quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

PARÁBOLAS DE JESUS - LUCAS 7:36—50 — A PARÁBOLA DOS DOIS DEVEDORES — SERMÃO 023


Esse artigo é parte da série "Parábolas de Jesus" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa série, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará links para os outros artigos dessa série.


Sermão 023

AS PARÁBOLAS DE JESUS

A PARÁBOLA DOS DOIS DEVEDORES


Sermão 023 — A Parábola dos Dois Devedores

Lucas 7:36—50

36 Convidou-o um dos fariseus para que fosse jantar com ele. Jesus, entrando na casa do fariseu, tomou lugar à mesa.

37 E eis que uma mulher da cidade, pecadora, sabendo que ele estava à mesa na casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com unguento;

38 e, estando por detrás, aos seus pés, chorando, regava-os com suas lágrimas e os enxugava com os próprios cabelos; e beijava-lhe os pés e os ungia com o unguento.

39 Ao ver isto, o fariseu que o convidara disse consigo mesmo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, porque é pecadora.

40 Dirigiu-se Jesus ao fariseu e lhe disse: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. Ele respondeu: Dize-a, Mestre.

41 Certo credor tinha dois devedores: um lhe devia quinhentos denários, e o outro, cinquenta.

42 Não tendo nenhum dos dois com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Qual deles, portanto, o amará mais?

43 Respondeu-lhe Simão: Suponho que aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe: Julgaste bem.

44 E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos.

45 Não me deste ósculo; ela, entretanto, desde que entrei não cessa de me beijar os pés.

46 Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta, com bálsamo, ungiu os meus pés.

47 Por isso, te digo: perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.

48 Então, disse à mulher: Perdoados são os teus pecados.

49 Os que estavam com ele à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este que até perdoa pecados?

50 Mas Jesus disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.

Introdução

1. Existem 39 parábolas contadas por Jesus registradas nos Evangelhos.

2. A Parábola dos dois devedores é apresentada exclusivamente em Lucas.

3. A parábola em si é bastante breve ocupando apenas 3 versículos — Lucas 7:41—43 — mas trata de um assunto da maior importância para doso nós: o PERDÃO.

4. Assim o tema da mesma é que o grau de gratidão de uma pessoa cuja dívida foi perdoada é diretamente proporcional ao tamanho da mesma.


I. A Parábola.

As Circunstâncias ao Redor da Parábola.

É possível que a história tenha se passado em dia de Sábado

1. Naqueles dias era um grande privilégio poder convidar o pregador do dia para participar de uma refeição na casa de alguém.

2. Simão, o fariseu, convidou Jesus para participar junto com outros convidados do almoço do dia do sábado o que era uma grande honra para o convidado e demonstrava a generosidade — em parte — daquele que tinha feito o convite.

3. Dissemos “em parte”, porque não é difícil perceber que o anfitrião foi bastante negligente para com seu convidado especial.

4. As regras de cortesia daqueles dias exigiam do anfitrião três coisas com relação aos seus convidados:

a. Receber os convidados com um beijo fraternal.

b. Ordenar que os mesmo tivessem os pés lavados por algum servo.

c. Ungir a cabeça dos convidados com óleo perfumado.

5. Simão, o fariseu, ignorou essas regras simples, mas ele estava se encaminhando para uma grande surpresa e uma dura repreensão por parte de Jesus.

6. A refeição era servida em uma mesa em formato de “U” com pequenos sofás espalhados ao redor, onde os convidados se reclinavam sobre o braço esquerdo deixando livre o direito para tomar as porções dos alimento. Os pés dos convidados ficavam voltados para o lado oposto da mesa.

7. Se fosse verão a refeição costumava ser servida ao ar livre se o tempo assim permitisse.

II. A Mulher — Parte 1.

1. Durante a refeição uma mulher entrou na casa. Ela era bem conhecida por causa do padrão moral questionável que havia adotado.

2. Ele se dirigiu para Jesus com a intenção de lhe oferecer um vaso de alabastro contendo um unguento perfumado.

3. É possível que a mulher já conhecesse a Jesus por telo ouvido falar acerca da salvação pela graça e acerca do perdão dos pecados.

4. Suas emoções corriam soltas e ela se viu chorando e banhando os pés de Jesus com suas próprias lágrimas. Não estando devidamente preparada para aquela circunstância, ela tomou seus próprios cabelos e começou a enxugar os pés do Senhor Jesus.

5. Para Simão aquela cena representava um grande embaraço. De onde teria vindo o dinheiro para comprar aquele perfume? Se o mesmo fosse fruto da vida pregressa daquela mulher então seriam impuro conforme:

Deuteronômio 23:18

Não trarás salário de prostituição nem preço de sodomita à Casa do SENHOR, teu Deus, por qualquer voto; porque uma e outra coisa são igualmente abomináveis ao SENHOR, teu Deus.


6. Além do mais, era contra os bons costumes da época uma mulher soltar seus cabelos diante de homens.

7. Simão estava surpreso que Jesus permitisse tudo aquilo sem dizer nada e sem perguntar nada. Isso lhe dava uma profunda convicção que Jesus não era um verdadeiro profeta. Se ele fosse, Simão tinha certeza que Jesus saberia tudo sobre aquela mulher. Além do mais Jesus permitiu ser tocado por aquela mulher e não apenas isso, permitiu que a mesma até beijasse seus pés.

III. A Parábola.

1. A mensagem de Jesus era composta de Boas Novas acerca da Salvação gratuita pela fé em Deus. É possível que naquele mesmo dia a mulher tivesse ouvido Jesus pregar na sinagoga, mesmo que tivesse que ficar do lado de fora da mesma por causa da sua vida.

2. Agora ela procura o Senhor para agradecer o perdão dos seus pecados.

3. Já Simão em sua cegueira farisaica não podia perceber a alegria que transbordava do coração daquela que sabia que tinha sido perdoado graciosamente.

4. O Senhor Jesus sabia o que Simão estava pensando e procura corrigi-lo de modo brando e gracioso.

5. Todavia antes das palavras de correção, Jesus resolve contar uma parábola para ilustrar o que pretendia dizer e conduzir Simão a se condenar pelas suas próprias palavras.

6. A parábola está em Lucas 7:41—43

41 Certo credor tinha dois devedores: um lhe devia quinhentos denários, e o outro, cinqüenta.

42 Não tendo nenhum dos dois com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Qual deles, portanto, o amará mais?

43 Respondeu-lhe Simão: Suponho que aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe: Julgaste bem.

7. Jesus então perguntou a Simão: “VÊS ESTA MULHER”. É CLARO QUE Simão podia ver a mulher, mas ele estava cego, espiritualmente, que não podia enxergar o que estava realmente acontecendo. Era o cumprimento da profecia de

Isaías 6:9—10

9 Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais.

10 Torna insensível o coração deste povo, endurece-lhe os ouvidos e fecha-lhe os olhos, para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos e a entender com o coração, e se converta, e seja salvo.

8. O problema central de Simão era seu profundo sentimento de autojustificação que o tornava duro em seu coração porque se achava melhor do que as outras pessoas, independente de quem elas fossem. Ele chegou a se considerar melhor que o próprio Senhor Jesus quando pensou que Cristo não poderia ser um profeta verdadeiro.

9. Jesus também via a mulher, mas ele conseguia enxergar a realidade do fato dela ter sido perdoada de seus muitos pecados, e por isso Jesus estava pronto para aceitar toda aquela expressão de gratidão.

IV. A Mulher — Parte 2

1. A mulher não falou nada durante toda a narrativa de Lucas. Mas no fundo do seu ser ela sabia que sua alma havia sido libertada da condenação e do poder que o pecado exercia sobre ela.

2. Tal conhecimento é realmente transformador, como disse o próprio Jesus:

João 8:32

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

3. E era esse conhecimento libertador que a mulher havia experimentado que explicava toda sua gratidão para com Jesus, lavando, ungindo e beijando os pés de Jesus.

4. Já Simão, coberto com sua própria capa de autojustificação, não tinha necessidade de receber qualquer tipo de perdão. Ele se considerava justo diante de Deus, por causa das regras que obedecia. Ou seja, Simão não entendia, como a maioria das pessoas nesse mundo, o significado da GRAÇA. Essas são todas pessoas muito ocupadas com suas religiões, porque acreditam que podem alcançar a salvação por seus próprio méritos por meio da obediência a rituais e pela prática de boas obras.

5. Ao perguntar a Simão se ele via a mulher, Jesus estava dirigindo a atenção de Simão não para a mulher, mas para que considerasse se própria vida espiritual diante de Deus.

6. Por fim, Jesus confirma com palavras aquilo que a mulher já havia experimentado pela fé: TEUS PECADOS ESTÃO PERDOADOS. Oh! Benditas palavras de perdão, salvação e libertação da alma escravizada pelo pecado.

7. As últimas palavras de Jesus não poderiam ser diferentes para aquela mulher: VAI-TE EM PAZ!

V. Conclusão


1. O perdão de pecados — a salvação — é oferecido para nós de graça. É fruto exclusivo da graça de Deus

2. Nosso amor por Jesus só pode ser genuíno quando o reconhecemos como nosso Senhor e Salvador e como aquele que perdoa todos os nossos pecados. Esse reconhecimento desperta em nós toda vontade de expressar nosso amor pelo Salvador.

3. O perdão que nos é oferecido de graça teve, na realidade um alto preço: a morte do próprio Filho de Deus sobre a cruz no monte Calvário.

2 Coríntios 5:21

Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.

4. Quando experimentamos o verdadeiro amor de Jesus por nós, então podemos servi-lo de todo o nosso coração e fazer dele e da vida cristã a prioridade número um das nossas vidas, conforme a própria orientação do Senhor:

Lucas 9:23

Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.

5. Na confrontação com Jesus existem apenas duas possibilidades: fé ou ofensa. A pessoa pode ter fé e receber, de graça, o perdão de Deus ou sentir-se ofendida porm causa de todo seu esforço para alcançar a autojustificação.

6. Muitos imaginam que seguir a cristo é algo penoso e cansativo, mas a Palavra de Deus nos diz o seguinte:

Mateus 11:28—30

28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.

29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.

30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

1 João 5:3

Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos.




OUTRAS PARÁBOLAS DE JESUS PODEM SER ENCONTRADAS NOS LINKS ABAIXO:

001 – O Sal

002 – Os Dois Fundamentos

003 – O Semeador

004 – O Joio e o Trigo =

005 – O Credor Incompassivo

006 — O Grão de Mostarda e o Fermento

007 — Os Meninos Brincando na Praça

008 — A Semente Germinando Secretamente

009 e 010 — O Tesouro Escondido e a Pérola de Grande Valor

011 — A Eterna Fornalha de Fogo

012 — A Parábola dos Trabalhadores na Vinha

013 — A Parábola dos Dois Irmãos

014 — A Parábola dos Lavradores Maus — Parte 1

014A — A Parábola dos Lavradores Maus — Parte 2

015 — A Parábola das Bodas —

016 — A Parábola da Figueira

017 — A Parábola do Servo Vigilante

018 — A Parábola do Ladrão

019 — A Parábola do Servo Fiel e Prudente

020 — A Parábola das Dez Virgens

021 — A Parábola dos Talentos

022 — A Parábola das Ovelhas e dos Cabritos

023 — A Parábola dos Dois Devedores

024 — A Parábola dos Pássaros e da Raposa

025 — A Parábola do Discípulo que Desejava Sepultar Seu Pai

026 — A Parábola da Mão no Arado

027 — A Parábola do Bom Samaritano — Completo

027A — A Parábola do Bom Samaritano — Parte 1

027B — A Parábola do Bom Samaritano — Parte 2 — Os Ladrões e o Sacerdote

027C — A Parábola do Bom Samaritano — Parte 3 — O Levita

027D — A Parábola do Bom Samaritano — Parte 4 — O Samaritano

027E — A Parábola do Bom Samaritano — Parte 5 — O Socorro

027F — A Parábola do Bom Samaritano — Parte 6 — O transporte até a hospedaria

027G — A Parábola do Bom Samaritano — Parte 7 — O pagamento final

027H — A Parábola do Bom Samaritano — Parte 8 — O diálogo final entre Jesus e o doutor da Lei

028 — A Parábola do Rico Tolo —

029 — A Parábola do Amigo Importuno —

030 — A Parábola Acerca de Pilatos e da Torre de Siloé

031 — A Parábola da Figueira Estéril

032 — A Parábola Acerca dos Primeiros Lugares

033 — A Parábola do Grande Banquete

034 — A Parábola do Construtor da Torre e do Grande Guerreiro

035 — Introdução a Lucas 15 — Parábolas Acerca da Condição Perdida da Raça Humana — Parte 001

036 — Introdução a Lucas 15 — Parábolas Acerca da Condição Perdida da Raça Humana — Parte 002

037A — Parábolas de Jesus — Mateus 18:12—14 e Lucas 15:4—7 — A Parábola da Ovelha Perdida — Parte 001

037B — Parábolas de Jesus — Mateus 18:12—14 e Lucas 15:4—7 — A Parábola da Ovelha Perdida — Parte 002

037C — Parábolas de Jesus — Mateus 18:12—14 e Lucas 15:4—7 — A Parábola da Ovelha Perdida — Parte 003

037D — Parábolas de Jesus — Mateus 18:12—14 e Lucas 15:4—7 — A Parábola da Ovelha Perdida — Parte 004 — A Influência do Antigo Testamento

037E — Parábolas de Jesus — Mateus 18:12—14 e Lucas 15:4—7 — A Parábola da Ovelha Perdida — Parte 005 — Características Cristológicas da Parábola da Ovelha Perdida

037F — Parábolas de Jesus — Mateus 18:12—14 e Lucas 15:4—7 — A Parábola da Ovelha Perdida — Parte 006 — A importância das pessoas perdidas.

Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

6 comentários:

  1. Legal. Que Deus continue te dando graça.

    ResponderExcluir
  2. MUITO bom! Se tiver um tempinho confira este vídeo!
    https://www.youtube.com/watch?v=bPJ3sk893i8

    ResponderExcluir
  3. Faça por favor das outras parábolas.. estou a procura da parábola do filho pródigo e do mordomo infiel. Graça e paz

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz . Falta a parábola do mordomo infiel e do filho pródigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Rebeka,

      Obrigado por me escrever. A publicação das parábolas de Jesus segue um cronograma fixo. Agora estamos trabalhando na exposição de Lucas 15. A primeira parábola é da Ovelha perdida. Em seguida virá a da Dracma Perdida e, por fim, a parábola dos Dois Filhos Perdidos.

      A parábola do Administrador Infiel virá mais adiante.

      Enquanto isso, você poderá, se desejar, adquirir o seguinte livro:

      As Parábolas de Jesus
      Autor: Simon Kistemaker
      Editora: Cultura Cristã

      Esse é um livro excelente para uma introdução às parábolas de Jesus.

      Grande abraço,

      irmão Alex

      Excluir