sábado, 30 de agosto de 2014

A GLÓRIA DE DEUS - ESTUDO 2 - A IMPORTÂNCIA DE SE VIVER PARA A GLÓRIA DE DEUS — PARTE 1


Resultado de imagem para vivendo para glória de Deus

Essa é uma série de estudos baseada no tema geral da: “GLÓRIA DE DEUS”. É um estudo bastante aprofundado do tema em si e de todas as suas implicações. É bastante conveniente que o leitor prossiga nesses estudos até o final para poder usufruir melhor do conteúdo dos mesmos. No final de cada estudo o leitor encontrará links para os outros estudos.  


Introdução

A. No estudo anterior vimos que somente cristãos maduros podem produzir a glória de Deus.

B. Vimos também que a expressão “glória de Deus” diz respeito, primariamente, à perfeição moral da pessoa de Deus bem como da Sua revelação a nós.

C. Nesta lição nós gostaríamos de considerar o que significa, para o crente, glorificar a Deus em sua vida.

D. Existe um princípio divino por trás de tudo isto. Um profeta, da parte de Deus, afirmou este princípio para o sacerdote Eli:

1 Samuel 2:30

Portanto, diz o SENHOR, Deus de Israel: Na verdade, dissera eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém, agora, diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos.

I. A Explicação: O Que Significa Viver Para a Glória de Deus?

A. Significa reconhecer e praticar a verdade:

Josué 7:19—21

Então, disse Josué a Acã: Filho meu, dá glória ao SENHOR, Deus de Israel, e a ele rende louvores; e declara-me, agora, o que fizeste; não mo ocultes. Respondeu Acã a Josué e disse: Verdadeiramente, pequei contra o SENHOR, Deus de Israel, e fiz assim e assim. Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma barra de ouro do peso de cinquenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata, por baixo.

Comentário:

A. Depois da vitória gloriosa sobre Jericó, Israel foi derrotado por uma pequena quantidade de homens em Ai. O motivo de tal derrota foi o fato de Acã ter desobedecido ao mandamento de Deus e ter tomado de Jericó coisas que estavam sob o julgamento de Deus. Este ato fez com que Israel perdesse a bênção do Senhor.

B. Josué insta com Acã, para que ele glorifique a Deus mediante a confissão do que ele havia feito.

C. Quando Acã confessou e foi julgado recebendo o justo castigo, a bênção de Deus voltou a repousar sobre a nação de Israel.

D. Viver para a glória de Deus deveria ser mais importante para Acã do que qualquer outra coisa.
                   
Josué 7:21

Quando vi..., cobicei-os e tomei-os.

Por causa deste ato tresloucado Israel foi derrotado. Trinta e seis homens perderam a vida e a glória de Deus foi, por assim dizer, manchada.

Aqui temos uma grande lição para cada um de nós. Quando nós desprezamos a glória de Deus e nos identificamos com aquelas coisas sobre as quais repousa o julgamento de Deus, nós herdamos o julgamento e perdemos a bênção.

B. Significa tomar a iniciativa em responder de maneira correta, em adoração e vida prática, à revelação da grandeza de Deus.

1 Crônicas 16:23—29, 34

Cantai ao SENHOR, todas as terras; proclamai a sua salvação, dia após dia. Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas, porque grande é o SENHOR e mui digno de ser louvado, temível mais do que todos os deuses. Porque todos os deuses dos povos são ídolos; o SENHOR, porém, fez os céus. Glória e majestade estão diante dele, força e formosura, no seu santuário. Tributai ao SENHOR, ó famílias dos povos, tributai ao SENHOR glória e força. Tributai ao SENHOR a glória devida ao seu nome; trazei oferendas e entrai nos seus átrios; adorai o SENHOR na beleza da sua santidade. Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua misericórdia dura para sempre.

Comentário:

1. Esta passagem enfatiza uma faceta muito importante do que significa viver para a glória de Deus. Significa tomar a iniciativa nas atitudes de adoração, louvor e ações de graças e praticar estas atitudes continuamente.

2. Todas as áreas da nossa vida estão diretamente relacionadas com nossas atitudes. Nós precisamos tomar a decisão de iniciar e manter uma atitude que esteja em harmonia com a grandeza e a bondade de Deus.

C. É exatamente neste ponto que nós fracassamos,vez após vez, devido aos efeitos do pecado nos aspectos mentais e emocionais das nossas vidas. É muito fácil nos entregarmos a pensamentos e sentimentos de dúvida, medo, ansiedade, desânimo e ingratidão.

D. O crente não deve permitir tais manifestações de erro, que claramente contradizem a verdade. Deus está presente —

Filipenses 4:5

Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.

e nEle nós podemos confiar

Salmos 56:3

Em me vindo o temor, hei de confiar em ti.

Tudo que Deus faz é bom

Romanos 8:28

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Gênesis 1:31

Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.

E. Deus é digno de receber nossa adoração, louvor e ações de graças

Apocalipse 7:12

Dizendo: Amém! O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém!

F. Tudo o que falamos acima, pode ser resumido a uma questão de escolha. De tomada de decisão da nossa parte. Nós precisamos tomar estas decisões, baseados em Fé, Esperança e Amor, acreditando e praticando a verdade.

C. Significa desenvolver um estilo de vida que esteja em harmonia com a pessoa e a revelação de Deus.

1. Uma vida de boas obras — Mateus 5:16.

Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.
Comentário:

A expressão “boas obras” se refere a todas as ações que podem ser descritas como boas. Entre estas ações certamente vamos encontrar aquelas caracterizadas por honestidade, misericórdia, justiça, bondade, gratidão, paciência e amor.

2. Uma vida de unidade — Romanos 15:5—6.

Ora, o Deus da paciência e da consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, para que concordemente e a uma voz glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

Comentário

É bem evidente nas escrituras que todos os cristãos estão unidos em Jesus Cristo. Aqui nos somos exortados a viver desta forma. É desnecessário dizer que divisões entre nós, não somente criam confusão, como são uma contradição da verdade, bem como da vontade de Deus.

3. Uma vida de pureza — 1 Coríntios 6:19—20.

Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.

Comentário

Corinto era uma cidade conhecida por sua imoralidade. Os crentes daquela cidade estavam particularmente sujeitos a muitas tentações. Paulo os faz lembrar da verdade: eles pertenciam a Deus e eram templo do Deus vivo. Esta verdade precisava ser vivida de forma agressiva, dia a dia, para a glória de Deus.

4. Uma vida de serviço — 1 Pedro 4:10—11.

Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!

Comentário:

Cada crente. Individualmente, recebeu de Deus, pelo menos um dom, pelo qual nós somos responsáveis diante do Senhor, como despenseiros. Nós podemos dispensar a graça de Deus através da ministração da palavra de Deus. Ou através dos mais variados serviços.

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA GLÓRIA DE DEUS

Estudo 001 — A Glória de Deus — O Significado da Glória de Deus — Parte 1 

Estudo 001 — A Glória de Deus — O Significado da Glória de Deus — Parte 2 

Estudo 002 — A Glória de Deus — A Importância de Se Viver Para a Glória de Deus — Parte 1

Estudo 002 — A Glória de Deus — A Importância de Se Viver Para a Glória de Deus — Parte 2

Estudo 003 — A Glória de Deus — O Senhor Jesus e  a Glória de Deus — Parte 1 

Estudo 003 — A Glória de Deus — O Senhor Jesus e a Glória de Deus — Parte 2 

Estudo 004 — A Glória de Deus — A Provisão Divina Relacionada com a Glória de Deus — Parte 1

Estudo 004 — A Glória de Deus — A Provisão Divina Relacionada com a Glória de Deus — Parte 2

Estudo 005 — A Glória de Deus — As Prioridades dos Crentes a Glória de Deus — Parte 1 

Estudo 005 — A Glória de Deus — As Prioridades dos Crentes a Glória de Deus — Parte 2 

Estudo 006 — A Glória de Deus — A Vida Diária dos Crentes a Glória de Deus — Parte 1 

Estudo 006 — A Glória de Deus — A Vida Diária dos Crentes a Glória de Deus — Parte 2 

Estudo 007 — A Glória de Deus — Os Empecilhos Para Se Viver Para a Glória de Deus — Parte 1

Estudo 007 — A Glória de Deus — Os Empecilhos Para Se Viver Para a Glória de Deus — Parte 2

Estudo 008 — A Glória de Deus — A Relação entre a Glória de Deus e o Louvor — Parte 1 

Estudo 008 — A Glória de Deus — A Relação entre a Glória de Deus e o Louvor — Parte 2 

Estudo 009 — A Glória de Deus — A Relação entre Ações de Graças e a Glória de Deus — Parte 1

Estudo 009 — A Glória de Deus — A Relação entre Ações de Graças e a Glória de Deus — Parte 2

Estudo 010 — A Glória de Deus — As Advertências Bíblicas Acerca da Glória de Deus — Parte 1
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/04/a-gloria-de-deus-estudo-10-as.html

Estudo 010 — A Glória de Deus — As Advertências Bíblicas Acerca da Glória de Deus — Parte 2
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/07/a-gloria-de-deus-estudo-010-as.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário