terça-feira, 1 de janeiro de 2013

A INACREDITÁVEL ENGENHARIA DAS ABELHAS


Resultado de imagem para engenharia das abelhas

A estrutura do favo de mel é algo que tem fascinado cientistas e leigos através dos séculos. Já no terceiro século d.C. o astrônomo e geômetra Pappus de Alexandria — viveu entre c. 290 — c. 350 — foi o primeiro a oferecer uma explicação porque o faço de mel era composto de elementos hexagonais.

Capa do Livro escrito por Pappus de Alexandria

Na compreensão de Pappus apenas três formas poderiam servir como elementos para a montagem do favo de mel: o triângulo, o quadrado e o hexágono. Todas as outras formas deixariam vãos perdidos entre um elemento e o próximo.

Todavia, Pappus observou que a forma hexagonal tinha vantagens adicionais sobre as outras duas representadas pelo triângulo e pelo quadrado:

·       A primeira coisa que ele notou é que o hexágono é capa de conter mais mel do que qualquer uma das outras duas formas.

·       Em segundo lugar Pappus observou também que as abelhas usavam menos cera para construir a forma hexagonal e que, além disso, o aproveitamento da cera era ampliado na construção daquela forma.

Favo de mel

Mas foi somente com o desenvolvimento do cálculo moderno que os cientistas passaram a entender e a apreciar tanto a forma hexagonal quanto a tampa que veda o hexágono. Cada tubo hexagonal é selado por um paralelogramo composto de três losangos com lados cujas medidas são idênticas e em alguns casos não se observa nenhum anglo reto nos mesmos.

HONEYCOMB PRISM OPAL 1.70 CT WELO
Prisma do favo de mel

Essa construção exige a aplicação de conceitos matemáticos complexos, por essa forma é a que exige o menor uso de cera possível para sua construção.

A forma hexagonal permite, acima disso tudo que já falamos, a construção do favo sem desperdiçar um único milímetro de espaço.

Os cientistas modernos que aceitam as possibilidades da Teoria da Evolução costumam falar do modelo do favo de mel como uma gigantesca conquista das próprias abelhas.

Todavia, uma dedução mais apropriada do que essa se faz necessária. Tal dedução é até mesmo óbvia: o prisma de dez faces que lacra cada um dos tubos hexagonais, bem como esses próprios tubos são, na realidade, um magnífico testemunho do supremo conhecimento matemático do Deus Criador. Como diria o escriba bíblico:

Deuteronômio 3:24 

Ó SENHOR Deus! Passaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza e a tua poderosa mão; porque que deus há, nos céus ou na terra, que possa fazer segundo as tuas obras, segundo os teus poderosos feitos?

Salmos 86:8

Não há entre os deuses semelhante a ti, Senhor; e nada existe que se compare às tuas obras.

Salmos 90:16

Aos teus servos apareçam as tuas obras, e a seus filhos, a tua glória.

Salmos 92:5

Quão grandes, SENHOR, são as tuas obras! Os teus pensamentos, que profundos!

Salmos 104:13

Do alto de tua morada, regas os montes; a terra farta-se do fruto de tuas obras.

Salmos 104:24

Que variedade, SENHOR, nas tuas obras! Todas com sabedoria as fizeste; cheia está a terra das tuas riquezas.

Salmos 139:14

Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem;

Salmos 145:4

Uma geração louvará a outra geração as tuas obras e anunciará os teus poderosos feitos.

Salmos 145:10

Todas as tuas obras te renderão graças, SENHOR; e os teus santos te bendirão.

ARTIGOS QUE FALAM DA CRIAÇÃO DE DEUS
















Que Deus Abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário