quarta-feira, 31 de julho de 2013

Gênesis - Estudo 008 - A Criação — O PRIMEIRO DIA — PARTE 001



Este estudo é parte de uma Análise do Livro do Gênesis. Nosso interesse é ajudar todos os leitores a apreciarem a rica herança que temos nas páginas da História Primeva da Humanidade. No final de cada estudo o leitor encontrará direções para outras partes desse estudo 

O Livro do Gênesis
O Princípio de Todas as Coisas

בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים אֵת הַשָּׁמַיִם וְאֵת הָאָרֶץ 
                    Eretz   ha  ve-et  Hashamaim  et      Elohim        Bará     Bereshit
                    Terra   a      e        céus       os        Deus         criou   princípio No
Gênesis 1:1
 Continuação do Estudo Anterior

Gênesis 1:1 afirma com todas as letras que os céus e a terra, i.e., que o Universo, com tudo o que ele contém, foi criado por Deus. Esta criação é resultado de um ato onipotente da parte de Deus que chama à existência toda uma série de coisas e seres que não existiam antes. Esse é um grande mistério da mesma forma que o fim de todas as coisas também é um grande mistério.

O Universo

Os cientistas observam o mundo criado como ele se apresenta agora, após ter sido criado por Deus. Não fazem a menor idéia de como as coisas vieram a existir. Alguns assumem idéias panteístas, que o Universo é eterno e se criou a si mesmo! Outros, mais materialistas, acham que o Universo sempre existiu e sempre existirá. Mas, independente do que esses homens e mulheres possam pensar ou dizer, nada podem dizer acerca do princípio e do fim de todas as coisas! A Bíblia, ao contrário dos cientistas, afirma que “No princípio criou Deus”. Absolutamente nada é deixado ao sabor do acaso, da chance ou da sorte. De acordo com a Bíblia, existe um propósito na criação que será levado ao seu término segundo a intenção do Deus criador. Sabemos, pela Bíblia, que o Universo não é eterno. Ele foi criado. Teve um início. Sabemos também que o Universo não será eterno. Ele terá um fim. Deus promete em Sua Palavra criar “novos céus e uma nova terra” e somos incentivados a esperar pelo cumprimento desta promessa como aqueles que sabem e conhecem a verdade:
2 Pedro 3:10 – 13

Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão. Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.

e

Apocalipse 21:1 – 7

Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.  Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho.

B. O Primeiro Dia –

Gênesis 1:2—5

A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas. Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia.

Apesar de estar tratando da criação dos céus e da terra, o autor do primeiro capítulo do livro do Gênesis, se ocupa em descrever, com maiores detalhes, exclusivamente, a condição original e a formação progressiva do Planeta Terra. Que a terra é o elemento mais importante na mente do autor pode ser facilmente comprovado pelo fato de o verso 2 em hebraico iniciar com a palavra הָאָרֶץ ha eretz — a terra. Nada mais nos é dito acerca dos céus a não ser aquilo que é necessário por estar diretamente relacionado com a Terra. O autor está escrevendo para os habitantes do Planeta Terra e seu propósito é exclusivamente religioso. Sua intenção é fortalecer a fé em Deus e não satisfazer a curiosidade de ninguém. O que Gênesis 1:2 nos diz acerca do estado caótico da terra pode também ser aplicado aos céus já que os dois procedem duma mesma origem — verso 1.

Resultado de imagem para terra 3d
A Terra

A terra, porém, estava — não se tornou — sem forma e vazia – A etimologia[1] das palavras hebraicas תֹהוּ וָבֹהוּtohu vabohu – não é conhecida. Todavia, seu significado foi fixado pelos estudiosos como sendo “sem forma e vazia”. Em nenhum momento, posterior, estes termos foram usados para descrever uma terra desolada — no sentido de devastada — e sim apenas uma terra vazia ou deserta. A mesma expressão é literalmente usada pelo profeta Jeremias quando diz:

Jeremias 4:23

“Olhei para a terra, e ei-la sem forma e vazia; para os céus, e não tinham luz”.

Estaria Jeremias descrevendo uma terra que havia brotado de um “caos original” como no princípio ou estaria apenas descrevendo uma terra vazia i.e., sem cidades, sem habitantes, sem vegetação, etc.? O contexto do capítulo 4 de Jeremias parece indicar que sua descrição se coaduna melhor com a segunda descrição que acabamos de mencionar. Assim, podemos entender que a terra Primeva era uma terra desolada — lugar muito triste — e desprovida de qualquer beleza ou encanto; era constituída de uma massa disforme, de uma massa rude. Os gregos definiam esta condição como uleamorfoV - uleámorfos – sem forma ou caoV - cáos – caos.

Havia trevas sobre a face do abismo — Em hebraico a expressão תְהוֹם tehom — abismo, indica apenas o rugido de águas agitadas — ver Salmos 42:7; ou águas de um vagalhão ou ainda, águas profundas – ver Êxodo 15:5 e Deuteronômio 8:7. Desta mesma maneira é comum os autores bíblicos se referirem às profundezas do mar como “o abismo” — ver Jó 28:14 e 38:16. Mesmo abismos sobre a superfície da terra são descritos por este termo — ver Salmos 71:20.

A massa caótica representada pela terra e pelo firmamento constituía algo indistinguível e disforme, como algo não nascido e que continuava imerso em um profundo ἀβύσσου abússou — abismo de águas. Esse abismo, por sua vez, estava envolto em densas trevas. E tudo isto estava, ao mesmo tempo, em um profundo processo de formação, pois o Espírito de Deus estava pairando — mover-se ou agitar-se com lentidão no alto — sobre estas águas profundas e tudo que elas continham.

E o Espírito de Deus pairava por sobre as águas – A palavra hebraica רוּחַ ruach — traduzida aqui por Espírito pode também significar hálito, no sentido de sopro, vento, alma — parte imaterial dos seres humanos ou mente. Esta expressão foi traduzida para o grego como sendo πνευ̂μα pneûma — Espírito de Deus, espírito, vida interior, disposição, estado mental; ser espiritual ou poder espiritual, vento, hálito ou aparição fantasmagórica. Com base nesses inúmeros usos dos termos tanto no hebraico quanto no grego, muitos autores, cristãos inclusive, têm assumido que a expressão רוּחַ ruach, neste versículo se refere ao hálito de Deus, para o deleite das assim chamadas Testemunhas de Jeová. Todavia tal não pode ser o caso porque o verbo usado רַחֶפֶת rachaphet — pairava, exige algo mais do que um simples hálito. De fato, a única explicação satisfatória é que se refere ao poder criativo do Espírito de Deus, como podemos ler em

Salmos 104:24 – 30

24 Que variedade, SENHOR, nas tuas obras! Todas com sabedoria as fizeste; cheia está a terra das tuas riquezas.

25 Eis o mar vasto, imenso, no qual se movem seres sem conta, animais pequenos e grandes.

26 Por ele transitam os navios e o monstro marinho que formaste para nele folgar.

27 Todos esperam de ti que lhes dês de comer a seu tempo.

28 Se lhes dás, eles o recolhem; se abres a mão, eles se fartam de bens.

29 Se ocultas o rosto, eles se perturbam; se lhes cortas a respiração, morrem e voltam ao seu pó.

30 Envias o teu Espírito, eles são criados, e, assim, renovas a face da terra.

Era o Espírito de Deus quem estava agindo sobre a massa disforme e sem vida, separando os elementos e preparando os mesmos com força vital, para assumir a forma de seres vivos que os mesmos deveriam assumir em seguida, tão logo fossem chamados à existência. Como o verbo רחף rachaph está no Piel — ativo intenso no hebraico — o sentido é o mesmo de um pássaro assentado sobre seus novos filhotes. Este simples ato, nós sabemos, transmite o calor necessário que irá ajudar a prole a desenvolver capacidades vitais para a vida que se seguirá — ver Deuteronômio 32:11. É exatamente dessa mesma maneira que o Espírito de Deus pairava por sobre a face do abismo que havia recebido todos os elementos criadores de vida, visando enchê-los com energia vital. As três afirmativas que encontramos neste versículo de Gênesis 1:2 —

1. A terra, porém, estava sem forma e vazia;

2. Havia trevas sobre a face do abismo,

3. E o Espírito de Deus pairava por sobre as águas

descrevem uma e a mesma situação: a condição da terra imediatamente depois da criação do universo. A posição, realmente teosófica, daqueles que defendem a idéia de que existe uma enormidade de tempo entre Gênesis 1:1 e Gênesis 1:2 e que desejam preencher este tempo com uma enorme horda de espíritos maléficos com suas obras demoníacas, não passa, realmente, de uma interpolação arbitrária.

Continua...

OUTROS ARTIGOS ACERCA DA INTRODUÇÃO AO ANTIGO TESTAMENTO

A. O Texto do Antigo Testamento

001 – O CÂNON DO ANTIGO TESTAMENTO

002 – A INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA

003 – A TRANSMISSÃO TEXTUAL DA BÍBLIA — Parte 1 = Os Escribas e O Texto Massorético — TM

004 – A TRANSMISSÃO TEXTUAL DA BÍBLIA — Parte 2 = O Texto Protomassorético e o Pentateuco Samaritano

005 – A TRANSMISSÃO TEXTUAL DA BÍBLIA — Parte 3 = Os Manuscritos do Mar Morto e os Fragmentos da Guenizá do Cairo

006 - A TRANSMISSÃO TEXTUAL DA BÍBLIA — Parte 4 = A Septuaginta ou LXX

007 - A TRANSMISSÃO TEXTUAL DA BÍBLIA — Parte 5 = Os Targuns e Como Interpretar a Bíblia

B. A Geografia do Antigo Testamento

001 – INTRODUÇÃO E MESOPOTÂMIA

002 – O EGITO

003 – A SÍRIA—PALESTINA

C. A História do Antigo Testamento

001 — OS PATRIARCAS DA NAÇÃO DE ISRAEL

002 — NASCE A NAÇÃO DE ISRAEL

003 — A NAÇÃO DE ISRAEL: O REINO UNIDO

004 — O REINO DIVIDIDO E O CATIVEIRO BABILÔNICO

D. A Introdução ao Pentateuco

001 — O PENTATEUCO — PARTE 1 — O QUE É E DO QUE TRATA O PENTATEUCO

002 — O PENTATEUCO — PARTE 2 — OS TEMAS PRINCIPAIS DO PENTATEUCO — PARTE 1

003 — O PENTATEUCO — PARTE 2 — OS TEMAS PRINCIPAIS DO PENTATEUCO — PARTE 2

004 — O PENTATEUCO — PARTE 2 — QUEM ESCREVEU O PENTATEUCO — PARTE 1

005 — O PENTATEUCO — PARTE 3 — QUEM ESCREVEU O PENTATEUCO — PARTE 2

006 — O PENTATEUCO — PARTE 3 — QUEM ESCREVEU O PENTATEUCO — PARTE 3

OUTROS ARTIGOS ACERCA DO LIVRO DE GÊNESIS

001 — Introdução e Esboço

002 — Introdução ao Gênesis — Parte 2 — Teorias Acerca da Criação

003 — Introdução ao Gênesis — Parte 3 — A História Primeva e Sua Natureza

004 — Introdução ao Gênesis — Parte 4 — A Preparação para a Vida Na Terra

005 — Introdução ao Gênesis — Parte 5 — A Criação da Vida

006 — Introdução ao Gênesis — Parte 6 — O DEUS CRIADOR

007 — Introdução ao Gênesis — Parte 7 — OS NOMES DO DEUS CRIADOR, OS CÉUS E A TERRA

008 – Gênesis — A Criação de Deus - Parte 1 – A Criação de Deus Dia a Dia – O Primeiro Dia — Parte 1

009 – Gênesis — A Criação de Deus - Parte 8A – A Criação de Deus Dia a Dia – O Primeiro Dia — Parte 2

010 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus - Parte 9 – A Criação de Deus Dia a Dia – O Segundo e o Terceiro Dia

011 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 10 — A Criação de Deus Dia a Dia — O Quarto Dia

012 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 11 — A Criação de Deus Dia a Dia — O Quinto Dia

013 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 12 — A Criação de Deus Dia a Dia — O Sexto Dia — Parte 1

013A — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 12A — A Criação de Deus Dia a Dia — O Sexto Dia — Parte 2

014 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 13 — Teorias Evolutivas

015 — Estudo de Gênesis — Gênesis 2 — Parte 14 — GÊNESIS 2A

016 — Estudo de Gênesis — Gênesis 2 — Parte 15 — GÊNESIS 2B

017 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 16 — GÊNESIS 3A

018 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 17 — GÊNESIS 3B

019 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 18 — GÊNESIS 3C

020 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — O Livre Arbítrio — Parte 19

021 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — O Dois Adãos — Parte 20

022 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — A Era Pré-Patriarcal e a Mulher de Caim — Parte 21

023 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, O Primeiro Construtor de Uma Cidade — Parte 22

024 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, Como Assassino e Fugitivo da Presença de Deus — Parte 23

025 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, Como Primeiro Construtor de uma Cidade e Pseudo-Salvador da Humanidade — Parte 24

026 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — A Conclusão Acerca de Caim — Parte 25

027 — Estudo de Gênesis — Gênesis 5 — Sete e outros Patriarcas Antediluvianos — Parte 26

028 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — A Perversidade Humana, Os Filhos de Deus e as Filhas dos Homens— Parte 27A

029 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — OS Nefilim e os Guiborim — Os Gigantes e os Valentes — Parte 27B

030 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — A Maldade do Coração Humano— Parte 27C.

031 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — A Corrupção Humana Sobre a Face da Terra e Deus Pode se Arrepender? — Parte 27D.

032 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — Noé e a arca que ele construiu orientado por Deus — Parte 28A.

033 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — Noé e a arca que ele construiu orientado por Deus — Parte 28B.

034 — Estudo de Gênesis — Gênesis 7 — Noé e a arca que ele construiu orientado por Deus — Parte 29 — O Dilúvio Foi Global Ou Local?

035 — Estudo de Gênesis — Gênesis 8 — A promessa que Deus Fez a Noé e seus descendentes — Parte 30 — Nunca Mais Destruirei a Terra Pela Água

036 — Estudo de Gênesis —  O Valor Perene do Dilúvio para todas as Gerações — PARTE 001

037 — Estudo de Gênesis — O Valor Perene do Dilúvio para todas as Gerações — PARTE 002

038 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 001

039 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 002

040 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 003

041 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 004 — A NATUREZA DA ALIANÇA ENTRE DEUS E NOÉ

042 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 005 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 001

043 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 006 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 002 — OS NEGROS SÃO AMALDIÇOADOS?

044 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 007 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 003 — A CONTRIBUIÇÃO DOS FILHOS DE NOÉ PARA A HUMANIDADE

045 — Estudo de Gênesis — A TÁBUA DAS NAÇÕES — PARTE 001 — OS DESCENDENTES DE JAFÉ
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/genesis-estudo-045-tabua-das-nacoes.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.


[1] O Dicionário Aurélio Século XXI define o verbete “etimologia” das seguintes maneiras: Do grego etymología, pelo latim etymologia. Substantivo feminino.  1. O estudo das palavras, de sua história, e das possíveis mudanças de seu significado. 2. Origem e evolução histórica de um vocábulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário