quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

APOCALIPSE: INTRODUÇÃO E AS CARTAS ÀS SETE IGREJAS DA ÁSIA — SERMÃO 008 -APOCALIPSE 2:12-17 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 001



O objetivo dessa série é apresentar os três primeiros capítulos do Livro do Apocalipse. Neles vamos encontrar uma REVELAÇÃO muito especial da pessoa de Jesus Cristo. Cremos que é disso que a Igreja dos nossos Dias precisa: Um encontro pessoal e profundo com o Senhor que diz de si mesmo: Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. No Final de cada estudo o leitor encontrará os links para os estudos seguintes:

LIVRO DO APOCALIPSE — INTRODUÇÃO E AS CARTAS ÀS SETE IGREJAS DA ÁSIA  

Texto: Apocalipse 2:12—17  

Introdução.

A. O tema principal da igreja em Pérgamo é: A VERDADE. 
B. Esse é um aspecto da fé cristã que tem sido deixado de lado pela vasta maioria das pessoas nesse mundo que se chamam de cristãs. É um problema antigo. Paulo diz o seguinte a esse respeito: 
2 Timóteo 4:3—4 
3  Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; 
4  e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. 
C. Nos dias da Reforma Protestante do século XVI, houve uma séria tentativa de se restabelecer o reino da VERDADE nos corações das pessoas. 
a. Lutero disse: A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço. 
b. Calvino disse: Cabe a nós submeter o nosso juízo e entendimento à verdade de Deus conforme testemunhada pelo Espírito. 
c. Zwinglio disse: E, quanto à verdade, não podemos abandoná-la, mesmo que isso implique na perda de nossa vida, pois não vivemos para esta geração, nem para servir aos príncipes, mas para o Senhor. 
D. E assim poderíamos seguir citando um reformador após o outro acerca de quanto eles valorizavam a verdade. 
E. Mas da Reforma Protestante até os dias de hoje, a VERDADE foi, novamente, deixada de lado, e como o homem não muda, nós iremos ver que a situação dos dias de hoje é muito semelhante àquela vivida pela igreja em Pérgamo. 
F. Como aconteceu com as cartas dirigidas a Éfeso e a Esmirna, essa também começa com uma afirmação acerca do conhecimento de Jesus que diz: Conheço o lugar em que habitas — Apocalipse 2:12. Novamente temos grande consolação nessas palavras porque Jesus não apenas conhece nossas obras — como em Éfeso — Jesus conhece nossas dificuldades e tribulações — como em Esmirna — mas Jesus conhece também o lugar onde vivemos. 
G. Ele sabe que aqui onde vivemos nós estamos cercados por pessoas não cristãs, sabe que sofremos pressões por todos os lados, que existem muitas doutrinas estranhas sendo ensinadas e muitas seitas estrangeiras se espalhando pela cidade. 
H. Então vamos começar nosso estudo dessa importante carta e de seu tema tão crucial para todos nós: 
A CARTA ENVIADA À IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 001 
I. Pérgamo 
A. A cidade de Pérgamo era muito conhecida na Antiguidade com um grande centro das religiões pagãs. A cidade existe até os dias de hoje e seu nome moderno é Bergama.


Cidade moderna de Bergama, antiga Pérgamo
B. Em Pérgamo estava ocorrendo uma grande batalha, não entre o bem e o mal, mas entre a VERDADE e a mentira! 
C. A cidade de Pérgamo estava localizada cerca de 90 quilômetros ao norte de Esmirna. A cidade não era, como as duas anteriores, uma cidade portuária. De fato estava a mais de 20 quilômetros da costa no vale do rio Caicus. 
D. Qualquer visitante de Pérgamo não poderia deixar de notar a grande quantidade de altares e templos que existiam espalhados por toda a cidade. A sensação em Pérgamo era a mesma experimentada pelo Apóstolo Paulo quando visitou Atenas, conforme lemos em —  
Atos 17:16  
Enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se revoltava em face da idolatria dominante na cidade. 

Entrada da Acrópole de Pérgamo

E. A acrópole de Pérgamo estava localizada numa colina íngreme com 300 metros de altura em relação ao vale do rio Caicus e, próximo do topo da colina, existia um gigantesco altar construído para honra o deus grego Zeus.

 
F. Outras divindades eram adoradas, especialmente os deuses gregos Dionísio — o deus do vinho — e Asclépio ou Esculápio — o “deus salvador” — ou deus da Cura. As ruínas de seu gigantesco templo ainda podem ser vistas até os dias de hoje. Apesar de ter se iniciado na cidade grega de Epidavros, o culto a Esculápio estava agora centrado em Pérgamo. 


Templo de Esculápio em Pérgamo

II. O Culto Imperial 
A. A adoração aos imperadores romanos teve início em Pérgamo no ano 29 a.C., quando a cidade foi autorizada a edificar um templo para o imperador romano César Augusto. Como acontecia com o culto a Esculápio, o culto ao imperador romano tinha seu centro na cidade de Pérgamo. 
B. Não é difícil notarmos que em Pérgamo o anticristo era muito mais importante que o próprio Cristo. O que Jesus tinha para dizer para sua igreja que se encontrava oprimida no meio de tanta falsidade? 
III. A Preocupação Número um de Cristo era com a Verdade 
A. O Cristo ressuscitado dentre os mortos e exaltado à destra de Deus, está profundamente preocupado com a VERDADE. Tanto com a preservação, quanto com a difusão da mesma. Esse é o tema central dessa carta. 
B. Jesus elogia a Igreja em Pérgamo ao dizer: conservas o meu nome e não negaste a minha fé — Apocalipse 2:13. 
C. Mas junto com o elogio, vem uma repreensão, porque apesar de se manterem fiéis ao Senhor, eles também toleravam a existência de certos falsos profetas na Igreja. 
D. A acusação de Cristo é bem clara: Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão — Apocalipse 2:14. 
E. Essa tolerância permitia a mistura da VERDADE do Evangelho com diversas falsas doutrinas que não podiam ser aceitas nem toleradas, pois as mesmas acabam por destruir a verdadeira fé das pessoas. 
F. Jesus deseja que nos apeguemos com todas as nossas forças à VERDADE. 
IV. Temos que Ter Amor Pela VERDADE 
A. Temos que notar que para Jesus, o AMOR e a VERDADE estão no mesmo nível. 
B. Não é incomum encontrando pessoas argumentando que o Amor deve estar acima de tudo, até mesmo da VERDADE. Mas essas pessoas não entendem que a VERDADE é tão importante quanto o AMOR, porque Jesus é a própria personificação tanto do AMOR quanto da VERDADE. Portanto, não podemos e nem devemos priorizar o primeiro sobre a segunda, mas aceitar o que a Bíblia nos ensina acerca dessas coisas. 
C. Deve ser evidente para todos nós que Jesus não compartilha com a falta de preocupação de certas pessoas com respeito à VERDADE. 
D. Além de chamar a si mesmo de a VERDADE, Jesus também disse o seguinte: 
João 8:12 
De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida. 
E. Jesus detesta tanto o desvio de alguns quanto a indiferença dos outros pelos ensinamentos errados — ver Apocalipse 2:14 —15. 
F. É por esse motivo que Cristo demanda que a Igreja em Pérgamo se arrependa: Portanto, arrepende-te — Apocalipse 2:16. 
V. A Verdade Realmente Importa? 
A. Será que a situação em Pérgamo era mesmo tão séria como Cristo parece indicar? 
B. O que Cristo quer nos ensinar é que existem realidades com respeito às quais não podemos abrir mão da manutenção das mesmas a qualquer custo, mas isso não envolve todas as situações da vida cristã. Algumas coisas são de fato importantes e cruciais e outras nem tanto. 
C. Rupert ou Pedro Meldenius no século XVII disse o seguinte: Nós devemos preservar a unidade nas coisas essenciais, a liberdade nas não essenciais e o amor em todas as coisas. 
D. O que seriam verdades essenciais para os crentes em Pérgamo? E essas verdades valem também para nós hoje? 
F. Falaremos mais acerca disso na próxima mensagem. 
Conclusão:

A. No dia em que Jesus compareceu diante de Pilatos, esse lhe fez a seguinte pergunta:

João 18:38

Perguntou-lhe Pilatos: Que é a verdade? Tendo dito isto, voltou aos judeus e lhes disse: Eu não acho nele crime algum.

B. É óbvio que Pilatos não esperou pela resposta de Jesus. Mas a resposta é a seguinte: Existem dois aspectos acerca do que é VERDADE.

1. Primeiro nós temos o fato de que a VERDADE é a própria Palavra do Deus Vivo, como revelada na Bíblia, segundo as Palavras do próprio Cristo:

João 17:17

Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

2. Essa é a Palavra Escrita de Deus.

3. Porém mais importante ainda que a Palavra Escrita de Deus é a Palavra Viva de Deus, que é o próprio Senhor Jesus Cristo. Jesus disse isso acerca de si mesmo:

João 14:6

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

C. O amor sem a verdade não passa de sentimentalismo. E a verdade sem amor não passa de uma cruel opressão. Precisamos tanto do Jesus que é AMOR, quanto do Jesus que é a VERDADE.

D. Jesus nos prometeu o seguinte:

João 8:31—32

31 Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos;

32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

E. Um dos maiores problemas da igreja moderna é que desobedecemos de forma aberta aos ensinamentos claros das Escrituras, enquanto estamos prontos para brigar por coisas que não são essenciais. Quando iremos aprender?

Que Deus abençoe a todos.



OUTRAS MENSAGENS ACERCA DO APOCALIPSE: INTRODUÇÃO E CARTAS ÀS SETE IGREJAS

APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 001 — INTORDUÇÃO AO LIVRO DO APOCALIPSE

APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 002 — UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 001

APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 003 — UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 002

APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 004 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE 001

APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 005 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE 002

APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 006 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 001

APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 007 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 002

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 008 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 001

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 009 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 002

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 010 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 003

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 011 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 004

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 012 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 005 FINAL

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 013 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 001

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 014 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 002

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 015 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 003

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 016 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 004

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 017 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 005

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 018 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 006 — FINAL

APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 019 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES — PARTE 001

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário