sábado, 9 de agosto de 2014

APOCALIPSE: INTRODUÇÃO E AS CARTAS ÀS SETE IGREJAS DA ÁSIA - SERMÃO 002 – APOCALIPSE 1:1-20 - UMA REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 001



O objetivo dessa série é apresentar os três primeiros capítulos do Livro do Apocalipse. Neles vamos encontrar uma REVELAÇÃO muito especial da pessoa de Jesus Cristo. Cremos que é disso que a Igreja dos nossos Dias precisa: Um encontro pessoal e profundo com o Senhor que diz de si mesmo: Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. No Final de cada estudo o leitor encontrará os links para os estudos seguintes:

LIVRO DO APOCALIPSE — INTRODUÇÃO E AS CARTAS ÀS SETE IGREJAS DA ÁSIA

Texto: Apocalipse 1:1—20  
Introdução.



A. Se os destinatários da revelação são as sete igrejas da Ásia — Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia — a essência da própria revelação é o Senhor Jesus Cristo   
B. O próprio livro do Apocalipse inicia se qualificando como sendo: 
Apocalipse 1:1 
Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João. 
C. Ecos do nome do Senhor Jesus podem ser ouvidos até mesmo nos últimos versos do Apocalipse:
Apocalipse 22:20—21 
Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus! A graça do Senhor Jesus seja com todos. 
D. Conforme falamos na mensagem anterior, chamar o Livro de Apocalipse de João é um equívoco. Sim é verdade que a revelação foi dada a João, mas o objeto da revelação não era João e sim o próprio Senhor Jesus Cristo. Jesus, sim, é o grande tema da revelação que em grego é chamada de Ἀποκάλυψις Apocálipsis 
E. Por que Cristo se revela a Igreja? Como falamos antes, a igreja se encontrava lutando contra três inimigos ferozes: 
1. Perseguição por parte do Império Romano. 
2. Uma inundação de falsos ensinamentos. 
3. Admitia a existência de um padrão moral degradante sem reagir contra o mesmo. 
F. Uma igreja nessas condições não precisa de palavras de mera exortação e súplicas. Ela precisa ter um encontro pessoal com o Senhor Jesus para ser renovada, fortalecida, orientada, guiada e etc. É o que nós também precisamos e nossa esperança é que essas mensagens nos ajudem nesse encontro. 
G. Portanto, hoje vamos nos ocupar em falar acerca de  

UMA VISÃO DE CRISTO — PARTE 001 

I. A Revelação que Jesus Faz de Si Mesmo. 
A. Apesar do Livro do Apocalipse estar cheio de visões SIMBÓLICAS, o mesmo trata, de fato, da pessoa de Jesus Cristo. A pessoa gloriosa do Senhor Jesus pode ser encontrada em todas as partes do livro. E se você, decidir ler o Apocalipse se concentrando naquilo que o livro tem a nos revelar acerca de Jesus, ficará surpreso com a quantidade de citações diretas que poderá encontrar. 
B. Nenhuma visão, nenhum SIMBOLISMO, por mais grandiosos que sejam podem ocupar o lugar de Jesus Cristo em nossas vidas, no sentido de satisfazer nossas mais profundas necessidades. 
C. O capítulo 1 do Apocalipse foi escrito para deixar esses fatos ainda mais claros. Isso é feito através dos seguintes elementos que podemos notar em 
Apocalipse 1:5—7 
E da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém! Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém! 


Representação de Jesus dando Bom Testemunho diante de Pôncio Pilatos
1. Em primeiro lugar Jesus é chamado de ὁ μάρτυς, ὁ πιστός o mártus, o pistósFiel Testemunha. Não é a Igreja chamada para dar testemunho diante de um mundo que nos observa? Então que sigamos os passos de Jesus e sejamos fieis em nosso testemunho como ele foi fiel em seu testemunho. 
João 18:37 
Então, lhe disse Pilatos: Logo, tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. 
1 Timóteo 6:13 
Exorto-te, perante Deus, que preserva a vida de todas as coisas, e perante Cristo Jesus, que, diante de Pôncio Pilatos, fez a boa confissão. 
Jesus nunca hesitou nem mesmo diante do sofrimento. Ele é o exemplo que devemos seguir. 


O Túmulo Vazio

2. Em segundo lugar Jesus se intitula como sendo ὁ πρωτότοκος τῶν νεκρῶν o protótokos tôn nekrôn — O Primogênito dos mortos. Com essas palavras Jesus quer nos ensinar que ele esteve morto sim, mas que agora ELE ESTÁ VIVO! A Bíblia nos diz acerca desse fato — de Jesus ter ressuscitado dentre os mortos — o seguinte: 
Romanos 6:9 
Sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele. 
Apocalipse 1:17—18 
17 Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último 
18 e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno. 
Qualquer igreja enfrentando dificuldades precisa ter essa verdade reconfirmada, vez após vez. 



3. Em terceiro lugar Jesus diz que é ὁ ἄρχων τῶν βασιλέων τῆς γῆς o árchon tôn Basiléon tîs gîs — o Soberano dos reis da Terra. Os reis, os imperadores e os governantes da terra podem até tentar destruir a Igreja do Senhor, mas Jesus é: 
Apocalipse 17:14 
Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele. 
Apocalipse 19:16 
Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES. 
Jesus é o Senhor Soberano sobre não apenas a terra, mas sobre todo o Universo. Seu domínio, portanto é universal. Isso deve ser suficiente para acalmar todos os medos que possam existir em nossos corações e nos suprir o ânimo que necessitamos para viver cada dia para honrar e glorificar esse Senhor Todo Poderoso. 
II. A Doxologia — Palavra de Glória e de Louvor — de João 
A. Diante dessa gloriosa REVELAÇÃO que Jesus faz de si mesmo, a única coisa que João pode fazer é escrever palavras de Glorificação e de Louvor acerca de Jesus. Vejamos como ele reagiu e o que ele escreveu. 
1. Em primeiro lugar João entende a grande realidade que JESUS NOS AMA! 
2. Foi esse AMOR que levou Jesus a morrer na cruz do Calvário em nosso lugar e Sua morte abriu a possibilidade de Jesus nos lavar de todos os nossos pecados com Seu próprio Sangue. 
3. A seguir, uma vez perdoados e reconciliados plenamente com Deus, por meio de Jesus, o Senhor nos fez — nós somos isso — “nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai”. Essas três verdades estão afirmadas em: 

Apocalipse 1:5b—6 
5b Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, 
6 e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!   
4. Nessa capacidade de reino e sacerdotes nos: 
a. Somos o reino todo especial sobre o qual Jesus reina. Esse reino é exercido pela presença do Espírito Santo em nossas vidas e governado pela santa palavra de Deus. 
1 Coríntios 6:19 
Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 


João 17:17 
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. 
b. Somos também sacerdotes e podemos, por isso, usufruir de imediata e íntima comunhão com Deus e também oferecer sacrifício espirituais de louvor e adoração ao Senhor. 
João 4:24 
Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. 
Hebreus 10:19—20 
19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, 
20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne. 
Hebreus 13:15 
Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome. 

III. A Verdade e as Consequências da Mesma.
 

A. Tudo o que está afirmado acima é VERDADE e a consequências são as seguintes: Jesus promete voltar 
Apocalipse 1:7 
Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém! 
Aqueles que desprezaram Jesus por todos esses séculos e aqueles que ainda hoje o desprezam irão vê-lo com TERROR e então, já sendo tarde demais, se lamentarão. Lamentar-se-ão porque se darão contas que estão perdidos por toda a eternidade porque recusaram a salvação, pela graça, quando lhes foi oferecida e isso mais de uma vez! 
B. O Verso seguinte conclui essa parte da REVELAÇÃO de Jesus dada a João na Ilha de Patmos 
Apocalipse 1:8 Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. 
Na próxima mensagem, João continua escrevendo e vai nos apresentar a Jesus por meio de SÍMBOLOS e não imagens pictóricas. Prepare-se!
Conclusão:

1. Jesus se revela a João e a Igreja de Todas as Épocas:

2. Ele é:

a. A Testemunha Fiel.

b. O Primogênito dos mortos.

c. O Soberano do reis da terra.

2.  Jesus foi enviado pelo Pai para criar e ajuntar um povo que fosse exclusivamente Seu. Jesus fez isso morrendo em nosso lugar na Cruz do Calvário. Como isso, seu sangue pode ser usado para perdoar cada um e todos os nossos pecados: Oh! Glória a Deus!

3.Uma vez perdoados nós fomos então feitos em:

a. Um povo que é um reino no qual o Senhor Jesus reina soberano nos corações.

b. Uma nação de sacerdotes que pode se aproximar livremente de Deus, sem nenhum intermediário!

c. Um povo que pode adorar a Deus em espírito e em verdade e oferecer verdadeiros sacrifícios de louvor.

4. Por fim, devemos nos lembrar que Jesus prometeu voltar e devemos sempre nos lembrar de quem ele é:

Apocalipse 1:8
Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.
Que Deus abençoe a todos.


OUTRAS MENSAGENS ACERCA DO APOCALIPSE: INTRODUÇÃO E CARTAS ÀS SETE IGREJAS

APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 001 — INTORDUÇÃO AO LIVRO DO APOCALIPSE

APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 002 — UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 001

APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 003 — UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 002

APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 004 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE 001

APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 005 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE 002

APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 006 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 001
APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 007 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 002

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 008 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 001

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 009 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 002

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 010 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 003

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 011 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 004

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 012 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 005 FINAL
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 013 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 001

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 014 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 002

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 015 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 003

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 016 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 004

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 017 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 005

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 018 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 006 — FINAL

APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 019 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES — PARTE 001

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:

http://www.facebook.com/pages/O-Grande-Diálogo/193483684110775

Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário