quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O CAMARÃO MANTIS: UMA MARAVILHA DA NATUREZA CRIADA POR DEUS





O camarão mantis é conhecido em português com “tamarutaca”. Trata-se de poderoso crustáceo predador, que é marcante pelo seu pequeno porte e força, realmente, descomunal.

Como diz o Salmista em Salmos 104:25:

Eis o mar vasto, imenso, no qual se movem seres sem conta, animais pequenos e grandes. 

Um desses animais é o camarão mantis. Apesar de ser parente direto dos outros camarões, o mantis possui uma característica exclusiva e altamente especializada.

No mar aberto o mantis é capaz de arrebentar carapaças de caranguejos, de caracóis, de lagostins e até mesmo pedras que se encontrem em seu caminho.

Esse pequenino animal possui um antebraço que é capaz de se mover à inacreditável velocidade de 80 kilometros por hora. Tal força é capaz de criar enorme força de vácuo bem com um verdadeiro flash de luz ao chocar-se com outro objeto.

O mantis não é recomendado para aquários domésticos já que possui força suficiente para arrebentar com o vidro do mesmo. Para conseguir quebrar o vidro de um aquário o mantis precisa gerar o equivalente a mais de 400 mil watts de força/por cada quilo de músculo. Algo que nenhum ser vivo do planeta é capaz de fazer. O camarão mantis, todavia, consegue essa proeza, praticamente impossível, apenas acumulando a energia gerada por seus próprios músculos. Primeiro ele trava o ante-braço numa determinada posição e começa a contrair os músculos que vão acumulando a energia. Essa energia acumulada seria capaz de ferir o próprio animal se não estivesse embutida nele um sistema de “mola”, muito inteligente. Algo como, somente poderia ser criado por Deus mesmo e nunca “evoluído”. Essa “mola” pode acumular enormes quantidades de energia, sem se quebrar ao ser comprimida. Quando o camarão está pronto para atacar, tudo o que precisa fazer é liberar a mola ou como diríamos em bom português: soltar o braço!

O antebraço do camarão mantis é uma unidade a serviços do animal que funciona de modo muito especializado, com cada uma de suas diversas partes cooperando para o todo. Quando vemos o pequenino animal em ação — ver vídeo abaixo — não temos alternativa senão curvar nossas frontes e louvar o criador. Um animal assim jamais poderia ser fruto da evolução darwiniana. 

Veja o pequenino mantis em ação no vídeo abaixo:




OUTROS ARTIGOS QUE CONTAM AS MARAVILHAS DA CRIAÇÃO



























Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

 PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário