segunda-feira, 22 de junho de 2015

GÊNESIS - ESTUDO 032 - A HISTÓRIA DE NOÉ A DA ARCA


Visitantes da versão moderna da arca de Noé na Holanda
Este estudo é parte de uma Análise do Livro do Gênesis. Nosso interesse é ajudar todos os leitores a apreciarem a rica herança que temos nas páginas da História Primeva da Humanidade. No final de cada estudo o leitor encontrará direções para outras partes desse estudo. 
O Livro do Gênesis
O Princípio de Todas as Coisas

No princípio, Deus criou os céus ea terra        
        Eretz ha ve-et Hashamaim et Elohim Bará Bereshit
        Terra   a  e       céus       os   Deus     criou   princípio No
                                                                                   Gênesis 1:1
IX. A História de Noé.

A. A Bíblia nos diz que “Noé achou graça diante do SENHOR — Gênesis 6:8”. Isto quer dizer que Noé e sua família eram as únicas exceções diante de toda aquela calamitosa situação. E por esse motivo, Noé acabou por encontrar “favor ou aceitação” diante de Deus. É muito importante notarmos como Noé é caracterizado no texto de Gênesis 6:9. Esse versículo nos diz que Noé:

B. Noé era אִישׁ צַדִּיק ish tsaddik — homem justo — Essa expressão é muito rica e indica que Noé era um homem justo e correto. Tal correção e justiça podiam ser vistas na prática da administração do interesse público, na defesa da causa de qualquer pessoa e na conduta e no caráter de forma geral.

C. Noé era também תָּמִים tamiim – íntegro ou alguém que andava de forma consistente com a verdade e os fatos. Noé era um homem correto em meio a toda uma geração de pessoas de mente e práticas distorcidas. Noé tinha por princípio nunca se distanciar da verdade.

D. O resumo deste tipo de vida de correção e integridade é descrito como: אֱלֹהִים הִתְהַלֶּךְ־נֹחַ Elohim hitehalleke NoahNoé andava com Deus. Noé não era apenas justo em sua conduta. Ele era também um homem santo que mantinha comunhão constante com Deus. Esse andar com Deus praticado por Noé é do mesmo tipo daquele que encontramos referente à Enoque – ver Gênesis 5:22.

Quando Noé tinha pelo menos 500 anos ele gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé — ver Gênesis 5:32 e 6:10.

1. Deus Anuncia a Destruição dos Seres Humanos.

Gênesis 6:13

12 Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra.

13 Então, disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os farei perecer juntamente com a terra.

A maior prova de que Noé andava com Deus e que havia encontrado favor e aceitação diante de dEle, nos vem do fato de que Deus falou com Noé diretamente. Esta é uma prática reconhecida como uma verdadeira norma no Antigo Testamento —
Amós 3:7

Certamente, o SENHOR Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas.

Note que Deus diz a Noé tanto o que Ele havia observado — a terra está cheia da violência dos homens — quanto o que Ele havia decidido fazer — eis que os farei perecer juntamente com a terra. Deus estava disposto a dar cabo de todas as criaturas que viviam sobre a terra. Somente os seres aquáticos seriam poupados. Note que a terra estava cheia da violência dos homens. Essa violência era caracterizada por “dano, crueldade e injustiça”. A terra ou porção seca, que havia sido chamada à existência do meio das águas que cobriam toda a superfície do planeta, e que havia permitido a criação e o estabelecimento do homem e de todas as outras criaturas terrestres, estava agora irremediavelmente condenada a ser novamente submergida para causar a destruição dos homens que afrontavam o Deus Eterno —

2 Pedro 3:5—6

5 Porque, deliberadamente, esquecem que, de longo tempo, houve céus bem como terra, a qual surgiu da água e através da água pela palavra de Deus,

6 pela qual veio a perecer o mundo daquele tempo, afogado em água.

Nossas palavras em Gênesis 6:12—13 “corrupção” — v. 12 — e “perecer” — v. 13 — são traduções de uma e mesma expressão hebraica: שָׁחָת shahat. Isto indica que a corrupção é sinônima de perecimento. Diante disso, o Deus Eterno, resolve levar a corrupção humana às últimas consequências.

2. Deus Manda Noé Construir a Arca e Promete Fazer uma Aliança com ele – Gênesis – 6:14—22.

Antes de qualquer coisa, eu preciso começar dizendo que, em muitos assuntos a narrativa bíblica é sucinta e discreta, bem distinta de outras narrativas que alguns pretendem fazer competir com a aquela que encontramos nas Escrituras. Por esse motivo, não iremos especular de forma absurda, mas, quando necessário, faremos sim algum tipo de especulação que seja razoável. Por outro lado também queremos deixar claro que existem muitas afirmações dogmáticas, feitas por pessoas que não conhecem e pior, que não entendem a narrativa bíblica. Entre essas afirmações as mais comuns são: 1) A arca é apenas uma lenda; 2) Os animais não caberiam dentro da arca. Bem, nós pretendemos mostrar que, na maioria desses casos, quem faz tal tipo de afirmação não conhece o suficiente nem da Bíblia nem de zoologia. Mas nosso propósito é ajudar a todos e esperamos que esse material possa contribuir para um debate, sempre mais amplo, especialmente também entre os próprios evangélicos que, muitas vezes, demonstram desconhecer, de forma absoluta, toda essa questão.

a. A Arca de Noé — Detalhes Técnicos contidos na Bíblia Gênesis 6:14—22

14 Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora.

15 Deste modo a farás: de trezentos côvados será o comprimento; de cinquenta, a largura; e a altura, de trinta.

16 Farás ao seu redor uma abertura de um côvado de altura; a porta da arca colocarás lateralmente; farás pavimentos na arca: um em baixo, um segundo e um terceiro.

17 Porque estou para derramar águas em dilúvio sobre a terra para consumir toda carne em que há fôlego de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra perecerá.

18 Contigo, porém, estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos.

19 De tudo o que vive, de toda carne, dois de cada espécie, macho e fêmea, farás entrar na arca, para os conservares vivos contigo.

20 Das aves segundo as suas espécies, do gado segundo as suas espécies, de todo réptil da terra segundo as suas espécies, dois de cada espécie virão a ti, para os conservares em vida.

21 Leva contigo de tudo o que se come, ajunta-o contigo; ser-te-á para alimento, a ti e a eles.

22 Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara.

b. A arca foi uma embarcação construída sob a orientação de Deus, e que foi destinada a salvar Noé e sua família da destruição que iria se abater sobre a raça humana, por meio das águas do dilúvio. As mesmas águas que iriam dar um fim à toda aquela situação, de absoluta corrupção em que se encontravam os seres humanos naqueles dias, seriam o meio pelo qual, mediante a arca, Noé e os seus seriam salvos —

1 Pedro 3:20

Os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água.

c. O que representava a perdição de uns, representava a salvação para outros. A arca nos revela tanto a misericórdia — bondade — quanto o julgamento — a severidade — de Deus —

Romanos 11:22

Considerai, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas, para contigo, a bondade de Deus, se nela permaneceres; doutra sorte, também tu serás cortado.

d. O julgamento de Deus pode ser visto na destruição dos perversos, ao passo que Sua misericórdia pode ser vista na preservação de Noé e, por meio dele, na preservação da raça humana e dos animais criados. O mesmo é verdadeiro com respeito à palavra acerca da cruz do Senhor Jesus que é, para nós, prova do poder de Deus, mas para os que se perdem não passa de loucura —

1 Coríntios 1:18—29

18 Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.

19 Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos.

20 Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo?

21 Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação.

22 Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria;

23 mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios;

24 mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.

25 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.

26 Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento;

27 pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes;

28 e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são;

29 a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.

e. Também podemos notar, no texto de Gênesis, que Noé não era nem um dos נְּפִלִיםnefiliym gigantes, nem pertencia à classe dos גִּבֹּרִים guibboriym valentes. Mas foi exatamente esse homem, Noé, que Deus escolheu para humilhar os grandes e os poderosos. Juntamente com Noé e toda sua família, Deus também salvou os animais por meio das águas do dilúvio.

f. A arca, segundo as instruções fornecidas por Deus a Noé, media 150 metros de cumprimento por 25 metros de largura e 15 metros de altura aproximadamente, se utilizarmos um côvado[1] médio de 50 cm —

Gênesis 6:15

Deste modo a farás: de trezentos côvados será o comprimento; de cinquenta, a largura; e a altura, de trinta.

g. Em termos modernos, calcula-se que a arca possuía uma capacidade de deslocamento da ordem de 43.500 toneladas. Assim construída, a arca era um barco extremamente estável e perfeitamente habilitado para flutuar. Não havia necessidade de transportá-la para colocá-la na água, porque as águas viriam até onde ela estava. A madeira que Deus ordenou Noé utilizar para construir a arca é chamada, no original, de גֹפֶר gofer — e é traduzida por “cipreste”. Todavia devemos deixar bem claro que esta a palavra גֹפֶר gofer, no hebraico, representa um tipo de madeira desconhecida, porque o sentido desta expressão é desconhecido. O material usado para calafetar a arca foi o betume, que foi aplicado tanto por dentro quanto por fora —

Gênesis 6:14

Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora.

h. A iluminação e a ventilação interna estavam garantidas pela construção — aparentemente no alto — de uma estrutura vazada que circundava todo o perímetro da arca —

Gênesis 6:16

Farás ao seu redor uma abertura de um côvado de altura; a porta da arca colocarás lateralmente; farás pavimentos na arca: um em baixo, um segundo e um terceiro.
i. Essa estrutura vazada tinha a largura de 1 Côvado ou 50 cm aproximadamente. A arca possuía apenas uma porta lateral e tinha três andares — ver Gênesis 6:16 acima. Certamente para construí-la era necessária enorme habilidade de carpintaria. Mas, como acontece com todos os mandamentos de Deus, juntamente com os mandamentos, o Senhor sempre supre a capacidade para que possamos obedecê-los.

j. A maioria das pessoas não sabe o que é um navio capaz de deslocar 43.500 toneladas. Assim, para ajudar todos a entender a Arca que Noé construiu e como ela era bem diferente de outras narrativas antigas, que descrevem uma arca e também o próprio dilúvio oferecemos algumas fotos de uma reconstrução moderna da Arca e uma imagem de uma arca “concorrente” citada no Épico de Gilgamesh da Babilônia:

2. A arca de Noé numa réplica moderna seguindo os parâmetros fornecidos pela Bíblia:

Ver fotos no seguinte artigo:


Modelo da Arca do Épico de Gilgamesh — Um cubo de 72 metros, algo que, convenhamos, era muito instável e impróprio para a navegação.  Ver desenho no mesmo artigo acima:

OUTROS ARTIGOS ACERCA DO LIVRO DE GÊNESIS

001 — Introdução e Esboço

002 — Introdução ao Gênesis — Parte 2 — Teorias Acerca da Criação

003 — Introdução ao Gênesis — Parte 3 — A História Primeva e Sua Natureza

004 — Introdução ao Gênesis — Parte 4 — A Preparação para a Vida Na Terra

005 — Introdução ao Gênesis — Parte 5 — A Criação da Vida

006 — Introdução ao Gênesis — Parte 6 — O DEUS CRIADOR

007 — Introdução ao Gênesis — Parte 7 — OS NOMES DO DEUS CRIADOR, OS CÉUS E A TERRA

008 – Gênesis — A Criação de Deus - Parte 1 – A Criação de Deus Dia a Dia – O Primeiro Dia — Parte 1

009 – Gênesis — A Criação de Deus - Parte 8A – A Criação de Deus Dia a Dia – O Primeiro Dia — Parte 2

010 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus - Parte 9 – A Criação de Deus Dia a Dia – O Segundo e o Terceiro Dia

011 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 10 — A Criação de Deus Dia a Dia — O Quarto Dia

012 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 11 — A Criação de Deus Dia a Dia — O Quinto Dia

013 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 12 — A Criação de Deus Dia a Dia — O Sexto Dia — Parte 1

013A — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 12A — A Criação de Deus Dia a Dia — O Sexto Dia — Parte 2

014 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 13 — Teorias Evolutivas

015 — Estudo de Gênesis — Gênesis 2 — Parte 14 — GÊNESIS 2A

016 — Estudo de Gênesis — Gênesis 2 — Parte 15 — GÊNESIS 2B

017 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 16 — GÊNESIS 3A

018 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 17 — GÊNESIS 3B

019 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 18 — GÊNESIS 3C

020 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — O Livre Arbítrio — Parte 19

021 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — O Dois Adãos — Parte 20

022 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — A Era Pré-Patriarcal e a Mulher de Caim — Parte 21

023 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, O Primeiro Construtor de Uma Cidade — Parte 22

024 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, Como Assassino e Fugitivo da Presença de Deus — Parte 23

025 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, Como Primeiro Construtor de uma Cidade e Pseudo-Salvador da Humanidade — Parte 24

026 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — A Conclusão Acerca de Caim — Parte 25

027 — Estudo de Gênesis — Gênesis 5 — Sete e outros Patriarcas Antediluvianos — Parte 26

028 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — A Perversidade Humana, Os Filhos de Deus e as Filhas dos Homens— Parte 27A

029 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — OS Nefilim e os Guiborim — Os Gigantes e os Valentes — Parte 27B

030 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — A Maldade do Coração Humano— Parte 27C.

031 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — A Corrupção Humana Sobre a Face da Terra e Deus Pode se Arrepender? — Parte 27D.

032 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — Noé e a arca que ele construiu orientado por Deus — Parte 28A.

033 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — Noé e a arca que ele construiu orientado por Deus — Parte 28B.

034 — Estudo de Gênesis — Gênesis 7 — Noé e a arca que ele construiu orientado por Deus — Parte 29 — O Dilúvio Foi Global Ou Local?

035 — Estudo de Gênesis — Gênesis 8 — A promessa que Deus Fez a Noé e seus descendentes — Parte 30 — Nunca Mais Destruirei a Terra Pela Água

036 — Estudo de Gênesis —  O Valor Perene do Dilúvio para todas as Gerações — PARTE 001

037 — Estudo de Gênesis — O Valor Perene do Dilúvio para todas as Gerações — PARTE 002

038 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 001

039 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 002

040 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 003

041 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 004 — A NATUREZA DA ALIANÇA ENTRE DEUS E NOÉ

042 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 005 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 001

043 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 006 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 002 — OS NEGROS SÃO AMALDIÇOADOS?

044 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 007 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 003 — A CONTRIBUIÇÃO DOS FILHOS DE NOÉ PARA A HUMANIDADE

045 — Estudo de Gênesis — A TÁBUA DAS NAÇÕES — PARTE 001 — OS DESCENDENTES DE JAFÉ
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/genesis-estudo-045-tabua-das-nacoes.html
Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.



[1] Côvado era uma medida da Antiguidade que estava baseada na distância que vai do cotovelo até a ponta do dedo médio de uma pessoa e que variava entre 45cm a 55cm por côvado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário