quarta-feira, 10 de setembro de 2014

JOSÉ COMO TIPO DE CRISTO -GÊNESIS 37:19-20 - ESTUDO 020 - AS PALAVRAS DE JOSÉ E DO SENHOR JESUS SÃO DESACREDITADAS



Essa é uma série cujo propósito é estudar, com profundidade, a vida de José como um Tipo do Senhor Jesus Cristo. No final de cada estudo você irá encontrar links para outros estudos. A Série tem o título Geral de: José como Tipo de Cristo.

José Como Tipo de Cristo — Estudo 020

Gênesis 37:19—20

E dizia um ao outro: Vem lá o tal sonhador! Vinde, pois, agora, matemo-lo e lancemo-lo numa destas cisternas; e diremos: Um animal selvagem o comeu; e vejamos em que lhe darão os sonhos.

Os pronunciamentos proféticos feitos no passado por José foram recebidos como sonhos vadios. Seus irmãos não apenas não acreditavam nos sonhos de José, como nutriam profundo ódio pelo irmão mais moço, por causa das coisas que lhes falava. A atitude de descrença de seus irmãos se manifesta, de forma bem clara, na proposta imoral que fazem entre si: Vinde, pois, agora, matemo-lo e lancemo-lo numa destas cisternas. Com isso eles imaginavam que dariam um fim tanto ao sonhador como aos seus intrigantes sonhos, pois diziam entre si: vejamos em que lhe darão os sonhos.
A mesma situação foi experimentada pelo Senhor Jesus Cristo. Depois de ter sido crucificado na cruz, os que estavam presentes ali, diziam:

Marcos 15:29— 32

Os que iam passando, blasfemavam dele, meneando a cabeça e dizendo: Ah! Tu que destróis o santuário e, em três dias, o reedificas! Salva-te a ti mesmo, descendo da cruz! De igual modo, os principais sacerdotes com os escribas, escarnecendo, entre si diziam: Salvou os outros, a si mesmo não pode salvar-se; desça agora da cruz o Cristo, o rei de Israel, para que vejamos e creiamos. Também os que com ele foram crucificados o insultavam.

Todas essas frases que repetiam os ensinamentos de Jesus são uma prova concreta da incredulidade daquelas pessoas — passantes, principais sacerdotes, escribas — da mesma forma como as palavras dos irmãos de José testificam acerca da incredulidade deles com respeito as palavras do irmão mais novo.

Como os irmãos de José a liderança judaica — política e religiosa — não acreditava nas palavras de Jesus. Os ensinamentos do Senhor não passavam de “sonhos vazios”. Assim também eram consideradas as palavras de José. Logo depois do sepultamento de Jesus, a liderança judaica procurou o governador Pilatos com o seguinte pedido:

Mateus 27:62—66

No dia seguinte, que é o dia depois da preparação, reuniram-se os principais sacerdotes e os fariseus e, dirigindo-se a Pilatos, disseram-lhe: Senhor, lembramo-nos de que aquele embusteiro, enquanto vivia, disse: Depois de três dias ressuscitarei. Ordena, pois, que o sepulcro seja guardado com segurança até ao terceiro dia, para não suceder que, vindo os discípulos, o roubem e depois digam ao povo: Ressuscitou dos mortos; e será o último embuste pior que o primeiro. Disse-lhes Pilatos: Aí tendes uma escolta; ide e guardai o sepulcro como bem vos parecer. Indo eles, montaram guarda ao sepulcro, selando a pedra e deixando ali a escolta.

Não temos dúvida que a liderança judaica, depois de selar o sepulcro e deixar a escolta ali estava pensando as exatas palavras dos irmãos de José quando disseram: “vejamos em que lhe darão os sonhos”.

O que você acham? Existe alguma diferença entre os dias de Cristo e os nossos próprios dias? De que maneira a Palavra de Deus, bem como o testemunho dos crentes fiéis são tratada nos dias de hoje? Pelos incrédulos? Por aqueles que se dizem crentes? Quando ouvem as palavras de Deus, estão realmente, dando ouvidos para a mesma? Os que se dizem crentes estão glorificando o nome de Deus através da adoção da verdade em suas vidas, de modo prático? Eles agem de forma tal que fazem uma confissão inequívoca que Deus e Sua Palavra são verdadeiros? Será que acreditam nas palavras do próprio Senhor quando disse:

João 3:18

Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

Será que essas pessoas — incrédulas e frequentadoras de igrejas apenas — têm noção de que, agora mesmo, estão sob a ira de Deus — ver João 3:36? É importante entendermos que ninguém precisa esperar pelo Dia do Juízo Final, pelo dia do Tribunal do Grande Trono Branco para serem julgados e condenados. Não! Se você ouve as Palavras do próprio Deus e recusa acreditar nelas, você já está irremediavelmente condenado hoje, agora mesmo. Não tenha nenhuma ilusão acerca disso. Palavras graves e solenes são essas. E existe apenas um modo de evitar o desastre em tua própria vida. Havia somente uma saída para Noé e as pessoas dos seus dias escaparem do juízo divino que viria sobre toda a Terra em forma de um dilúvio. O escape era entrar na arca. E quantos fizeram isso? Apenas Noé e mais sete pessoas. Assim, não se espantem quando notarem como são poucos os que, de fato, acertam com a porta estreita e o caminho apertado —

Mateus 7:13—14

13 Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;

14 E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

Existe apenas uma maneira de qualquer pessoa escapar ao julgamento e à condenação de Deus, e essa forma é buscar refúgio junto ao Salvador Jesus, que sofreu a condenação e o recebeu em seu próprio corpo o justo castigo que todos os nossos pecados mereciam —

1 Pedro 3:18

Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito.

Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito.

Você, meu caro leitor e ainda incrédulo, se crês, de fato nessas palavras vindas daquele que não pode mentir —

Tito 1:2

Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos,
não adie teu encontro com Jesus nem mais um instante. Não arrisque procrastinar nem um minuto a mais sequer. Lança-te agora mesmo aos pés do salvador, como você está, como um pobre, necessitado e culpado pecador e receba-O como teu Senhor e Salvador pessoal conforme estas palavras: .

Romanos 10:9
Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

OUTROS ESTUDOS ACERCA DE JOSÉ COMO TIPO DE CRISTO

Estudo 001 — José como Tipo De Cristo — Introdução

Estudo 002 — José como Tipo De Cristo — A Infância de José

Estudo 003 — José como Tipo De Cristo — Os Irmãos e Os Nomes de José

Estudo 004 — José como Tipo De Cristo — José Como Pastor dos Seus Irmãos

Estudo 005 — José com Tipo De Cristo — José Como o Filho Amado de Seu Pai

Estudo 006 — José com Tipo De Cristo — Jesus, o Filho e Deus Pai

Estudo 007 — José com Tipo De Cristo — José e a Túnica Talar de Distinção
Estudo 008 — José com Tipo De Cristo — O Ódio que os Irmãos de José Tinham Dele

Estudo 009 — José com Tipo De Cristo — José era Odiado por Causa de Suas Palavras

Estudo 010 — José com Tipo De Cristo — José Estava Destinado a Um Futuro Extraordinário

Estudo 011 — José com Tipo De Cristo — José Antecipa Sua Glória Futura

Estudos 012 e 013 — José como Tipo de Cristo — José Sofre nas Mãos de Seus Irmãos e Vai a Busca Deles a Pedido de Jacó

Estudos 014 e 015 — José como Tipo de Cristo — José Busca Fazer o Bem a Seus Irmãos, e É Enviado De Hebrom Para a Região de Siquém

Estudo 016 — José como Tipo de Cristo — José Vai Até a Região de Siquém

Estudos 017 e 018 — José como Tipo de Cristo — José se Torna um Viajante Errante Nos Campos e Campinas da Palestina

Estudos 019 — José como Tipo de Cristo — A Conspiração contra José

Estudos 020 — José como Tipo de Cristo — As palavras de José são Desacreditadas

Estudos 021 e 022 — José como Tipo de Cristo — José é Insultado e Humilhado e José é Lançado num Poço

Estudos 023 e 024 — José como Tipo de Cristo — José é Retirado Vivo do Poço e Os Irmãos de José Misturam Ódio com Hipocrisia

Estudos 025 e 026A — José como Tipo de Cristo — José é Vendido por Seus Irmãos e o Sangue de José é Derramado

Estudos 026B — José como Tipo de Cristo — O Futuro de Israel Profetizado em Gênesis 38

Estudos 027 e 028 — José se Torna um Servo — Jose se Torna Próspero

Estudos 029 — O Senhor de José Estava Muito Feliz com Ele

Estudos 030 — José Como Servo Foi Uma Bênção Para os Outros

Estudos 031 — José Era Uma  Pessoa Consagrada aos Outros

Estudos 032 — José Foi Duramente Tentado, Mas Resistiu à Tentação

Estudos 033 — José Foi Acusado Falsamente

Estudos 034 — José Não Tentou Se Defender das Falsas Acusações

Estudos 035 — José Sofreu nas Mãos dos Gentios

Estudo 036 e 37 — José Ganha o Reconhecimento do Carcereiro e José Foi Numerado com outros Transgressores.

Estudo 038 — José Como Instrumento de Bênção e de Condenação.


Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário