segunda-feira, 25 de agosto de 2014

ESTUDO DA VIDA DE JESUS – PARTE 2 – ESTUDO 030 - O PRÓLOGO AO EVANGELHO DE JOÃO 1:1-18


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Essa é uma série cujo propósito é estudar, com profundidade, a vida do Senhor Jesus como apresentada nos quatro Evangelhos. No final de cada estudo você irá encontrar links para outros estudos. A Série tem o título Geral de: Jesus Confronta a Religião, a Sociedade e a Cultura.

Jesus Confronta a Religião, a Sociedade e a Cultura.

Lição 030 – OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 004.


II. O Prólogo do Evangelho de João – João 1:1—18 — Continuação

C. Exposição de João 1:1—18.

1. João 1:1— No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

No Princípio – Esta é a mesma expressão que encontramos em Gênesis 1:1 nas nossas bíblias em português na versão de Almeida Revista e Atualizada — ARA. Na tradução da escrituras hebraicas feitas para o grego e compiladas no volume que chamamos de “Septuaginta”[1], a palavra hebraica רֵאשִׁית re’shiyth – princípio é traduzida pela expressão grega ἀρχῃ̂ arché — princípio. Esta é exatamente a palavra grega usada por João aqui nesse versículo. Como acontece com o autor de livro do Gênesis — Moisés — aqui também João não está interessado em desenvolver nenhum tipo de argumentos a favor da existência de Deus. Tal existência é assumida pura e simplesmente. O objetivo de João parece ser inequívoco: ele deseja colocar o “Verbo” na mesma exata posição ocupada pelo Deus criador mencionado em Gênesis 1:1. Ou seja, João deseja identificar, de plena forma, o “Verbo” com o próprio Deus. O momento descrito nas duas passagens, de Gênesis e João, faz referência ao período antes da criação, quando o tempo não existia, quando o mundo não existia. Quando havia somente Deus! O significado daquilo que João está dizendo é: o “Verbo” existia antes que o mundo fosse criado. Esta verdade não faz referência ao Senhor Jesus e sim Àquele que se tornou homem através da encarnação — ver João 1:14. João está bem familiarizado com a forma judaica de pensar e se utiliza dela para expressar suas idéias. Para os judeus a expressão “princípio” denotava aquele tempo que chamamos de eternidade. Assim Deus e o “Verbo” são descritos como existentes ANTES da formação do mundo – ver, por exemplo —

Salmos 90:2

Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.

Independentemente de qual possa ser o significado da expressão “Verbo”, que iremos analisar mais adiante, o que deve ficar claro para nós é o fato de que esse “Verbo” possuía uma existência semelhante à do próprio Deus i. e., existia antes da criação. Dessa maneira ele não pode ser uma “criatura” nem um “ser criado”. Pelo contrário, ele precisa ser “eterno” e “não criado”. Ora, existe somente um ser que é “não criado” então, este “Verbo” que se manifestou na pessoa humana de Jesus deve ser, como de fato é, divino. A grande maioria das religiões, algumas inclusive que se dizem cristãs, negam a divindade de Jesus. Mas a colocação de João associada às palavras do próprio Jesus, não devem deixar nenhuma dúvida de quem ou o quê Ele realmente era ou é. E mais, os que não acreditam precisam se preparar para as graves consequências que os aguardam. Vejamos o que o Senhor Jesus disse a este respeito:

João 3:13

Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem.

João 6:46

Não que alguém tenha visto o Pai, salvo aquele que vem de Deus; este o tem visto.

João 6:62

Que será, pois, se virdes o Filho do Homem subir para o lugar onde primeiro estava?

João 8:14

Respondeu Jesus e disse-lhes: Posto que eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro, porque sei donde vim e para onde vou; mas vós não sabeis donde venho, nem para onde vou.

João 8:58

Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU.

João 16:28
Vim do Pai e entrei no mundo; todavia, deixo o mundo e vou para o Pai.

João 17:5

E, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo.

O verbo que desceu do céu e se manifestou como o ser humano que chamamos de Jesus, não faz parte das coisas criadas porque Ele existia antes que todas elas fossem criadas. João mesmo nos diz que foi através deste mesmo “Verbo” que TODAS as coisas foram criadas — ver

João 1:3

Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.

João 1:10

O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu.

Assim, a testemunha ocular, que conhecemos por João está lançando o fundamento para aquele que, talvez, seja seu argumento mais importante e que é: o homem Jesus é a encarnação do próprio Deus Eterno.

Era – Na pequena frase que temos aqui no versículo1, João usa por três vezes a expressão ἦν ên — era. Essa palavra é uma forma imperfeita do verbo eimi que corresponde ao nosso verbo “ser”. Ao utilizar este verbo, nesta forma imperfeita, João deseja enfatizar que não existe um princípio que possa ser aplicado nem a Deus nem ao “Verbo”. Eles existem continuamente, sem princípio e sem fim. Esta existência eterna do “Verbo” é contrastada com as coisas criadas, pois João se refere a elas como sendo ἐγένετο egéneto — criadas i. e., como coisas que possuem um início — ver João 1:3 acima. O mesmo termo é utilizado para descrever João Batista no verso 6 onde encontramos a expressão “houve um homem”. Por modo semelhante, quando João se refere à encarnação do “Verbo” ele faz uso deste mesmo verbo ἐγένετο egéneto cujo significado é tornar-se ou fez-se, i.e., vir à existência, começar a ser, receber a vida, conforme lemos em —

João 1:14

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

O contraste entre estes dois verbos gregos fica bem caracterizado em

João 8:58

Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU.

Abraão é referido como γενέσθαι genésthai – existisse i. e., como alguém que veio a existir, como alguém que tem um início específico.

Jesus, por sua vez, se refere a si mesmo como ἐγὼ εἰμί egò eimí — EU SOU, como alguém que é, sem ter um início; como alguém que é de forma contínua ou permanente.

O uso do verbo grego ἦν ên – representa ainda um indicativo de que João não estava se referindo a um ponto preciso, com relação a uma sequência temporal, ao usar a palavra ἀρχῃ̂ arché — princípio. Pelo contrário, a combinação destes dois termos aponta para aquilo que está para além do início do tempo. Aponta para a própria eternidade.

Outros estudos acerca da vida de Jesus podem ser encontrados nos links abaixo:

001 — Estudos Na Vida de Jesus — Porque Jesus Veio a Este Mundo

002 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 001

003 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 002.

004 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões —

005 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 2.

006 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 3.

007 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 4.

008 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 5.

009 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 6.

010 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 7.

011 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 8.

012 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 9.

013 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 10.

014 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 11.

015 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 12

016 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 13

017 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14A

017 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14B

017 C — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14C

017 D — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14D

018 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15A

018 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15B

019A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16A

019B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16B

020 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 17

021 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 18

022 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 19

023 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 20

024 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 21

025 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 22

026 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 23
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/04/estudo-da-vida-de-jesus-parte-1-estudo.html

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 PODEM SER ENCONTRADOS NOS LINKS ABAIXO:
001 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 027 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 001 — A PLENITUDE DO TEMPO
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/05/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
002 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 028 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 002 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE LUCAS — LUCAS 1:1—4
003 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 029 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 003 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 001
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/07/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
004 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 030 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 004 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 002
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/08/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
005 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 031 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 005 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 003
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/09/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
006 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 032 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 006 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 004
007A — A DIVINDADE DE JESUS E A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS OU IGREJA DOS MÓRMONS.
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/11/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
007C —  A DIVINDADE DE JESUS E OS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/11/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo_30.html
007D — A DIVINDADE DE JESUS E  IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA — PARTE 001http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
007E — A DIVINDADE DE JESUS E  IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA — PARTE 002http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo_3.html
008 — A DIVINDADE DE JESUS COMO APRESENTADA PELO EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 001
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo_31.html
009 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 002
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/02/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
010 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 003
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/03/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
011 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 004http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/05/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
012 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 005http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/06/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
013 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 006
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/07/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
014 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 007
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/08/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
015 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 008
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/09/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
016 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 009
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/11/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
017 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 010
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
018 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 011
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/02/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
019 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 012
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/04/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
020 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 013
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/06/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
21 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 014
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/08/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
022 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 015 — A LUZ DOS HOMENS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/10/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
023 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 016 — JESUS VEIO TRAZER O PERDÃO E A SALVAÇÃO DE DEUS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo_8.html
024 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 017 — JESUS É O MESSIAS PROMETIDO NA PROFECIA DAS 70 SEMANAS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo_11.html
025 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 018 — JESUS É O SOL DA JUSTIÇA PROMETIDO NA PROFECIA DE MALAQUIAS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
26 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 019 — O TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
27 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 020 — O TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS — PARTE 002

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

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Desde já agradecemos a todos. 




[1] Septuaginta, comumente identificada pelo símbolo LXX, é a tradução das escrituras hebraicas para o grego realizada no Egito sob o patrocínio de Ptolomeu II Filadelfo - 285–246 a.C. 

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