quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

A GLÓRIA DE DEUS — ESTUDO 3 - O SENHOR JESUS E A GLÓRIA DE DEUS — PARTE 002



Essa é uma série de estudos baseada no tema geral da: “GLÓRIA DE DEUS”. É um estudo bastante aprofundado do tema em si e de todas as suas implicações. É bastante conveniente que o leitor prossiga nesses estudos até o final para poder usufruir melhor do conteúdo dos mesmos. No final de cada estudo o leitor encontrará links para os outros estudos.


CONTINUAÇÃO...

II. A glória de Deus foi manifestada na vida e ministério de Jesus.

A. As Escrituras

1. Seu ministério de Cura:

Mateus 15:30—31

E vieram a ele muitas multidões trazendo consigo coxos, aleijados, cegos, mudos e outros muitos e os largaram junto aos pés de Jesus; e ele os curou. De modo que o povo se maravilhou ao ver que os mudos falavam, os aleijados recobravam saúde, os coxos andavam e os cegos viam. Então, glorificavam ao Deus de Israel.

2. Seu milagre de ressuscitar mortos:

Lucas 7:14—16

Chegando-se, tocou o esquife e, parando os que o conduziam, disse: Jovem, eu te mando: levanta-te! Sentou-se o que estivera morto e passou a falar; e Jesus o restituiu a sua mãe. Todos ficaram possuídos de temor e glorificavam a Deus, dizendo: Grande profeta se levantou entre nós; e: Deus visitou o seu povo.

3. Seu ministério de ensino:

Lucas 4:14—15

Então, Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galiléia, e a sua fama correu por toda a circunvizinhança. E ensinava nas sinagogas, sendo glorificado por todos.

4. O testemunho que o apóstolo João faz do ministério de Jesus:

João 1:14

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

B. Comentário:

1. Em todos esses aspectos da vida do nosso Salvador Jesus nós podemos ver uma demonstração clara da compaixão, poder, justiça e soberania de Deus. A glória de Deus estava manifesta em tudo que Jesus fazia — Suas atitudes, ensinamentos e ações.

2. A ênfase destes versos diante de nós é muito importante. Aqui nós somos ensinados que a glória de Deus é revelada através de ações. Quando decidimos fazer a vontade de Deus e viver uma vida de compaixão, verdade e justiça e retidão então a glória de Deus será manifestada em nossas vidas.

III. A glória de Deus foi manifestada na crucificação de Jesus.

A. As escrituras:

João 12:23—24 e 27—29

Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem. Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora. Pai, glorifica o teu nome. Então, veio uma voz do céu: Eu já o glorifiquei e ainda o glorificarei. A multidão, pois, que ali estava, tendo ouvido a voz, dizia ter havido um trovão. Outros diziam: Foi um anjo que lhe falou.

B. Comentário:

1. O Senhor Jesus entendeu que Sua morte, como nosso representante, seria o meio pelo qual Deus, o Pai, e Ele mesmo receberiam grande honra e glória. No Cenáculo o Senhor Jesus orou dizendo:

João 17:1

Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti.

2.  A crucificação foi uma demonstração do amor de Deus —

Romanos 5:8

Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.


da justiça de Deus

Romanos 3:26

Tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.

e da verdade e fidelidade de Deus

Lucas 24:44—46

44 E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra.

45 Levantando-se da oração, foi ter com os discípulos, e os achou dormindo de tristeza,

46 e disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos e orai, para que não entreis em tentação.

Todas essas coisas contribuíram para trazer glória para Deus.

3. Talvez a maior forma, acima de todas outras, de Deus ser glorificado em nossas vidas diárias, seja advinda da manifestação contínua do poder da crucificação em nossas vidas de fé, verdade, justiça e retidão. Não podemos minimizar os privilégios de vivermos para a glória de Deus.

IV. A glória de Deus foi manifestada em Sua ressurreição.

A. As escrituras:

Romanos 6:4

Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.

B. Comentário:

1. A ressurreição de Jesus é provavelmente o evento mais importante em toda a história da humanidade. Foi na ressurreição de Jesus que o poder de Satanás, do pecado, da morte e do inferno foram quebrados de sobre nós. Pense no que isto significa!

2. A ressurreição foi a vindicação de Jesus feita pelo próprio Pai. Foi o testemunho do Pai que a crucificação havia sido suficiente para alcançar a redenção. Por meio da ressurreição o Senhor Jesus recebeu um lugar de grande preeminência ao lado do Pai. No Cenáculo ele orou por isto desta maneira:

João 17:5

E, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo.

3.  A glória de Deus manifestada na ressurreição continua a ser manifestada à medida que vivemos, nos dias de hoje, pelo poder daquele grande ato redentor de Deus. Por causa da ressurreição nós podemos e devemos viver “em novidade de vida”.

V. A glória de Deus foi manifestada na obra redentora efetuada pelo Senhor Jesus.

A. As escrituras:

Apocalipse 1:5—6

E da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!

B. Comentário:

1. Os títulos atribuídos ao Senhor Jesus designam Seu triplo ofício.

Ele é o profeta de Deus – “a Fiel Testemunha”.

Ele é o sacerdote de Deus – “o Primogênito dos mortos”.

Ele é o rei de Deus – “Soberano dos reis da terra”.

2. A obra da redenção recebe uma descrição tripla.

A fonte – “Àquele que nos ama”.

O método – “pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados”.

O resultado – “nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai”.

3. A única forma de expressar gratidão por todos estes benefícios foi condensada pelo apóstolo João nas seguintes palavras: a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos.”

Conclusão

A. Todos estes versos e temas nos fazem lembrar da importância da pessoa do Senhor Jesus e Sua obra redentora. Quando nós escolhemos dar a Jesus o lugar mais importante nas nossas vidas, e vivemos em harmonia com o que Ele tem feito por nós, podemos, então, ter certeza de estarmos vivendo de modo a trazer glória ao Seu nome.

B. É realmente espantoso reconhecermos que Deus tornou possível o sermos incluídos nos Seus planos que visavam exaltar o Senhor Jesus. Creio que só a eternidade irá revelar o privilégio que isto significa. Nós, Seus inimigos, fomos escolhidos para sermos reconciliados com Ele, para sermos perdoados, aceitos, capacitados para fazer as coisas que Lhe agradam e para viver para Sua glória.

C. O resumo deste tema, a glória de Deus na vida do Senhor Jesus, pode ser encontrado no capítulo 17 de João. Naquela oração nos temos três pedidos e três afirmações.

1. Primeiro pedido:

João 17:1

Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti.

2. Primeira afirmação:

João 17:4

Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer.

3. Segundo pedido:

João 17:5

E, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo.

4. Segunda afirmação:

João 17:9—10

É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus; ora, todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e, neles, eu sou glorificado.

5. Terceira afirmação:

João 17:22

Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos.

6. Terceiro pedido:

João 17:24

Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.

D. Qual deve nossa atitude diante de tudo isto? A única atitude apropriada é uma oração sincera e a consagração completa da nossa vida para que Deus possa trabalhar em nós e nos ajudar a vivermos para Sua glória. Qualquer coisa menor do que isto seria pecado!

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA GLÓRIA DE DEUS

Estudo 001 — A Glória de Deus — O Significado da Glória de Deus — Parte 1 

Estudo 001 — A Glória de Deus — O Significado da Glória de Deus — Parte 2 

Estudo 002 — A Glória de Deus — A Importância de Se Viver Para a Glória de Deus — Parte 1

Estudo 002 — A Glória de Deus — A Importância de Se Viver Para a Glória de Deus — Parte 2

Estudo 003 — A Glória de Deus — O Senhor Jesus e  a Glória de Deus — Parte 1 

Estudo 003 — A Glória de Deus — O Senhor Jesus e a Glória de Deus — Parte 2 

Estudo 004 — A Glória de Deus — A Provisão Divina Relacionada com a Glória de Deus — Parte 1

Estudo 004 — A Glória de Deus — A Provisão Divina Relacionada com a Glória de Deus — Parte 2

Estudo 005 — A Glória de Deus — As Prioridades dos Crentes a Glória de Deus — Parte 1 

Estudo 005 — A Glória de Deus — As Prioridades dos Crentes a Glória de Deus — Parte 2 

Estudo 006 — A Glória de Deus — A Vida Diária dos Crentes a Glória de Deus — Parte 1 

Estudo 006 — A Glória de Deus — A Vida Diária dos Crentes a Glória de Deus — Parte 2 

Estudo 007 — A Glória de Deus — Os Empecilhos Para Se Viver Para a Glória de Deus — Parte 1

Estudo 007 — A Glória de Deus — Os Empecilhos Para Se Viver Para a Glória de Deus — Parte 2

Estudo 008 — A Glória de Deus — A Relação entre a Glória de Deus e o Louvor — Parte 1 

Estudo 008 — A Glória de Deus — A Relação entre a Glória de Deus e o Louvor — Parte 2 

Estudo 009 — A Glória de Deus — A Relação entre Ações de Graças e a Glória de Deus — Parte 1

Estudo 009 — A Glória de Deus — A Relação entre Ações de Graças e a Glória de Deus — Parte 2

Estudo 010 — A Glória de Deus — As Advertências Bíblicas Acerca da Glória de Deus — Parte 1
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/04/a-gloria-de-deus-estudo-10-as.html

Estudo 010 — A Glória de Deus — As Advertências Bíblicas Acerca da Glória de Deus — Parte 2
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/07/a-gloria-de-deus-estudo-010-as.html

Que Deus abençoe a todos. 

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link: 


Desde já agradecemos a todos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário