quinta-feira, 25 de junho de 2015

APOCALIPSE: INTRODUÇÃO E AS CARTAS ÀS SETE IGREJAS DA ÁSIA - SERMÃO 012 - APOCALIPSE 2:12-17 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 005 — FINAL



O objetivo dessa série é apresentar os três primeiros capítulos do Livro do Apocalipse. Neles vamos encontrar uma REVELAÇÃO muito especial da pessoa de Jesus Cristo. Cremos que é disso que a Igreja dos nossos Dias precisa: Um encontro pessoal e profundo com o Senhor que diz de si mesmo: Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. No Final de cada estudo o leitor encontrará os links para os estudos seguintes:

LIVRO DO APOCALIPSE — INTRODUÇÃO E AS CARTAS ÀS SETE IGREJAS DA ÁSIA — 

Texto: Apocalipse 2:12—17

Introdução.

A. Hoje queremos finalizar nosso estudo acerca da carta que Jesus enviou para a Igreja em Pérgamo. 
B. Na mensagem passada nos vimos como Jesus mandou os cristãos em Pérgamo se arrependerem de duas praticas nojentas e perniciosas que infestam a vida da maioria dos cristãos. 
C. Primeiro Jesus condenou a idolatria de toda e qualquer natureza. Isso inclui até mesmo nossos familiares, que nós gostamos de pensar estão excluídos. Mas o fato é que não estão. Jesus disse: 
Mateus 10:37—38 
37 Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; 
38 e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim. 
Além disso existem nossos líderes e pregadores famosos, especialmente os mediáticos, aos quais dedicamos verdadeira adoração e como isso, atraímos o juízo de deus sobre nossas vidas. 
D. A segunda coisa que Jesus condenou foi todo e qualquer tipo de imoralidade sexual. O sexo é a maior força que existe dentro de nós. Por esse motivo nós temos tantos problemas com sexo e existem muitas maneira de perverter o mesmo, que foi dado aos seres humanos para prazer e reprodução.  
E. Infelizmente essa é uma área de nossas vidas com a qual estamos sempre bastante envolvidos. A Bíblia condena o mau uso do sexo ou a imoralidade com as palavras mais veementes: 
1 Coríntios 6:18 
Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. 
1. Impureza nesse verso traduz a expressão grega πορνείαν porneían — impureza que é uma palavra bastante abrangente no grego. Entre seus significados podemos citar os seguintes: 
a. Relação sexual ilícita — adultério, fornicação, homossexualidade, lesbianismo, relação sexual com animais, sexo anal, sexo oral e etc. 
b. Relação sexual com parentes próximos — ver Levítico 18. 
c. Relação sexual com um homem ou mulher divorciada. Ver Marcos 10:11—12. 
F. A Bíblia é bem clara quanto à vontade de Deus no que diz respeito à área sexual de nossas vidas: 
1 Tessalonicense 4:3 
Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição. 
1. A palavra prostituição aqui é o mesmo termo que encontramos em 1 Coríntios 6:18 acima e que é traduzido por impureza.
G. Uma última, porém não menos importante passagem que quero citar acerca desse assunto é:

Hebreus 13:4

Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros.

F. A expressão grega traduzida por impuro aqui é πόρνους pórnous — impuro, e é uma palavra que se refere apenas a seres humanos masculinos e condena toda e qualquer prática sexual, seja Homossexual, seja prostituição, seja sexo oral ou anal e. especialmente, o adultério.

G. Portanto, eu creio que há muito aqui para pensarmos por um bom tempo acerca de como temos nos comportado nessa área.

A CARTA ENVIADA À IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 005 — A ESPERANÇA DA IGREJA

I. O Maná Escondido 
A. O maná escondido mencionado em Apocalipse 2:17 é um presente de Cristo ao vencedor. Mas qual é seu significado? 
B. No primeiro dia quando Deus começou a enviar o maná, Deus ordenou o seguinte a Moisés: 
Êxodo 16:32—34 
32 Disse Moisés: Esta é a palavra que o SENHOR ordenou: Dele encherás um gômer — mais ou menos o equivalente a 1,5 litros — e o guardarás para as vossas gerações, para que vejam o pão com que vos sustentei no deserto, quando vos tirei do Egito. 
33 Disse também Moisés a Arão: Toma um vaso, mete nele um gômer cheio de maná e coloca-o diante do SENHOR, para guardar-se às vossas gerações. 
34 Como o SENHOR ordenara a Moisés, assim Arão o colocou diante do Testemunho para o guardar. 
C. A expressão hebraica מָן man — maná significa: “O que é isso?”. E sua aparência era como semente de coentro e tinha o sabor de bolos de mel:
Êxodo 16:31 
Deu-lhe a casa de Israel o nome de maná; era como semente de coentro, branco e de sabor como bolos de mel. 
D. Todas essas informações servem para nos ajudar a entender o símbolo que o maná escondido representa: o maná escondido é o próprio Senhor Jesus Cristo do qual apenas os que creem podem se alimentar. 
E. Como o povo foi sustentado pelo maná no deserto, assim o povo de Deus nos dias de hoje é sustentado e alimentado pelo próprio Senhor Jesus que é a verdadeiro Pão da Vida e a verdadeira Água da Vida. 
F. Jesus é o Pão Vivo que desceu dos céus e que dá vida para todos os que creem: 
João 6:31—35 
31 Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer pão do céu. 
32 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: não foi Moisés quem vos deu o pão do céu; o verdadeiro pão do céu é meu Pai quem vos dá. 
33 Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo. 
34 Então, lhe disseram: Senhor, dá-nos sempre desse pão. 
35 Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede. 
João 6:48—51 
48 Eu sou o pão da vida. 
49 Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. 
50 Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça. 
51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. 
G. Do mesmo modo que o maná no deserto tinha o sabor de bolos de mel, assim também o nome do Senhor Jesus Cristo deve ser sempre o nome mais doce que nossos lábios podem pronunciar, especialmente na esperança apocalíptica que diz:
Apocalipse 22:20 
Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus! 
H. Quando nos guardamos de participar das celebrações pagãs como festas juninas ou o dia de Cosme e Damião, nos guardamos para nos deliciar do verdadeiro banquete no céu na presença gloriosa do nosso amado Salvador e Senhor Jesus Cristo que é o verdadeiro maná escondido! 
II. A Pedra Branca 
A. Não existe consenso quanto ao significado dessa pedra branca. Então exatamente por isso, creio que o melhor é ficarmos com o que temos diante de nós no texto bíblico. 
B. O texto nos diz que Jesus promete dar uma pedrinha branca ao vencedor com um novo nome gravado nela. 
C. O uso dessas pedrinhas era comum entre os cristãos como uma forma de se reconhecerem. Era um dos muitos materiais e símbolos adotados pelos mesmos. Tais pedrinhas também serviam de ingresso para festividades. 
D. Então quer nos parecer que a concessão dessa pedra por Cristo para os cristãos é uma espécie de ingresso que garante ao portador da mesma o pleno direito a entrar nas festividades celestiais que foram tão comentadas por Jesus em algumas de suas parábolas. 
F. A cor branca simboliza o triunfo daquele que recebeu a mesma 
III. O Novo Nome. 
A. Junto com a pedrinha existe muita discussão acerca de qual seria esse novo nome. 
B. Muitos comentaristas, por pura comodidade, preferem adotar a ideia que se trata do nome do próprio Cristo e chegam a citar — de forma bem forçada — 
Apocalipse 3:12 
Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome. 
C. Achamos que esse último verso não tem muita relação com o verso que estamos estudando a não ser pelo uso da expressão “nome”. 
D. Para nós, o novo nome significa exatamente isso: um nome novo. 
E. Temos casos desse tipo tanto no Antigo Testamento como também no Novo Testamento onde Deus ou Jesus mudam os nomes das pessoas: 
1. No Antigo Testamento temos o caso de Abrão que teve seu nome mudado para Abraão. Até mesmo sua mulher Sarai, teve o nome mudado para Sara. Jacó teve o nome mudado para Israel e etc. 
2. No Novo Testamento o caso mais emblemático é certamente o nome de Simão que foi mudado pelo próprio Senhor para Pedro. 
F. Assim cremos que o Senhor se agrada de cada um de nós, chamando-nos por um nome que ele mesmo ira nos atribuir. Isso significa a intimidade que cada um de nós poderá desfrutar com o próprio Senhor Todo Poderoso durante a eternidade. 
G. Desse modo tanto a pedrinha branca quanto o novo nome parecem indicar a garantia de um relacionamento mais pleno, mais profundo, mais intenso com Cristo. Como diz o apóstolo Paulo: 
1 Coríntios 13:12 
Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido.
Conclusão:

A. A Igreja moderna pode ser comparada com a Igreja em Pérgamo no que diz as pressões que sofremos do mundo: existem muitos temas em discussão hoje no país que nos dizem respeito diretamente:

1. A questão da aprovação da lei autorizando o aborto sob demanda.

2. A questão envolvendo a liberação de embriões humanos para pesquisas científicas envolvendo as chamadas células tronco.

3. As questões envolvendo a homossexualidade: união estável, casamento, possibilidade de adoção de filhos e etc. A criminalização da homofobia em termos inaceitáveis, e etc.

4. A liberação do consumo de drogas.

5. O crescimento de todas as formas de imoralidades, sejam virtuais ou carnais.

6. Sincretismo manifestado especialmente no materialismo desenfreado criando o que Marx chamou de: a coisificação das pessoas e a personificação das pessoas.

7. Etc.

1 Pedro 4:3—4 na NTLH

3  No passado vocês já gastaram bastante tempo fazendo o que os pagãos gostam de fazer. Naquele tempo vocês viviam na imoralidade, nos desejos carnais, nas bebedeiras, nas orgias, na embriaguez e na nojenta adoração de ídolos.

4  E agora os pagãos ficam admirados quando vocês não se juntam com eles nessa vida louca e imoral e por isso os insultam.

B. Todas essas coisas nos fazem parecer demais com a igreja em Pérgamo: enquanto os chamados evangélicos saltaram de 10 milhões de pessoas para 42 milhões em apenas 30 anos e de estarem experimentando picos elevados de popularidade, ao mesmo tempo nunca nos tornamos insignificantes sobre a sociedade e, praticamente não existem diferenças palpáveis entre os chamados evangélicos e os não evangélicos.

C. Além disso, nunca antes na história da igreja, vimos tantas heresias e falsos ensinamentos brotarem de dentro da própria igreja.

1. Isso equivale a viver sob o império satânico.

2. E somos tentados a desanimar na vida cristã aceitando a idolatria e a imoralidade sem fazer nenhum tipo de esforço para vencer tais pecados. Cristo nos diz, como disse para a igreja em Pérgamo: ARREPENDE-TE   

D. Por fim em vez de um compromisso sério com Cristo nós estamos mais interessados e a procura de uma religião de bem estar. Uma religião como chamou o pastor reformado J. I. Packer de: “Religião Vida Mansa”

E. É necessário nos dispormos urgentemente para sermos treinados na verdade de tal maneira que a mesma seja transformada em algo relevante e empolgante.

Que Deus abençoe a todos.



OUTRAS MENSAGENS ACERCA DO APOCALIPSE: INTRODUÇÃO E CARTAS ÀS SETE IGREJAS

APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DO APOCALIPSE

APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 002 — UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 001

APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 003 — UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 002

APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 004 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE 001

APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 005 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE 002

APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 006 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 001

APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 007 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 002

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 008 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 001

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 009 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 002

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 010 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 003

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 011 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 004

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 012 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 005 FINAL

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 013 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 001

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 014 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 002

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 015 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 003

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 016 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 004

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 017 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 005

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 018A/B — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 006A/B

APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 019 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 001

APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 020 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 002

APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 021 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 003

APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 022 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 004

APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 023 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 005 — FINAL

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário