sexta-feira, 27 de novembro de 2015

JESUS E AS MULHERES - SERMÃO 007 – JESUS E A MULHER SAMARITANA — PARTE 4



Jesus e as mulheres é um tema importante dentro do contexto do Novo Testamento. As denominações históricas aos poucos vão se libertando de seus próprios preconceitos, ao passo que nas denominações evangélicas, em muitos casos, os homens abriram mão completamente de suas responsabilidades a favor das mulheres, o que tem proporcionado uma verdadeira inundação de bobagens sem fim. Nossa série de estudos procura entender o papel da mulher como visto e como foram tratadas pelo Senhor Jesus. Para isso convidamos todos os leitores a fazerem uma análise desapaixonada do material da mesma.

JESUS E AS MULHERES
SERMÃO 007 – JESUS E A MULHER SAMARITANA — PARTE 4
Texto: João 4:13—15
Introdução.

A. O encontro de Jesus com a Mulher samaritana é um dos mais ilustrativos das verdadeiras necessidades humanas e de como, o Deus verdadeiro, é o único capaz de suprir tais necessidades. 
B. O encontro de Jesus com a mulher samaritana, junto ao poço próximo à cidade de Sicar, está repleto de surpresas para a mulher. 
C. A primeira surpresa foi o que nós chamamos de autoesvaziamento intencional de Jesus. Tal autoesvaziamento pode ser visto, de modo prático, por meio dos seguintes fatos: 
1. Jesus coloca de lado quinhentos anos de hostilidades entre judeus e samaritanos e, mesmo sendo judeu, ele para junto a um poço, próximo da cidade samaritana de Sicar. 
2. Jesus rompe com o costume dos seus dias e se dirige à mulher samaritana. Para entendermos a dimensão exata desse ato, é necessário sabermos que homens não falavam com mulheres em público naquela cultura e, era algo impensável para um judeu, dirigir-se, em público, a uma mulher samaritana. 
3. Jesus, além disso, pede um favor a mulher: dá-me um pouco de água. Algo também impensável já que os judeus consideravam os samaritanos amaldiçoados por Deus, impuros e endemoninhados.  
4. Jesus se dispõe a beber água vinda de uma balde que os judeus consideravam impuro e que era razão suficiente para tornar alguém impuro, do ponto de vista cerimonial, o que impedia uma pessoa de subir até o templo, em Jerusalém, para adorar. Mas Jesus não quer nem saber dessas bobagens. Ele está com sede e tem um plano para apresentar o verdadeiro Evangelho para essa mulher. 
D. A segunda surpresa que Jesus revela para essa mulher é que a maior e mais importante revelação de Deus para a humanidade não é um LIVRO, e sim, uma pessoa.   
C. Os samaritanos, como os judeus, como também muitos crentes hoje em dia, acham que a maior revelação de Deus ou o maior presente de Deus para nós foi um livro — o Pentateuco Samaritano para os samaritanos; o Antigo Testamento para os Judeus e a Bíblia para muitos cristãos. NÃO FOI. NÃO É. E NUNCA SERÁ. A MAIOR REVELAÇÃO E O MAIOR PRESENTE DE DEUS PARA A HUMANIDADE FOI SEU PRÓPRIO FILHO, O SENHOR JESUS CRISTO. 
D. Hoje ainda precisamos da Bíblia, como guia e manual de instrução, mas na eternidade não teremos mais necessidade da mesma. Jesus apenas será tudo do que teremos necessidade. 
E. Esse é o motivo porque Jesus diz à mulher samaritana as palavra que encontramos em 
João 4:10 
Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. 
F. Hoje queremos falar de mais uma surpresa experimentada pela mulher samaritana, nesse grande diálogo com Jesus. 
A SURPRESA DA BEBIDA QUE ULTRAPASSA O TEMPO 
I. Jesus Rejeita se Envolver numa Discussão Política Que Não Tinha Nenhum Propósito Naquele Instante. 
João 4:12 
És tu, porventura, maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos, e seu gado? 
A. Jesus não estava interessado em discutir com a mulher samaritana, quem podia reivindicar o patriarca Jacó como seu verdadeiro ancestral: se eram os samaritanos e ou os judeus. 
B. Jesus também não estava interessado em discutir quem eram os verdadeiros herdeiros daquele poço: se eram os samaritanos ou os judeus. 
C. As duas questões da mulher eram superficiais. Por isso Jesus se volta para a verdadeira questão, que ele apresenta em 
João 4:13 
Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede. 
D. Pouco importa de quem Jacó é o ancestral. Menos importante ainda é o fato, de quem são os verdadeiros herdeiros do poço. O que realmente importa é que: qualquer pessoa que beber da água daquele poço — samaritano ou judeu — voltará a ter sede! 
E. Jesus transforma, rapidamente, uma questão sem importância numa afirmação poderosa que menciona uma bebida que ultrapassa o tempo e que, mais do que isso, se torna numa verdadeira fonte que transborda para a vida eterna: 
João 4:14 
Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. 
F. A mulher ficou tão surpresa com a primeira afirmação — aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede — que nem prestou a devida atenção na segunda afirmação que diz: pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.     
II. A Mulher Samaritana Está Pronta Para Receber a Água Mágica Que Mata a Sede de Uma vez por todas. 
A. A resposta da mulher registrada em 
João 4:15 
Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la. 
B. Esse verso indica que ela está contente em poder experimentar a bebida mágica que tem o poder de curar todos os seus males e aliviá-la do fardo diário de ter que buscar da água do poço. 
C. E é exatamente isso que as religiões fazem. As religiões, pouco importa quais sejam, propõe o seguinte: 
1. Alívio das pressões psíquicas e a promessa de fazer você sentir-se bem. 
2. Livrar a pessoa do medo que ela tem da morte. 
3. Livrar a pessoa da depressão. 
4. Trazer prosperidade para a vida da pessoa. 
5. Garantir a salvação dos membros da família, assim todos poderão desfrutar das benesses de deus. 
6. Suprir uma comunhão social para o indivíduo e sua família capaz de despertar o interesse de todos.
Conclusão:

1. Todas as práticas religiosas são vazias. São incapazes de satisfazer e a pessoa é obrigada a voltar, vez após vez, em busca de uma poção mágica ou de uma mágica em si mesma, que possa curar todos os seus males.

2. As pessoas hoje vão às igrejas como quem vai a um shopping: elas estão interessadas em ver o que está sendo oferecido e estão dispostas a pagar por aquilo que lhes interessar.


3. A mulher samaritana é como o frequentador padrão de qualquer igreja. Ela está interessada apenas em si mesma. Ela não tem nenhum interesse em se transformar numa fonte jorrando vida eterna para outras pessoas.

4. Mas Jesus tem outros planos para essa mulher. Ele quer que ela seja satisfeita e se torne em uma fonte para satisfazer outros.

5. Vamos falar mais acerca disso na próxima mensagem.  


Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis


PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário