terça-feira, 28 de maio de 2013

Gênesis - Estudo 006 - A Criação - Parte 4 – O DEUS CRIADOR


Resultado de imagem para O DEUS CRIADOR

Este estudo é parte de uma Análise do Livro do Gênesis. Nosso interesse é ajudar todos os leitores a apreciarem a rica herança que temos nas páginas da História Primeva da Humanidade. No final de cada estudo o leitor encontrará direções para outras partes desse estudo 

O Livro do Gênesis
O Princípio de Todas as Coisas

בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים אֵת הַשָּׁמַיִם וְאֵת הָאָרֶץ 
            Eretz   ha  ve-et  Hashamaim  et      Elohim        Bará     Bereshit
            Terra   a      e        céus       os        Deus         criou   princípio No
Gênesis 1:1

V. O Ser Humano e a Criação em Geral.

Vamos voltar nossa atenção agora para a criação da vida humana. Mas antes precisamos discorrer acerca da criação como um todo, como a encontramos descrita em Gênesis 1.

A. No Princípio Deus.

A primeira verdade que precisamos estabelecer quando falamos do “Princípio” é que a Bíblia não trata do assunto moderno conhecido como “Teoria da Evolução”. Pelo contrário, a Bíblia assume que Deus não apenas criou os seres humanos como de resto, criou também todas as coisas. Podemos afirmar de forma serena e segura de que não existe nenhuma contradição absoluta entre os ensinamentos da Bíblia em Gênesis 1 – 2 e o atual estágio de desenvolvimento da ciência. A Bíblia, todavia, contradiz qualquer sistema que pretenda explica o “princípio” sem levar em conta a presença de Deus.

Todavia, o fato de que crentes acreditam e aceitam Deus como o Criador não quer dizer que todos concordem 100% em como Deus criou tudo o que há. Muitos cristãos sinceros têm “lutado” com o texto de Gênesis 1 e têm chegado a diferentes conclusões acerca de como Deus executou o processo de criação. Isto é fácil de entender quando levamos em consideração que as evidências disponíveis são muito antigas e sofreram considerável desgaste e encontram-se, por estes motivos, bastante fragmentadas. Como estudantes da Bíblia devemos manter uma postura científica com as nossas mentes abertas sem tentar definir todas as coisas como se fossem rigorosamente “brancas ou pretas”.  Temos que tomar cuidado para não fazer a Bíblia dizer aquilo que ela realmente não está dizendo. Da mesma maneira nós precisamos entender que a ciência não pode ser usada para afirmar nada que realmente não pode ser comprovado.

Neste exato momento não estamos tão interessados no processo usado na criação, mas no princípio ou início da criação. O mundo, como vimos, não é fruto de um acidente nem apareceu como resultado do acaso ou por pura chance. Se as evidências científicas apontam em alguma direção, elas estão apontando para o fato de que existe um “desenho inteligente” do Universo. Sem forçar muito podemos afirmar que o mundo existe porque foi criado por Deus!

A Bíblia não nos ensina apenas que os céus e a terra foram cridos por Deus. Ela nos ensina acerca de quem é Deus. Ela nos ensina que Deus possui uma personalidade, que Ele é uma pessoa e não uma força ou esquema impessoal. A Bíblia também nos ensina que Deus possui um caráter e que toda a criação está imbuída de um propósito conferido pelo Deus criador. Nela nós também encontramos afirmações francas e diretas acerca do fato de que Deus deseja se relacionar e manter comunhão direta com os seres humanos que Ele criou. Deus deu o passo definitivo com relação ao Seu interesse em manter comunhão conosco quando visitou nosso pequeno planeta na pessoa de Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo. Através de Jesus nós podemos conhecer pessoalmente o Deus criador de todo o Universo. O Evangelho de João nos fala do propósito da revelação de Deus, de forma geral, mas de maneira mais apropriada do propósito de Deus na revelação especial e particular na pessoa de Seu Filho. Uma leitura do Evangelho de João neste momento seria bastante proveitosa.

Os céus e a terra estão aqui, nós estamos aqui. Deus criou tudo o que existe e tudo o que podemos experimentar. O livro de Gênesis se inicia com estas sóbrias palavras:

1. Gênesis 1:1 - No princípio criou Deus os céus e a terra

Os céus e terra não existem eternamente; eles tiveram um início. Eles também não surgiram por acaso ou por pura chance; foram criados por Deus. Esta frase: “No princípio criou Deus os céus e a terra”, é uma declaração inequívoca de que Deus é o criador desde o princípio, i.e. desde antes que existisse o tempo[1]. Esta frase se opõe a todas as formas de “Ateísmo”, todas as formas de “Panteísmo” e é contra todos os falsos deuses inventados pelos homens. O Deus criador é aquele que afirma:

Isaías 46:9—11

Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade; que chamo a ave de rapina desde o Oriente e de uma terra longínqua, o homem do meu conselho. Eu o disse, eu também o cumprirei; tomei este propósito, também o executarei.

O Deus criador da Bíblia é um Deus que age sozinho no processo da criação. Ele não precisa de consultores nem depende de terceiros no processo da Criação:

Isaías 44:24

Assim diz o SENHOR, que te redime, o mesmo que te formou desde o ventre materno: Eu sou o SENHOR, que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus e sozinho espraiei a terra.

O primeiro versículo da Bíblia começa com a palavra בְּרֵאשִׁיתbereshit – que é traduzida por “No princípio”. Como usada na Bíblia esta palavra está sempre relacionada ao tempo e está em oposição à אַחֲרִיתahariyt – aquilo que vem depois, posterior, ou seja, aquilo que ainda vai acontecer. Todavia neste versículo de Gênesis 1:1, essa expressão é usada em sentido absoluto e se refere ao princípio quando nada ainda existia. Todas as religiões antigas, especialmente aquelas originadas na Babilônia, aceitavam a idéia de que o universo era eterno e os deuses se deram apenas o trabalho de organizar o caos existente. A Bíblia, ao contrário, é categórica em afirmar que Deus existia antes da matéria surgir, tendo sido Ele mesmo o criador da mesma. De fato a Bíblia diz que Deus é eterno — sempre existiu — ao passo que as outras coisas todas tiveram um princípio:

Salmos 90:2

Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.

103:17

Mas a misericórdia do SENHOR é de eternidade a eternidade, sobre os que o temem, e a sua justiça, sobre os filhos dos filhos.

106:48

Bendito seja o SENHOR, Deus de Israel, de eternidade a eternidade; e todo o povo diga: Amém! Aleluia!

Aqui devemos notar que nos versículos acima, o nome especial pelo qual Deus se revelou e que é representado pelo tetragrama inefável יהוה — YHWH — deveria ser traduzido, de forma mais apropriada,  pela expressão “o ETERNO” do que pela expressão “SENHOR”.

 Criação Ex-Nihilo
A expressão hebraica בָּרָא barah — criou é usada na voz ativa simples, que é chamada de “Qal”, para se referir, exclusivamente, a Deus. Somente Deus tem poder para criar do nada — ex-nihilo — ou criar coisas novas — condições e circunstâncias que envolvam transformações. Como tal, Deus é o único que pode criar a matéria — ver Gênesis 1:1; a vida animal — ver Gênesis 1:21 — e a vida humana e espiritual — ver Gênesis 1:27. Desta maneira, como parece ser óbvio, a criação não está limitada a um único e exclusivo momento. A criação de Deus é independente de outros fatores e não está sujeita a absolutamente nada nem ninguém a não ser o próprio Deus. Todas as vezes que alguma coisa, absolutamente nova, surge i.e. algo que não depende de nada que já existia, previamente ai temos um ato criador de Deus — ver Números 16:28—33. Os autores do Antigo Testamento sempre entenderam que, pelo fato de Deus ser o criador de todo o sistema que encontramos ao nosso redor, assim qualquer coisa ou evento atrelado à criação pode ser atribuído a Deus e a Seu poder criador. O verbo בָּרָא barah — criou ocorre no “Qal” apenas 48 vezes no Antigo Testamento, 11 vezes no livro do Gênesis, 14 vezes no restante do Pentateuco e 21 vezes no livro do profeta Isaías. Em todas estas vezes o sentido é como foi descrito acima.

A expressão DEUS corresponde ao hebraico אֱלֹהִים Elohim — Deus. Essa palavra está realmente no plural no original hebraico. Este tipo de uso, no plural, é a forma favorita utilizada pelos autores do Antigo Testamento para se referir a Deus, em vez de usar as formas hwla e hla que soam como Elôah ou Eloá. Para o leitor mal informado ou mal intencionado pode parecer que os autores do Antigo Testamento ao usarem a forma plural אֱלֹהִים Elohim estivessem se referindo a uma multiplicidade de deuses. Nada poderia ser mais falso! A expressão no plural é usada apenas para indicar a majestade de Deus e é tecnicamente chamado de “plural de majestade”, não tendo a intenção de ser um plural comum quando usado para se referir a Deus. Outro elemento que serve para provar este argumento é o fato de que o termo אֱלֹהִים Elohim, apesar de estar no plural, vem sempre acompanhado de verbos no singular quando se refere a Deus. Adjetivos e pronomes que ocorrem com relação ao termo אֱלֹהִים Elohim, quando este se referem a Deus também estão sempre no singular.

Autores modernos acham que o uso do termo אֱלֹהִים Elohim — Deus, foi proposital visando acomodar tanto a unicidade de Deus — existe um único Deus — como a pluralidade de pessoas dentro da Divindade — um Deus manifesto em três pessoas distintas — ver Gênesis 1:2 e 26. Esta possibilidade é sustentada pelo fato de que a forma אֱלֹהִים Elohim — Deus ocorre exclusivamente no hebraico e em nenhuma outra língua semítica, nem mesmo no aramaico bíblico.

Continua...

OUTROS ARTIGOS ACERCA DA INTRODUÇÃO AO ANTIGO TESTAMENTO

A. O Texto do Antigo Testamento

001 – O CÂNON DO ANTIGO TESTAMENTO

002 – A INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA

003 – A TRANSMISSÃO TEXTUAL DA BÍBLIA — Parte 1 = Os Escribas e O Texto Massorético — TM

004 – A TRANSMISSÃO TEXTUAL DA BÍBLIA — Parte 2 = O Texto Protomassorético e o Pentateuco Samaritano

005 – A TRANSMISSÃO TEXTUAL DA BÍBLIA — Parte 3 = Os Manuscritos do Mar Morto e os Fragmentos da Guenizá do Cairo

006 - A TRANSMISSÃO TEXTUAL DA BÍBLIA — Parte 4 = A Septuaginta ou LXX

007 - A TRANSMISSÃO TEXTUAL DA BÍBLIA — Parte 5 = Os Targuns e Como Interpretar a Bíblia

B. A Geografia do Antigo Testamento

001 – INTRODUÇÃO E MESOPOTÂMIA

002 – O EGITO

003 – A SÍRIA—PALESTINA

C. A História do Antigo Testamento

001 — OS PATRIARCAS DA NAÇÃO DE ISRAEL

002 — NASCE A NAÇÃO DE ISRAEL

003 — A NAÇÃO DE ISRAEL: O REINO UNIDO

004 — O REINO DIVIDIDO E O CATIVEIRO BABILÔNICO

D. A Introdução ao Pentateuco

001 — O PENTATEUCO — PARTE 1 — O QUE É E DO QUE TRATA O PENTATEUCO

002 — O PENTATEUCO — PARTE 2 — OS TEMAS PRINCIPAIS DO PENTATEUCO — PARTE 1

003 — O PENTATEUCO — PARTE 2 — OS TEMAS PRINCIPAIS DO PENTATEUCO — PARTE 2

004 — O PENTATEUCO — PARTE 2 — QUEM ESCREVEU O PENTATEUCO — PARTE 1

005 — O PENTATEUCO — PARTE 3 — QUEM ESCREVEU O PENTATEUCO — PARTE 2

006 — O PENTATEUCO — PARTE 3 — QUEM ESCREVEU O PENTATEUCO — PARTE 3

OUTROS ARTIGOS ACERCA DO LIVRO DE GÊNESIS

001 — Introdução e Esboço

002 — Introdução ao Gênesis — Parte 2 — Teorias Acerca da Criação

003 — Introdução ao Gênesis — Parte 3 — A História Primeva e Sua Natureza

004 — Introdução ao Gênesis — Parte 4 — A Preparação para a Vida Na Terra

005 — Introdução ao Gênesis — Parte 5 — A Criação da Vida

006 — Introdução ao Gênesis — Parte 6 — O DEUS CRIADOR

007 — Introdução ao Gênesis — Parte 7 — OS NOMES DO DEUS CRIADOR, OS CÉUS E A TERRA

008 – Gênesis — A Criação de Deus - Parte 1 – A Criação de Deus Dia a Dia – O Primeiro Dia — Parte 1

009 – Gênesis — A Criação de Deus - Parte 8A – A Criação de Deus Dia a Dia – O Primeiro Dia — Parte 2

010 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus - Parte 9 – A Criação de Deus Dia a Dia – O Segundo e o Terceiro Dia

011 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 10 — A Criação de Deus Dia a Dia — O Quarto Dia

012 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 11 — A Criação de Deus Dia a Dia — O Quinto Dia

013 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 12 — A Criação de Deus Dia a Dia — O Sexto Dia — Parte 1

013A — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 12A — A Criação de Deus Dia a Dia — O Sexto Dia — Parte 2

014 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 13 — Teorias Evolutivas

015 — Estudo de Gênesis — Gênesis 2 — Parte 14 — GÊNESIS 2A

016 — Estudo de Gênesis — Gênesis 2 — Parte 15 — GÊNESIS 2B

017 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 16 — GÊNESIS 3A

018 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 17 — GÊNESIS 3B

019 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 18 — GÊNESIS 3C

020 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — O Livre Arbítrio — Parte 19

021 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — O Dois Adãos — Parte 20

022 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — A Era Pré-Patriarcal e a Mulher de Caim — Parte 21

023 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, O Primeiro Construtor de Uma Cidade — Parte 22

024 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, Como Assassino e Fugitivo da Presença de Deus — Parte 23

025 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, Como Primeiro Construtor de uma Cidade e Pseudo-Salvador da Humanidade — Parte 24

026 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — A Conclusão Acerca de Caim — Parte 25

027 — Estudo de Gênesis — Gênesis 5 — Sete e outros Patriarcas Antediluvianos — Parte 26

028 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — A Perversidade Humana, Os Filhos de Deus e as Filhas dos Homens— Parte 27A

029 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — OS Nefilim e os Guiborim — Os Gigantes e os Valentes — Parte 27B

030 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — A Maldade do Coração Humano— Parte 27C.

031 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — A Corrupção Humana Sobre a Face da Terra e Deus Pode se Arrepender? — Parte 27D.

032 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — Noé e a arca que ele construiu orientado por Deus — Parte 28A.

033 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — Noé e a arca que ele construiu orientado por Deus — Parte 28B.

034 — Estudo de Gênesis — Gênesis 7 — Noé e a arca que ele construiu orientado por Deus — Parte 29 — O Dilúvio Foi Global Ou Local?

035 — Estudo de Gênesis — Gênesis 8 — A promessa que Deus Fez a Noé e seus descendentes — Parte 30 — Nunca Mais Destruirei a Terra Pela Água

036 — Estudo de Gênesis —  O Valor Perene do Dilúvio para todas as Gerações — PARTE 001

037 — Estudo de Gênesis — O Valor Perene do Dilúvio para todas as Gerações — PARTE 002

038 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 001

039 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 002

040 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 003

041 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 004 — A NATUREZA DA ALIANÇA ENTRE DEUS E NOÉ

042 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 005 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 001

043 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 006 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 002 — OS NEGROS SÃO AMALDIÇOADOS?

044 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 007 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 003 — A CONTRIBUIÇÃO DOS FILHOS DE NOÉ PARA A HUMANIDADE

045 — Estudo de Gênesis — A TÁBUA DAS NAÇÕES — PARTE 001 — OS DESCENDENTES DE JAFÉ
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/genesis-estudo-045-tabua-das-nacoes.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.


[1] O momento descrito em Gênesis 1:1 faz referência ao tempo quando ainda a criação não existia, quando o mundo não existia, quando havia somente Deus! Para os judeus a expressão “princípio” denotava aquele tempo que chamamos de eternidade. Assim Deus é descritos como existindo ANTES da formação do mundo – ver, por exemplo, Salmos 90:2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário