o SENHOR a este povo,

12 ao qual ele disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; mas não quiseram ouvir.

13 Assim, pois, a palavra do SENHOR lhes será preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali; para que vão, e caiam para trás, e se quebrantem, se enlacem, e sejam presos.

Comparar, essa situação com a do Novo Testamento em

1 João 5:3

Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos.

Marcos 7:6—9 — Onde Jesus condena duramente os fariseus por “jeitosamente” colocarem de lado os mandamentos de Deus para seguirem suas próprias invencionices.

6 Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.

7 E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.

8 Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens.

9 E disse-lhes ainda: Jeitosamente rejeitais o preceito de Deus para guardardes a vossa própria tradição.

Infelizmente, meus caros irmãos e irmãs essa é exatamente a mesma situação em que muitos de nós nos encontramos hoje: para alguns seguir a Cristo é um verdadeiro fardo, impossível de ser carregado. Existem tantas “oportunidades lá fora! Já para outros, estamos sempre inventando formas de contornar o que sabemos ser a vontade do Senhor para satisfazer nossos próprios desejos.

OUTROS ESTUDOS ACERCA DE JOSÉ COMO TIPO DE CRISTO

Estudo 001 — José como Tipo De Cristo — Introdução

Estudo 002 — José como Tipo De Cristo — A Infância de José

Estudo 003 — José como Tipo De Cristo — Os Irmãos e Os Nomes de José

Estudo 004 — José como Tipo De Cristo — José Como Pastor dos Seus Irmãos

Estudo 005 — José com Tipo De Cristo — José Como o Filho Amado de Seu Pai

Estudo 006 — José com Tipo De Cristo — Jesus, o Filho e Deus Pai

Estudo 007 — José com Tipo De Cristo — José e a Túnica Talar de Distinção
Estudo 008 — José com Tipo De Cristo — O Ódio que os Irmãos de José Tinham Dele

Estudo 009 — José com Tipo De Cristo — José era Odiado por Causa de Suas Palavras

Estudo 010 — José com Tipo De Cristo — José Estava Destinado a Um Futuro Extraordinário

Estudo 011 — José com Tipo De Cristo — José Antecipa Sua Glória Futura

Estudos 012 e 013 — José como Tipo de Cristo — José Sofre nas Mãos de Seus Irmãos e Vai a Busca Deles a Pedido de Jacó

Estudos 014 e 015 — José como Tipo de Cristo — José Busca Fazer o Bem a Seus Irmãos, e É Enviado De Hebrom Para a Região de Siquém

Estudo 016 — José como Tipo de Cristo — José Vai Até a Região de Siquém

Estudos 017 e 018 — José como Tipo de Cristo — José se Torna um Viajante Errante Nos Campos e Campinas da Palestina

Estudos 019 — José como Tipo de Cristo — A Conspiração contra José

Estudos 020 — José como Tipo de Cristo — As palavras de José são Desacreditadas

Estudos 021 e 022 — José como Tipo de Cristo — José é Insultado e Humilhado e José é Lançado num Poço

Estudos 023 e 024 — José como Tipo de Cristo — José é Retirado Vivo do Poço e Os Irmãos de José Misturam Ódio com Hipocrisia

Estudos 025 e 026A — José como Tipo de Cristo — José é Vendido por Seus Irmãos e o Sangue de José é Derramado

Estudos 026B — José como Tipo de Cristo — O Futuro de Israel Profetizado em Gênesis 38

Estudos 027 e 028 — José se Torna um Servo — Jose se Torna Próspero

Estudos 029 — O Senhor de José Estava Muito Feliz com Ele

Estudos 030 — José Como Servo Foi Uma Bênção Para os Outros

Estudos 031 — José Era Uma  Pessoa Consagrada aos Outros

Estudos 032 — José Foi Duramente Tentado, Mas Resistiu à Tentação

Estudos 033 — José Foi Acusado Falsamente

Estudos 034 — José Não Tentou Se Defender das Falsas Acusações

Estudos 035 — José Sofreu nas Mãos dos Gentios

Estudo 036 e 37 — José Ganha o Reconhecimento do Carcereiro e José Foi Numerado com outros Transgressores.

Estudo 038 — José Como Instrumento de Bênção e de Condenação.


Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário