domingo, 2 de agosto de 2015

APOCALIPSE 2:18-29 - SERMÃO 013 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 001



O objetivo dessa série é apresentar os três primeiros capítulos do Livro do Apocalipse. Neles vamos encontrar uma REVELAÇÃO muito especial da pessoa de Jesus Cristo. Cremos que é disso que a Igreja dos nossos Dias precisa: Um encontro pessoal e profundo com o Senhor que diz de si mesmo: Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. No Final de cada estudo o leitor encontrará os links para os estudos seguintes:

LIVRO DO APOCALIPSE — 

Texto: Apocalipse 2:18—29
Introdução.



A. Dando prosseguimento com nossa exposição de Apocalipse 2—3, hoje vamos iniciar nossa análise da carta que o Senhor Jesus enviou para a Igreja localizada em Tiatira. 
B. A Carta enviada a Tiatira é a mais longa de todas, a mais difícil de ser interpretada e foi enviada a uma cidade pequena e de pouca importância. 
C. Todavia, apesar dessas condições seu tema é fundamental para a igreja de todas as épocas. O tema central discutido na carta enviada a Tiatira é: SANTIDADE. 
D. A dificuldade na interpretação deve-se ao fato de Jesus mencionar vários aspectos do dia a dia daquela igreja, e nos faltar o conhecimento necessário para uma interpretação mais precisa dos mesmos, por causa de todo o tempo que se passou e a absoluta falta de material arqueológico. 
E. Mas vamos falar algumas coisas que sabemos acerca de Tiatira: 
1. A cidade era pequena e sem importância como já dissemos. 
2. Estava situada às margens do rio Lico que não deve ser confundido com o outro rio com o mesmo nome que banhava as cidades de Colossos e Laodiceia. 
3. Esmirna estava situada a 67 quilômetros de Pérgamo pela estrada que conduzia a Sardes. 
4. A cidade tinha uma reputação de organizar seus trabalhadores em associações de: padeiros, artífices de bronze, tintureiros e oleiros. Apesar disso o comércio de Tiatira com outras cidades não era muito grande. 
5. Foi dessa cidade que uma mulher chamada Lídia, que era comerciante de tecidos de púrpura ouviu a pregação de Paulo em Filipos, conforme 
Atos 16:14 
Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. 
6. É possível que a igreja tenha sido fundada na cidade por meio da pregação de Lídia. 
7. Tiatira estava localiza em um vale. No local da antiga Tiatira hoje temos a moderna cidade turca de Akhisar - abaixo.

8. Bem vamos então iniciar nosso estudo dessa carta:

A CARTA ENVIADA À IGREJA EM TIATIRA — PARTE 001 — A IGREJA CRISTÃ EM TIATIRA

I. Tiatira 
A. Em meio a tantas dúvidas mencionadas acima, uma coisa é certa: quando o Apocalipse foi escrito Tiatira gozava de uma igreja cristã, que podia ser, eventualmente, pequena, mas era bastante robusta. 
B. O Senhor Jesus que se apresenta como o Filho de Deus, como aconteceu com todas as outras cartas, também está ciente de tudo o que se passa em Tiatira, pois Ele diz:
 Apocalipse 2:19 
Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras. 
C. Novamente devemos insistir nessa preciosa verdade: o fato que Jesus sabe tudo a nosso respeito deve nos servir de freio para as coisas erradas e de incentivo para suportarmos as dificuldade e fazer sempre o que é certo. 
D. O elogio de Cristo feito para Tiatira nos chama a atenção pela fácil comparação que podemos fazer com as outras cartas que vieram antes: 
1. Ao contrário de Éfeso, Tiatira mantinha firme seu amor pelo Senhor. 
2. Tiatira perseverava em sua missão cristã, algo que estava em grande perigo em Pérgamo. 
3. E por fim, Tiatira compartilha com Esmirna a virtude da resistência paciente no meio da tribulação e da perseguição.

II. A Igreja em Tiatira era como Um Belo Jardim 
A. Em Tiatira — ver novamente o verso 19 — brotavam as três maiores das qualidades cristãs. Texto da leitura comunitária: 1 Tessalonicense 1:1—10. 
1 Coríntios 13:13 
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor. 
B. Fé e amor são mencionados diretamente e não temos dúvida que a esperança estava presente na expressão “perseverança”. Deve ser óbvio que a motivação básica da perseverança é algo que a pessoa espera alcançar! 
C. Era exatamente essa a situação que acontecia em Tessalonicenses conforme as palavras de Paulo: 
1 Tessalonicenses 1:3 
Recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. 
D. Mas as qualidades de Tiatira não paravam por aí: Cristo afirma mais o seguinte: 
Apocalipse 2:19 — 
Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras. 
F. Tiatira não apenas começou bem sua carreira cristã, mas ainda continuava a fazer progressos, como Deus espera de todos nós.

III. O Crescimento Cristão. 
A. O Crescimento cristão é um processo. Não existem atalhos para o mesmo nem qualquer tipo de mágica. A Bíblia usa ilustrações que nos falam de tempo: o crescimento de uma criança até atingir a vida adulta, uma árvore nova que demora alguns anos para produzir seus primeiros frutos e o lento processo de purificação de metais pelo fogo. 
B. Como está sua vida cristã hoje? Como todos você certamente começou bem. Corria bem no princípio: livre, leve e solto. Mas aí vieram os tropeços, o tédio, o cansaço e a mesma mesmice e você perdeu o pique e o interesse pelas coisas de Deus. 
C. De repente você se dá conta que sua vida cristã está andando para trás e não para frente. Que pena! Se tivéssemos aproveitando os últimos anos para avançar em vez de retroceder, poderíamos estar numa condição muito diferente dessa que nos encontramos hoje.   
D. Mas vocês que estão aqui hoje, ainda estão em melhores condições que aqueles que não estão. E por isso eu quero incentivá-los a continuarem vindo não apenas nos domingos à noite, mas também nos outros encontros da Igreja — reunião de oração, reunião de estudo bíblico, reunião dos adolescentes e jovens, encontro de casais, reunião das mulheres, escola dominical. Quantas oportunidades para crescer e nós tomamos as decisões que nos conduzem para longe das mesmas. Assim fica difícil a vida cristã valer realmente à pena. 
E. Bem vamos falar mais dessas coisas na próxima mensagem.

Conclusão:

A. Em Tiatira como em Tessalônica nós encontramos:

1. Um amor prático que resultava em serviços palpável prestado aos irmãos.

2. Uma fé firme cuja tendência era permanecer.

3. Uma perseverança constante que entendia a necessidade de se manter fiel a Deus no meio de todas as coisas.

B. A Igreja em Tiatira entendia com clareza que a vida cristã é uma vida que não pode parar no tempo e no espaço. Já aceitei Jesus e pronto. Não! A vida Cristã precisa crescer continuamente, até atingirmos a maturidade.

C. A Maturidade cristã é crucial porque, apenas cristãos amadurecidos produzem a glória de Deus. Sabem porque Deus é tão pouco glorificado, quando devia estar sendo glorificado o tempo todo? Por um simples motivo: a maioria dos crentes é muito imatura e está longe do que Deus deseja que sejamos:

Efésios 4:13—14

13 Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,

14 para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.

D. Como crentes precisamos sempre demonstrar nosso amor, especialmente pelos irmãos. Essa é a única maneira de provarmos que amamos a Deus.

1 João 4:20

Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.

E. Precisamos, acima de tudo, continuar crescendo em nosso amor, fé, serviço e perseverança.

Que Deus abençoe a todos.



OUTRAS MENSAGENS ACERCA DO APOCALIPSE: INTRODUÇÃO E CARTAS ÀS SETE IGREJAS

APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DO APOCALIPSE

APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 002 — UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 001

APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 003 — UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 002

APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 004 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE 001

APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 005 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE 002

APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 006 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 001

APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 007 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 002

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 008 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 001

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 009 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 002

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 010 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 003

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 011 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 004

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 012 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 005 FINAL

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 013 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 001

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 014 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 002

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 015 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 003

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 016 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 004

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 017 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 005

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 018A/B — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 006A/B

APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 019 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 001

APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 020 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 002

APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 021 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 003

APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 022 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 004

APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 023 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 005 — FINAL


Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário