segunda-feira, 8 de setembro de 2014

APOCALIPSE: INTRODUÇÃO E AS CARTAS ÀS SETE IGREJAS DA ÁSIA - SERMÃO 003 —APOCALIPSE 1:1-20 - PARTE 002 - UMA REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO



O objetivo dessa série é apresentar os três primeiros capítulos do Livro do Apocalipse. Neles vamos encontrar uma REVELAÇÃO muito especial da pessoa de Jesus Cristo. Cremos que é disso que a Igreja dos nossos Dias precisa: Um encontro pessoal e profundo com o Senhor que diz de si mesmo: Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. No Final de cada estudo o leitor encontrará os links para os estudos seguintes:

LIVRO DO APOCALIPSE — INTRODUÇÃO E AS CARTAS ÀS SETE IGREJAS DA ÁSIA

Texto: Apocalipse 1:1—20  
Introdução.

Tito Flávio Domiciano

A. João se encontrava banido pelo imperador Domiciano na ilha de Patmos. Patmos é uma ilha vulcânica de relativas proporções. A mesma possui várias enseadas que eram utilizadas pelos navios em situações de mau tempo.   


Ilha de Patmos

B. João nos diz que estava banido naquela ilha por causa da Palavra de Deus e do testemunho de Jesus: 
Apocalipse 1:9 
Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. 
C. Aqui temos que fazer uma pequena pausa para entender bem o dia em que João recebeu a Revelação da Parte do Senhor Jesus. 
D. Os judeus no Antigo Testamento costumavam fazer referência a um dia especial de manifestação do poder de Deus em Juízo como sendo יוֹם יְהוָה Yom YHWH — Dia do SENHOR, ou literalmente, o Dia do ETERNO. Um exemplo do que estamos dizendo pode ser visto em 


Concepção artística do profeta Amós feita pelo "Aleijadinho".

Amós 5:18 
Ai de vós que desejais o Dia do SENHOR! Para que desejais vós o Dia do SENHOR? É dia de trevas e não de luz. 
E. Essa expressão hebraica יוֹם יְהוָה Yom YHWH — Dia do SENHOR ou o Dia do ETERNO, foi traduzida para o grego como sendo ἡμέραν κυρίου eméran kuríou — Dia do Senhor, como pode ser visto, por exemplo, em: 
1 Tessalonicenses 5:2 
Pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite. 
Note que nem no Antigo Testamento nem no Novo Testamento, essa expressão está relacionada diretamente com nenhum dia específico da semana. 


Modelo do calendário romano para o m~es de outubro    
F. Nos dias em que o Novo Testamento foi escrito o dia seguinte ao sábado era chamado pelos romanos de “Dia do Sol” ou “Solis Dies” e pelos gregos de “dia seguinte ao sábado”, dando a entender tratar-se do “primeiro dia da semana” já que o sábado era o sétimo dia da mesma. Os cristãos nunca usaram a expressão “Dia do Sol” para se referir ao dia da ressurreição do Senhor, mas sempre usaram a expressão “dia seguinte ao Sábado”. Essa expressão é geralmente traduzida pela ARA como sendo o “primeiro dia da semana”. Portanto, o besteirol adventista de que nos adoramos no dia dedicado ao sol não passa de uma tola invencionice, já que os cristãos nunca se referiram ao dia da ressurreição como sendo o “Dia do Sol”. 
G. Agora, no caso específico de João nós lemos o seguinte em 
Apocalipse 1:10 
Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta. 
H. João não usa a expressão ἡμέραν κυρίου eméran kuríou — Dia do Senhor, emprestada do Antigo Testamento nem a expressão “primeiro dia da semana”, mas ele cunha uma nova expressão grega que é κυριακῇ ἡμέρᾳ kuriakê eméra — cujo significado é: dia que pertence ao Senhor ou dia concernente ao Senhor. Com isso fica desfeita a falsa acusação dos Adventistas do Sétimo Dia. O próprio calendário romano quando foi “cristianizado”, o primeiro dia da semana deixou de ser o “Dia do Sol” para se tornar o “Domenica Dies” ou Dia do Senhor que em português é traduzido por Domingo e representa o primeiro dia da semana. 
I. Isso posto vamos então ao encontro de João com o Senhor Jesus.   
UMA VISÃO DE CRISTO — PARTE 002 
I. João é Atraído por Uma Poderosa Voz como de Uma Trombeta 
Apocalipse 1:10 
Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta. 
B. Quando João se volta para ver de quem era aquela voz, ele se depara com a seguinte visão: 
Apocalipse 1:12—13 
Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro. 
C. Quando João nos diz que viu “um semelhante a filho de homem” significa que ele viu uma figura humana, embora tal figura fosse muito mais que um simples homem mortal. Num primeiro momento João percebeu tratar-se de uma figura gloriosa e sublime, muito semelhante à figura que temos descrita em 
Daniel 7:13—14 
Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até ele. Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído. 
D. O que João estava vendo era, de fato, o homem Jesus em seu estado glorificado. João logo notou as vestes longas e o cinto de ouro, na altura do peito. Tal tipo de vestimenta era típica de reis, sacerdotes e juízes. Mas não era apenas isso. A aparência dessa pessoa não era somente distinta, mas era também venerável e santa, pois João nos diz que: 
Apocalipse 1:14—16 
A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo; os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas. Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força. 
E. Qual era o propósito dessa visão tão impressionante? Não era algo exclusivo para João, como estamos acostumados a ouvir muitos afirmarem — falsamente — que tiveram uma visão particular de Jesus. Não, a visão que João teve era para toda a Igreja e não apenas para ele. Jesus lhe deu a seguinte ordem: 
Apocalipse 1:11 
Dizendo: O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia. 
F. A visão foi demais para João. O som era ensurdecedor e a visão ofuscante. Como resultado direto dessa situação João desabou aos pés daquele que estava se revelando a ele, mas Jesus logo veio ao seu socorro para confortá-lo. Como Jesus é bondoso! 
Apocalipse 1:17 
Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último. 
II. Os Sete Candelabros a as Sete Estrelas 
A. Novamente em pé e fortalecido pela força do Senhor, João podia agora enxergar e observar melhor do que se tratava a mensagem revelada por Cristo a qual ele tinha a obrigação de enviar para as igrejas: 
Apocalipse 1:18—19 
E aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno. Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas. 
B. Em seguida Jesus vai explicar para João parte do que ele tinha visto antes e que foi mencionado no verso 12 — sete candeeiros — e no verso 16 – sete estrelas que Jesus segurava em sua mão direita. Esses dois elementos eram para João coisas misteriosas que precisavam de um esclarecimento. 
C. Os sete candeeiros não são um candelabro com sete hastes, mas sete candeeiros independentes. Foi isso que João viu. João viu sete candeeiros e Jesus caminhando entre eles segurando sete estrelas em sua mão direita. 
D. Logo Jesus diz a João: 
Apocalipse 1:20 
Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas. Bem, os candeeiros têm uma explicação bem clara – desculpem o trocadilho. Já as estrelas nos oferecem um desafio maior. O que essas estrelas representavam? 
1. A palavra original usada para se explicar o significado das estrelas é ἄγγελοι — ángeloi — cujo significado é: um mensageiro, embaixador, alguém que é enviado, um anjo, um mensageiro de Deus, humano ou não humano. 
2. Dessa maneira fica claro que estamos lidando com algum tipo de mensageiro. Por se tratar de igrejas sobre a Terra, nada mais óbvio do que falarmos de mensageiros humanos. 
3. Então como essa palavra deveria ser traduzida? Creio que o primeiro significado alistado “mensageiro” deveria servir muito bem. Esse mensageiro era aquele que tinha a responsabilidade de pastorear, aconselhar e supervisionar o rebanho de Deus numa determinada localidade. 
4. Todavia, infelizmente, em alguns casos notamos que o corporativismo dos pastores acaba influenciando a tradução. Não temos nenhuma dúvida que é o corporativismo dos pastores que levou os tradutores da ARA a escolher a palavra “Anjo” que se refere a seres não humanos. Isso tudo serve apenas para incentivar um tratamento especial que os pastores tanto anseiam. Serem chamados de “Anjos das Igrejas” é atingir uma sublimidade jamais sonhada, por meros mortais. Isso incentiva apenas o orgulho e a vaidade dos indivíduos e os conduz cada vez para mais longe do verdadeiro conceito pastoral que é SER SERVO. 
E. Tanto as igrejas — chamadas de candeeiros — quanto os seus líderes-servos, as estrelas — chamados de mensageiros — têm uma e mesma função: SER LUZ EM MEIO A UM MUNDO MERGULHADO NAS MAIS PROFUNDAS TREVAS. 
Mateus 5:14—16 
14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; 
15 nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. 
16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. 
João 8:12 
De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.    
F. É nosso dever como discípulos de Cristo refletir a luz que Ele mesmo reparte conosco, já que Ele mesmo é a luz do mundo.   
Conclusão:
1. A partir da Revelação dada a João, o primeiro dia da semana passou a ser chamado de κυριακῇ ἡμέρᾳ kuriakê eméra — cujo significado é: dia que pertence ao Senhor ou dia concernente ao Senhor. Todas as tentativas de abolir o domingo como dia de descanso vão frontalmente contra os ensinamentos da Escrituras Sagradas.

2. Jesus se manifesta ou se Revela a João da seguinte maneira:

a. Com uma grande voz, como de uma trombeta.

b. Alguém que se parecia com um ser humano.

c. Esse ser estava com vestes talares, e cingido com um cinto de ouro.

d.  A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve.

e. Os olhos, como chama de fogo.

f. Os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha.

g. A voz, como voz de muitas águas.

h. Tinha na mão direita sete estrelas.

i. E da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes.

j. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.

Toda essa descrição é representativa do Senhor Jesus como se parece aos olhos humanos como um ser glorificado.

3. Tal revelação de Jesus é mostrada a João para que seja anunciada a toda igreja de todas as épocas. Não é uma Revelação particular e sim para toda a igreja.

4. As igrejas e seus mensageiros têm por obrigação refletir a poderosa luz do Senhor Jesus, num mundo imerso nas mais densas trevas.

1 João 1:5—7

5 Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.

6 Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.

7 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

Andar na luz é andar de conformidade com seus mandamentos!

Que Deus abençoe a todos.


OUTRAS MENSAGENS ACERCA DO APOCALIPSE: INTRODUÇÃO E CARTAS ÀS SETE IGREJAS

APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 001 — INTORDUÇÃO AO LIVRO DO APOCALIPSE

APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 002 — UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 001

APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 003 — UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 002

APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 004 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE 001

APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 005 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE 002

APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 006 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 001
APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 007 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 002

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 008 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 001

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 009 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 002

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 010 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 003

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 011 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 004

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 012 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 005 FINAL
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 013 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 001

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 014 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 002

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 015 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 003

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 016 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 004

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 017 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 005

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 018 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 006 — FINAL

APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 019 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES — PARTE 001


Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:

http://www.facebook.com/pages/O-Grande-Diálogo/193483684110775

Desde já agradecemos a todos.

Um comentário: