quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

APOCALIPSE: INTRODUÇÃO E AS CARTAS ÀS SETE IGREJAS DA ÁSIA - SERMÃO 007 - APOCALIPSE 2:8-11 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 002



O objetivo dessa série é apresentar os três primeiros capítulos do Livro do Apocalipse. Neles vamos encontrar uma REVELAÇÃO muito especial da pessoa de Jesus Cristo. Cremos que é disso que a Igreja dos nossos Dias precisa: Um encontro pessoal e profundo com o Senhor que diz de si mesmo: Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. No Final de cada estudo o leitor encontrará os links para os estudos seguintes:

LIVRO DO APOCALIPSE — INTRODUÇÃO E AS CARTAS ÀS SETE IGREJAS DA ÁSIA — 

Introdução.

A. O tema principal da igreja em Esmirna é: SOFRIMENTO. 

B. Apesar de todo o triunfalismo e pregações anunciando vitórias sobre vitórias que temos na maioria das igrejas nos dias de hoje, mas que é algo que a Bíblia não ensina, a VERDADE bíblica que permanece é a que encontramos em: 

2 Timóteo 3:12 

Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. 

C. E perseguição envolve todo tipo de sofrimento. Mas mesmo no meio das perseguições e dos sofrimentos nos temos palavras consoladoras de Jesus, quando diz: 

Mateus 5:11 

Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.

 D. Por outro lado, se recebemos elogios do mundo, algo que muitos crentes procuram, então Jesus nos diz: 

Lucas 6:26 

Ai de vós, quando todos vos louvarem! Porque assim procederam seus pais com os falsos profetas. 

E. Dessa forma, temos que o SOFRIMENTO é mesmo a marca da excelência da verdadeira igreja cristã. Não são os templos gigantescos, nem as multidões de pessoas que frequentam os mesmos e sim o SOFRIMENTO. 

Bonhoeffer

F. Dietrich Bonhoeffer, um pastor luterano que foi preso e depois executado via enforcamento por ordens diretas de Heinrich Himmler no campo de concentração de Flossenburg em 9 de Abril de 1945, escreveu o seguinte: 

Campo de Concentração de Flossenburg

“O sofrimento é, pois, o sinal do verdadeiro cristão. O discípulo não está acima do seu mestre... Lutero reconheceu o sofrimento como uma das marcas da verdadeira igreja... Discipulado significa sujeição ao sofrimento de Cristo, não sendo de forma alguma surpreendente que os cristãos sejam chamados para sofrer!” 

G. O sofrimento do povo de Deus é uma realidade nos dias de hoje em países como a Síria, o Iraque, o Irã, a China, a Índia, o Sudão, o Senegal e etc. 

H. Mas hoje queremos aprender, lendo a carta dirigida a Esmirna, acerca das consolações que Jesus nos promete.

AS CONSOLAÇÕES QUE CRISTO NO PROMETE

As palavras de Cristo são claras e não deixam nenhuma dúvida: 

Apocalipse 2:10 

Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. 

Cristo é digno da nossa confiança. Na mensagem anterior nós insistimos que devemos aprender a manter nosso olhar no horizonte da eternidade. Quando agimos assim, as situações do presente perdem sua força, pois o que nos aguarda, onde Jesus está é muito, mas muito superior e possui glória infinita e inesgotável. Paulo diz acerca disso o seguinte: 

2 Coríntios 4:17—18 

Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não vêem são eternas. 

Motivos porque devemos confiar em Cristo e esperar nEle.

I. Jesus é ETERNO 

A. Conforme Jesus mesmo se apresenta — Apocalipse 2:8 — Ele é o Primeiro e também o último. Junto com essa apresentação ele acrescenta um mandamento para não termos medo conforme — 

Apocalipse 1:17 

Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último. 

B. Com essas palavras Jesus se mostra a todos nós como o Deus verdadeiro que ele é. Se Deus está falando conosco, então devemos prestar atenção e acalmar nossos corações mesmo diante das situações mais difíceis da vida! 
C. Em meio às tempestades dessa vida, quando nosso pequeno barquinho parece que vai naufragar, nós ainda podemos ouvir as palavras do Senhor aos discípulos quando ele disse: 

Mateus 14:27 

Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! 

D. Em meio a todas as mudanças que estamos experimentando, Jesus é imutável. 

Hebreus 13:8 

Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.

II. Jesus é VITORIOSO 

A. Jesus Cristo morreu, mas ele tornou a viver — Apocalipse 2:8 

B. Jesus nos estimula a sermos fiéis até à morte. Sabe por quê? Porque ele mesmo foi fiel até a morte: 

Filipenses 2:8 

Jesus a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. 

C. Jesus não apenas experimentou a morte, mas experimentou um tipo de morte, particularmente violenta: a morte por crucificação, onde a pessoa morre agonizando à medida que o simples ato de respirar vai se tronando cada vez mais e mais difícil. Por conveniência, os romanos costumavam, quando alguém demorava demais para morrer, quebrar a perna do condenado na altura do joelho causando uma hemorragia massiva que matava o infeliz em poucos minutos. 

D. Mas Jesus, mesmo experimentando esse tipo de morte agonizante e violenta, a Bíblia nos diz que: Ele venceu tudo e ressuscitou! 

E. Ao ressuscitar, Jesus não apenas venceu a morte, mas ele vez algo ainda mais impressionante: 

Hebreus 2:14—15 

14 Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, 

15 e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida.

III. Jesus Sabe Todas as Coisas 

A. Jesus diz: Conheço as tuas aflições — Apocalipse 2:9. Isso deve nos servir de grande conforto. Jesus sabe, Jesus conhece, Jesus entende tudo pelo que estamos passando. 

B. Se você anseia desabafar com alguém, Jesus nos diz que ele é o melhor confidente que podemos ter. 

C. Jesus sabe de tudo, porque ele é o que se encontra caminhando por entre os candelabros que representam as igrejas. Nada foge ao seu olhar penetrante. Ninguém pode se esconder de Jesus. 

D. Por mais profunda que seja nossa tristeza e por maior que seja nosso sofrimento, Jesus nos conhece e Ele se interessa por nós.

IV. Jesus é EQUILIBRADO

A. Com isso queremos dizer que Jesus tem uma compreensão perfeita de toda a realidade. Ele diz ao povo de Esmirna: Conheço sua pobreza, mas tu és rico. O conjunto de valores de Jesus é diferente daquele do mundo. Para o mundo a riqueza é essa que existe aqui. Para Jesus a verdadeira riqueza é aquela que acumulamos no céu. 

B. Mesmo as pessoas mais pobres de acordo com o padrão mundano, ainda assim elas podem: 

1. Acumular tesouros nos céus 

Mateus 6:19—21 

19 Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam;

20 mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; 

21 porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. 

2. Ter um tesouro no céu. 

Mateus 19:21 

Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. 

3. Ser rico para com Deus. 

Lucas 12:21 

Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus. 

4. Ser rico em boas obras 

1 Timóteo 6:18 

Que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir. 

5. Ser rico na fé 

Tiago 2:5 

Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam? 

Conclusão:

A. Jesus nos disse o seguinte acerca do ódio que o mundo tem por nós e da consequente perseguição:

João 15:18, 20

18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim.

20 Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros.

João 16:33

Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

B. A perseguição e o sofrimento acontecem sempre quando a verdade do Evangelho é proclamada, porque tal proclamação faz afirmações desagradáveis acerca dos seres humanos em geral. Como exemplo do que estamos dizendo podemos citar:

1. Somos todos pecadores perdidos.

2. Não podemos nos salvar a nos mesmos.

3. Estamos condenados a uma separação eterna de Deus num lago que arde com fogo e enxofre.

C. Essas afirmações não são nada agradáveis e as pessoas não estão dispostas a tolerar as mesmas. Primeiro elas se levantam e vão embora. Depois começam a criticar e perseguir e, por fim, culminam com violência física e até mesmo o assassinato dos cristãos. Tudo isso apenas por causa do que os cristãos ensinam e não porque os mesmos tenham cometido algum crime passível de punição.

D. Os padrões morais de Cristo também são inaceitáveis para a maioria dos seres humanos:

1. Honestidade nos negócios.

2. Castidade antes do casamento.

3. Fidelidade depois do casamento.

4. Contentamento em vez de cobiça.

5. Autocontrole e autossacrifício.

E. Nós somos tão poucos, os crentes verdadeiros, mas as palavras do Senhor para nós são as mesmas de sempre, desde o início dessa mensagem. Jesus nos diz:

Lucas 12:32

Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino.

F. Jesus veio a esse mundo, abriu mão de todas as suas glórias para:

2 Coríntios 8:9

Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos.




OUTRAS MENSAGENS ACERCA DO APOCALIPSE: INTRODUÇÃO E CARTAS ÀS SETE IGREJAS

APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 001 — INTORDUÇÃO AO LIVRO DO APOCALIPSE

APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 002 — UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 001

APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 003 — UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 002

APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 004 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE 001

APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 005 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE 002

APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 006 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 001

APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 007 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 002

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 008 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 001

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 009 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 002

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 010 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 003

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 011 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 004

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 012 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 005 FINAL

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 013 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 001

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 014 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 002

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 015 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 003

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 016 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 004

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 017 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 005

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 018 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 006 — FINAL

APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 019 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES — PARTE 001

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário