sábado, 19 de março de 2016

JESUS E AS MULHERES - SERMÃO 009 – JESUS E A MULHER SAMARITANA — PARTE 6

O chamado Templo de Salomão no Brás em São Paulo

Jesus e as mulheres é um tema importante dentro do contexto do Novo Testamento. As denominações históricas aos poucos vão se libertando de seus próprios preconceitos, ao passo que nas denominações evangélicas, em muitos casos, os homens abriram mão completamente de suas responsabilidades a favor das mulheres, o que tem proporcionado uma verdadeira inundação de bobagens sem fim. Nossa série de estudos procura entender o papel da mulher como visto e como foram tratadas pelo Senhor Jesus. Para isso convidamos todos os leitores a fazerem uma análise desapaixonada do material da mesma.

Texto: João 4:21—25
Introdução.

A. Na anterior nós terminamos nosso sermão notando a tentativa da mulher samaritana em se refugiar dentro duma religião. Ver aqui: 
B. Sim porque a religião é o perfeito refúgio para todos os que desejam acalmar, pelo menos momentaneamente, suas consciências, mas não querem, de jeito nenhum, assumir um compromisso sério com Deus. 
C. Esse é o verdadeiro motivo porque existem tantas religiões no mundo. Só de religiões sob o título geral de “CRISTANDADE” existem, hoje em dia, mais de 40 mil!! 
D. Mas é importante entendermos que a vinda de Jesus representa o fim de todas as religiões. Como disse o teólogo suíço-alemão Karl Barth, depois que o sol nasce, todas as demais luzes se tornam desnecessárias. E Jesus é esse SOL, conforme podemos ver em 
Malaquias 4:2 
Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria.
E. Esse tipo de inversão de valores fez: 
1. Com que Deus no Antigo Testamento chama-se o povo de Israel de “prostitutas”. Sim, eles eram um povo muito religioso, mas eles traíam o verdadeiro Deus adorando falsos ídolos.
2. Com que Jesus, no Novo Testamento, chama-se os religiosos de seus dias de guias cegos, guiando outros cegos. Jesus foi bastante duro quando disse: 
Mateus 15:14 
Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco.
F. Religião, como disse o poeta contemporâneo Jeff Bethke em seu poema “Porque Amo Jesus, Mas Odeio Religião” é: como derramar perfume sobre um defunto dentro do caixão. Ver nesse link aqui: 
G. Mas hoje nós queremos falar da maneira como Jesus destruiu, definitivamente com a religião judaica e com todas as outras religiões que não passam de invencionices humanas. Nosso tema de hoje é

A SURPRESA DE ENTENDER QUE AS TRADIÇÕES RELIGIOSAS ESTÃO LIQUIDADAS PARA SEMPRE

I. A MAIS SURPREENDENTE REVELAÇÃO ACERCA DE ADORAÇÃO DE TODO O NOVO TESTAMENTO 
A. Jesus, apesar de rejeitar a tentativa da mulher de se refugiar para dentro duma religião, pois ela poderia estar até mesmo considerando se converter ao judaísmo, continua tratando a mulher samaritana com toda consideração e respeito. Fazendo isso, ele eleva não apenas aquela mulher para um novo patamar de relacionamento com Deus, mas faz o mesmo com todas as mulheres.   
B. A afirmação da mulher samaritana em — 
João 4:20 
Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. 
abriu para Jesus a porta para que ele fizesse um afirmação muito, mas muito surpreendente mesmo — 
João 4:21 
Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.
C. Ao fazer essa afirmação Jesus deixou bem claro que tanto o monte Gerizim em Samaria, como o próprio monte Sião em Jerusalém haviam ficado obsoletos — vencidos pelo tempo. Jesus destrói por completo todas as tradições humanas acerca do monte Sião e escolhe essa mulher samaritana, para fazer tão majestosa revelação.
A Nova Hora Que Está Por Vir.   
A. Jesus menciona uma nova hora. Essa nova hora está centrada em três grandes verdades:
1. Na cruz sobre a qual Jesus seria sacrificado.
Na ressurreição de Jesus, por meio da qual ele voltaria a viver com um corpo glorificado que não pode mais morrer — 
Romanos 6:9 
Sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele. 
2. No derramamento do Espírito Santo no dia do Pentecostes. 
B. Essas obras maravilhosas de Jesus permitem que pessoas vindas de qualquer raça, tribo, língua ou nação se unam num só corpo para oferecer verdadeira adoração ao Deus único e verdadeiro. 
C. Ao contrário do que ensina o hinduísmo e outras religiões Deus não é uma essência — composta de luz, calor e unidade, ou seja, um chama de fogo — e sim um ser que age! Seu próprio ser é ação. E sua ação é buscar pessoas — judeus, samaritanos e todos os outros — que o adorem em espírito e verdade — 
João 4:23
Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.
A Salvação Não tem Muitas Fontes
A. A salvação tem uma fonte só: ela procede de alguém dentre o povo Judeu.
João 4:22
Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.
B. Deus agiu de forma direta na história humana para trazer perfeita salvação e, completamente de graça, por meio de Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo.

II. A Separação Definitiva Entre o Sistema Religioso do Judaísmo e a Fé Cristã

A. De acordo com um dos meus autores preferidos, o Dr. James Dunn, os elementos que causaram o rompimento definitivo entre o sistema religioso judaico — a religião que chamamos judaísmo — e a fé cristão podem ser agrupados sob quatro temas principais:
1. Cristologia: Jesus é o dom de Deus, O Messias, o Salvador da Humanidade.
2. Gentios. Uma mulher samaritana, fruto duma mistura de raças e seu vilarejo são bem-vindos como membros da Igreja de Cristo.
3. Tanto o templo em Jerusalém como o monte Gerezim são declarados obsoletos.
4. A lei de Moisés é abolida em Cristo conforme — 
Romanos 10:4 
Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê. 
Jesus não condena aquela mulher que havia se transformado em uma prostituta, nem exige que a mesma seja apedrejada até à morte. Jesus a perdoa e liberta daquela vida de escravidão.

III. A Verdadeira Adoração 
A. Jesus disse — 
João 4:24 
Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
B. William Temple, que foi arcebispo da Cantuária na Inglaterra, disse o seguinte acerca dessas palavras de Jesus:
A adoração é a submissão de toda nossa natureza a Deus.
É o despertar da nossa consciência para o fato de que Deus é Santo.
É o ato de alimentar nossas mentes com a pura e verdadeira Palavra de Deus.
É a purificação dos nossos pensamentos pela contemplação da sua beleza.
É a abertura dos nossos corações para receber o Seu amor.
É a entrega da nossa vontade para fazer a vontade de Deus.
E tudo isso envolto numa adoração profunda e absolutamente livre de tudo!
C. Diante disso, a resposta da mulher soa como um suspiro profundo, cheio de esperança, que um dia o Messias virá e esclarecerá definitivamente todas essas coisas. Ela diz — 
João 4:25 
Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas.
D. Note que a mulher que havia iniciado sua conversa com Jesus tratando-o como um mero judeu e que depois passou a reconhecê-lo como um profeta, agora, está pronta para aceitá-lo como o Messias esperado!
Mas disso falaremos na próxima mensagem.
Conclusão:

A. As religiões não oferecem nenhuma solução para os problemas que realmente nos afligem. Elas apenas mascaram o problema. Elas são como a prática do Antigo Egito: vestiam seus mortos com as mais finas roupas e jóias, apenas para esconde a dramática realidade de que, por baixo de tudo aquilo, havia apenas um corpo morto e apodrecendo.

B. Os séculos se passaram e as práticas egípcias foram substituídas, nos dias de hoje, pela construção de túmulos suntuosos. Quanto maior, ou mais sofisticado é o túmulo, maior é o grito de desespero dos vivos que dizem: “O nosso morto é melhor que o seu morto”. Será mesmo? Ou um morto é um morto que é um morto!

C. Jesus nos deixou um mandamento bastante claro quanto à nossa responsabilidade de chamar todas as pessoas para virem e adorar o Deus verdadeiro. Ele disse em —

Mateus 28:19—20

Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

D. Se a graça de Deus é, como Jesus disse semelhante à água, então a Igreja deveria ser um oceano. Mas não, as igrejas são como museus para mortos-vivos e não hospitais para pessoas enfermas, muito enfermas em seus corações e mentes.  

E. Jesus chamou os religiosos do seu tempo de tolos. Por que? Porque a fé verdadeira é um relacionamento diário e dinâmico com Deus, mas aquelas pessoas preferiam seguir na prática rotineira de certas regras. E muitos hoje fazem o mesmo. Quanta cegueira. Por isso, temos que levar o verdadeiro evangelho adiante. O evangelho que sara, que liberta, que reconcilia, que unifica, que traz paz e alegria, que transborda para os lados alcançando a todos com seu poder e graça!

F. Que possamos nos dispor a seguir Jesus e não uma religião morta, e compartilhar o Cristo vivo com todas as pessoas em vez de apenas convidá-las para participarem de nossas rotinas religiosas.    

Que Deus abençoe a todos.



Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário