segunda-feira, 15 de abril de 2013

PARÁBOLAS DE JESUS - MATEUS 21:33—46 — A PARÁBOLA LAVRADORES MAUS — SERMÃO 014 – PARTE 2



Esse artigo é parte da série "Parábolas de Jesus" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa série, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará links para os outros artigos dessa série.

A Parábola dos Lavradores Maus


A PARÁBOLA LAVRADORES MAUS — MATEUS 21:33—46

33 Atentai noutra parábola. Havia um homem, dono de casa, que plantou uma vinha. Cercou-a de uma sebe, construiu nela um lagar, edificou-lhe uma torre e arrendou-a a uns lavradores. Depois, se ausentou do país.

34 Ao tempo da colheita, enviou os seus servos aos lavradores, para receber os frutos que lhe tocavam.

35 E os lavradores, agarrando os servos, espancaram a um, mataram a outro e a outro apedrejaram.

36 Enviou ainda outros servos em maior número; e trataram-nos da mesma sorte.

37 E, por último, enviou-lhes o seu próprio filho, dizendo: A meu filho respeitarão.

38 Mas os lavradores, vendo o filho, disseram entre si: Este é o herdeiro; ora, vamos, matemo-lo e apoderemo-nos da sua herança.

39 E, agarrando-o, lançaram-no fora da vinha e o mataram.

40 Quando, pois, vier o senhor da vinha, que fará àqueles lavradores?

41 Responderam-lhe: Fará perecer horrivelmente a estes malvados e arrendará a vinha a outros lavradores que lhe remetam os frutos nos seus devidos tempos.


 42 Perguntou-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular; isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?

43 Portanto, vos digo que o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos.

44 Todo o que cair sobre esta pedra ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó.

45 Os principais sacerdotes e os fariseus, ouvindo estas parábolas, entenderam que era a respeito deles que Jesus falava;

46 e, conquanto buscassem prendê-lo, temeram as multidões, porque estas o consideravam como profeta.

C. Os Lavradores da Vinha do Senhor – As implicações daquilo que foi dito

  • V. 33. A vinha que o Senhor —o povo de Israel — plantou foi de fato plantada em um local privilegiado. 
1.    Visando protegê-la Deus a plantou em uma região onde não existe acesso terrestre nem pelo Oeste — mar Mediterrâneo — nem pelo Leste — grande deserto da Arábia. Os únicos acessos eram ou pelo Norte ou pelo Sul. Com isto Deus intencionava manter, tanto quanto possível, o povo isolado e isento da idolatria avassaladora das nações ao redor de Israel.

2.    Alem disso Deus instruiu seu povo 1400 anos antes de Cristo com leis sanitárias que somente seriam imitadas pelos europeus no século 17 depois de Cristo, ou seja, 3100 anos depois! Somente no século XX a medicina moderna reconheceu a importância da circuncisão como elemento fundamental na prevenção do câncer do colo do útero.

3.    Além disso, Deus concedeu à nação de Israel inúmeras formas e mecanismos — sistema sacrificial, festas, tabernáculo, arca da aliança, sacerdócio e profetas — que visavam mantê-los conscientes de suas responsabilidades para com o Deus que os havia resgatado da fornalha ardente chamada Egito!

4.    Ou seja, tudo o que era necessário ser feito para o bem do povo, Deus havia providenciado.
  
  • V. 34. Depois de terem recebido de Deus todos estes benefícios não era surpreendente que Deus esperasse um comportamento que fosse coerente com os benefícios. 
  • V. 35—36. O verdadeiro homem de Deus não pode ficar calado diante da flagrante desobediência a Deus e por este motivo sempre são perseguidos — 
Jeremias 20:1—2

1 Pasur, filho do sacerdote Imer, que era presidente na Casa do SENHOR, ouviu a Jeremias profetizando estas coisas.

2 Então, feriu Pasur ao profeta Jeremias e o meteu no tronco que estava na porta superior de Benjamim, na Casa do SENHOR. No dia seguinte, Pasur tirou a Jeremias do tronco.

Hebreus 11:37

37 Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados.

2 Crônicas 24:20 – 21

20 O Espírito de Deus se apoderou de Zacarias, filho do sacerdote Joiada, o qual se pôs em pé diante do povo e lhes disse: Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do SENHOR, de modo que não prosperais? Porque deixastes o SENHOR, também ele vos deixará.

21 Conspiraram contra ele e o apedrejaram, por mandado do rei, no pátio da Casa do SENHOR.


  • V. 37. Por fim Deus decide mandar Seu próprio Filho – o Senhor Jesus! 

  • V.38. O reconhecimento do Filho é o elemento que torna a rejeição a mais grave possível. Rejeitar a João Batista e aos outros profetas foi grave, mas rejeitar o Filho é o mais grave erro que qualquer pessoa pode cometer! 
1.    As evidências eram muito grandes para serem recusadas: A sabedoria, os ensinos e os poderosos milagres efetuados por Jesus não podiam ser dispensados como coisas sem importância. Jesus deu provas excessivas de que Ele era mesmo o Filho de Deus!

2.    O reconhecimento destes fatos e a evidente atitude de recusar aceitar a Jesus é exposta em

João 11:47—53

47 Então, os principais sacerdotes e os fariseus convocaram o Sinédrio; e disseram: Que estamos fazendo, uma vez que este homem opera muitos sinais?

48 Se o deixarmos assim, todos crerão nele; depois, virão os romanos e tomarão não só o nosso lugar, mas a própria nação.

49 Caifás, porém, um dentre eles, sumo sacerdote naquele ano, advertiu-os, dizendo: Vós nada sabeis,

50 nem considerais que vos convém que morra um só homem pelo povo e que não venha a perecer toda a nação.

51 Ora, ele não disse isto de si mesmo; mas, sendo sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus estava para morrer pela nação

52 e não somente pela nação, mas também para reunir em um só corpo os filhos de Deus, que andam dispersos.

53 Desde aquele dia, resolveram matá-lo.

3.    O desejo da liderança religiosa nos dias de Jesus era de “reinar” sobre as consciências do povo de Deus. E isto é algo que Jesus não podia tolerar de forma alguma Só o SENHOR é REI!
4.    Eles queriam manter seus antigos privilégios —a maioria inventada por eles mesmos — bem como sua antiga autoridade e Jesus havia vindo para abolir aqueles privilégios e autoridade. Não é à toa que eles desejavam matá-lo.

5.    Enquanto Jesus estivesse vivo o sistema inventado pela liderança religiosa estava ameaçado. Ele precisava ser removido.


  • V. 39. Jesus é lançado para fora da cidade e crucificado! 
  • V. 40. A Pergunta relembra o pedido feito por Isaías para que o povo mesmo desse o veredicto acerca da contenda entre Deus e Seu Povo! Como na situação anterior quando Jesus os forçou a responder de onde era o batismo de João Batista agora também Jesus força estes homens culpados a proferirem sua (deles) própria condenação. 
  • V. 41. Ao condenarem os Lavradores Maus a liderança religiosa dos dias de Jesus estava passando sentença sobre si mesma! Como Davi — 2 Samuel 12 — quando confrontado pelo profeta Natã. assim também com aqueles homens. A diferença é que uma vez confrontado Davi se arrependeu enquanto que aqueles homens optaram por levar seus planos assassinos avante!
1.    Os outros lavradores somos nós, a igreja cristã. Temos recebido na Nova Aliança com Deus bem mais que os participantes da Antiga Aliança.

2.    Mas, como temos retornado a Deus os benefícios recebidos? Temos produzido os frutos que Deus espera que estejamos produzindo? 

  • V. 42. Jesus muda a imagem, mas o assunto continua o mesmo: a vinha agora é uma construção, os lavradores agora são construtores e o Filho a pedra rejeitada! 
1.    Jesus cita o

Salmo 118:22—23

22 A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular;

23 isto procede do SENHOR e é maravilhoso aos nossos olhos.

Este era o Salmo que os judeus entoavam na abertura da semana que culminava com a celebração da páscoa. Foi o Salmo que as pessoas cantaram para celebrar a entrada triunfal de Jesus na cidade de Jerusalém. 

2.    A imagem da pedra era bem conhecida e representava o Messias —

Isaías 28:16

16 Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, pedra já provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada; aquele que crer não foge.

Daniel 2:34

34 Quando estavas olhando, uma pedra foi cortada sem auxílio de mãos, feriu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou

Zacarias 3:9!

Porque eis aqui a pedra que pus diante de Josué; sobre esta pedra única estão sete olhos; eis que eu lavrarei a sua escultura, diz o SENHOR dos Exércitos, e tirarei a iniquidade desta terra, num só dia.

3.    Cristo é a única pedra angular sobre a qual a igreja está fundada —

Efésios 2:19—22

19 Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus,

20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular;

21 no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor,

22 no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.

1 Pedro 2:6—7

6 Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.

7 Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular

  • V. 43. Os privilégios da nação de Israel como povo de Deus estavam para ser removidos. Deus iria de forma efetiva estender os benefícios do reino a pessoas de todas as tribos, povos e raças. Nada gerava mais ódio nos judeus inveterados do que a proposta de levar o evangelho aos gentios! 
  • V. 44. Jesus na sua humilhação culminando com sua crucificação é a pedra na qual os incrédulos tropeçam. Ele é tanto escândalo para os judeus como loucura para os gentios. Na sua exaltação, todavia, ele é a pedra que reduzirá a pó todos Seus inimigos incluindo-se ai as lideranças religiosas —
Daniel 2:34—35

34 Quando estavas olhando, uma pedra foi cortada sem auxílio de mãos, feriu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou.

35 Então, foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a palha das eiras no estio, e o vento os levou, e deles não se viram mais vestígios. Mas a pedra que feriu a estátua se tornou em grande montanha, que encheu toda a terra.

Daniel 2:44—45

44 Mas, nos dias destes reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos estes reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre,

45 como viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro. O Grande Deus fez saber ao rei o que há de ser futuramente. Certo é o sonho, e fiel, a sua interpretação. 

  • V. 45 – 46. A reação mais comum das pessoas ao serem confrontadas com o erro é mesmo agir de forma exasperada contra aquele que os denuncia. Nos dias de Jesus a liderança religiosa em vez de se arrepender e voltar para Deus preferiu tramar uma vingança violenta! 
II. As Implicações Teológicas

A. O Senhor nos tem dado tudo o que o necessitamos para viver nossa vida para Deus

2 Pedro 1:3—4

3 Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude,

4 pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo.

B. O egoísmo das lideranças modernas é a raiz que faz com que elas persigam aqueles que apontam seus erros. A história está cheia de casos de perseguições — ver William Tyndale e a tradução da Bíblia para a língua inglesa. A destruição das lideranças religiosas dos judeus aconteceu pelas mãos do comandante e depois imperador Tito. E a mesma destruição aguarda a todos os líderes falsos e traidores da igreja cristã que repetem o pecado da hierarquia judaica! Esta mesma destruição aguarda a todos que tendo recebido enormes privilégios não produzem absolutamente nada para a glória de Deus. Aqueles que estão satisfeitos em receber apenas sem fazer absolutamente nada.

C. A responsabilidade da liderança espiritual é manter evidente a presença de Deus no meio do povo mediante a prática de uma vida de justiça. Em vez disto o que temos visto é uma liderança gananciosa que usa sua posição para colher benefícios para si mesma.

D. A justiça dos sacerdotes e dos anciãos nos dias de Jesus se manifestava em forma de egoísmo e orgulho. A bondade deles não passava de hipocrisia!

E. Aqueles que rejeitam a Jesus, sejam eles quem for, sofrerão as conseqüências dos seus atos

Atos 4:12

12 E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.

Atos 17:30—31

30 Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam;

31 porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos.

Conclusão:

1. Existe uma obra de Deus que precisa ser feita e Ele nos tem comissionado para fazê-la. Isto envolve tanto grandes privilégios como graves responsabilidades.

2. Cada vez que nos recusamos ouvir o Senhor vamos nos embrutecendo contra sua voz que nos fala, repetidas vezes, através da palavra e dos outros irmãos.

2. Não é a esfera em que nos movemos que prova nosso valor e santidade e sim a intenção dos nossos corações que conta diante de Deus.

3. Rejeitar a Jesus é o erro mais fatal que qualquer pessoa pode cometer. Aceitar ou rejeitar a Cristo é o elemento determinante no destino eterno da humanidade.

4. Que Deus possa nos conceder um espírito de humildade sempre que formos corrigidos. Que em vez de nos irarmos possamos reagir com humildade.

OUTRAS PARÁBOLAS DE JESUS PODEM SER ENCONTRADAS NOS LINKS ABAIXO:

001 – O Sal

002 – Os Dois Fundamentos

003 – O Semeador

004 – O Joio e o Trigo =

005 – O Credor Incompassivo

006 — O Grão de Mostarda e o Fermento

007 — Os Meninos Brincando na Praça

008 — A Semente Germinando Secretamente

009 e 010 — O Tesouro Escondido e a Pérola de Grande Valor

011 — A Eterna Fornalha de Fogo

012 — A Parábola dos Trabalhadores na Vinha

013 — A Parábola dos Dois Irmãos

014 — A Parábola dos Lavradores Maus — Parte 1

014A — A Parábola dos Lavradores Maus — Parte 2

015 — A Parábola das Bodas —

016 — A Parábola da Figueira

017 — A Parábola do Servo Vigilante

018 — A Parábola do Ladrão

019 — A Parábola do Servo Fiel e Prudente

020 — A Parábola das Dez Virgens

021 — A Parábola dos Talentos

022 — A Parábola das Ovelhas e dos Cabritos

023 — A Parábola dos Dois Devedores

024 — A Parábola dos Pássaros e da Raposa

025 — A Parábola do Discípulo que Desejava Sepultar Seu Pai

026 — A Parábola da Mão no Arado

027 — A Parábola do Bom Samaritano — Completo

027A — A Parábola do Bom Samaritano — Parte 1

027B — A Parábola do Bom Samaritano — Parte 2 — Os Ladrões e o Sacerdote

027C — A Parábola do Bom Samaritano — Parte 3 — O Levita

027D — A Parábola do Bom Samaritano — Parte 4 — O Samaritano

027E — A Parábola do Bom Samaritano — Parte 5 — O Socorro

027F — A Parábola do Bom Samaritano — Parte 6 — O transporte até a hospedaria

027G — A Parábola do Bom Samaritano — Parte 7 — O pagamento final

027H — A Parábola do Bom Samaritano — Parte 8 — O diálogo final entre Jesus e o doutor da Lei

028 — A Parábola do Rico Tolo —

029 — A Parábola do Amigo Importuno —

030 — A Parábola Acerca de Pilatos e da Torre de Siloé

031 — A Parábola da Figueira Estéril

032 — A Parábola Acerca dos Primeiros Lugares

033 — A Parábola do Grande Banquete

034 — A Parábola do Construtor da Torre e do Grande Guerreiro

035 — Introdução a Lucas 15 — Parábolas Acerca da Condição Perdida da Raça Humana — Parte 001

036 — Introdução a Lucas 15 — Parábolas Acerca da Condição Perdida da Raça Humana — Parte 002

037A — Parábolas de Jesus — Mateus 18:12—14 e Lucas 15:4—7 — A Parábola da Ovelha Perdida — Parte 001

037B — Parábolas de Jesus — Mateus 18:12—14 e Lucas 15:4—7 — A Parábola da Ovelha Perdida — Parte 002

037C — Parábolas de Jesus — Mateus 18:12—14 e Lucas 15:4—7 — A Parábola da Ovelha Perdida — Parte 003

037D — Parábolas de Jesus — Mateus 18:12—14 e Lucas 15:4—7 — A Parábola da Ovelha Perdida — Parte 004 — A Influência do Antigo Testamento

037E — Parábolas de Jesus — Mateus 18:12—14 e Lucas 15:4—7 — A Parábola da Ovelha Perdida — Parte 005 — Características Cristológicas da Parábola da Ovelha Perdida

037F — Parábolas de Jesus — Mateus 18:12—14 e Lucas 15:4—7 — A Parábola da Ovelha Perdida — Parte 006 — A importância das pessoas perdidas.


Grande Abraço e que Deus possa abençoar a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário