quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

ATOS DOS APÓSTOLOS — SERMÃO 001 - LUCAS 1:1—4 E ATOS 1:1 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS




Esse material é parte de uma série de mensagens pregadas no Livro dos Atos dos Apóstolos. As mensagens cobrem todos os 28 capítulos do Livro de Atos e no final de cada mensagem, você poderá encontrar links para outras mensagens.

ATOS DOS APÓSTOLOS
SERMÃO 001 – INTRODUÇÃO AO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS

Introdução.

A. O Livro dos Atos dos Apóstolos é o mais excitante do Novo Testamento ou, até mesmo de toda à Bíblia.   

B. O ritmo veloz da narrativa e a complexidade dos temas tratados nos deixam sem fôlego.

C. Atos dos Apóstolos é um livro que, até os dias de hoje, desperta fortes paixões que vão desde um interesse todo consumidor até um desprezo bastante arriscado – ver Atos 28:24.

D. De qualquer maneira, é impossível ficar indiferente, mesmo diante da simples leitura do texto. Algumas perguntas que são sempre feitas:

1. Seria o Livro dos Atos dos Apóstolos uma descrição “ipsis literis” daquilo que vida cristã deve ser?

2. E essa descrição, pertinente aos primeiros cristãos, serve como “o modelo” para todos os cristãos de todas as eras e de todos os tempos?

3. Devemos, de fato, como é desejo de muitos, ansiar por uma volta às práticas cristãs primitivas como descritas nesse livro?

4. Essas perguntas são importantes por que, mesmo a mera leitura desse livro, levanta várias questões muito pertinentes para nós, que estamos vivendo 20 séculos depois dos fatos narrados no mesmo. Entre essas questões nós podemos enumerar as seguintes:

a. O Batismo com o Espírito Santo é mesmo uma segunda experiência, posterior à conversão e, sem a qual o cristão torna-se um cidadão de “segunda-classe” do Reino de Deus?

b. E o que podemos dizer acerca dos dons carismáticos de falar em línguas e de sinais e maravilhas?

c. Como podemos compreender o compartilhar monetário característico da comunidade cristã em Jerusalém?

d. O que dizer da disciplina cristã onde aqueles que eram disciplinados caiam mortos?

e. Como compreender a diversidade de ministérios manifestados?

f. O que podemos dizer acerca:

i. Da conversão cristã?

ii. Do preconceito racial manifestado pelos judeus?

iii. Dos princípios missionários estabelecidos por Paulo?

iv. Do custo para estabelecer a unidade cristã?

v. Dos motivos e métodos usados para evangelizar os perdidos?

vi. Do chamado para sofrer por Cristo?

vii. Da relação entre o Estado e a Igreja?

viii. Da providência divina?

E. Quando nos aproximamos das Escrituras Sagradas nós precisamos fazê-lo conscientes de suas particularidades. Entre essas, nós podemos citar o processo referente à “História de Salvação” registrado na mesma. Por causa desse processo nós podemos afirmar o seguinte:

1. O Dia do Pentecostes, registrado em Atos 2 é único e o mesmo não pode ser repetido. O derramamento do Espírito Santo naquele dia é um ato único de Jesus Cristo, como únicos e não repetíveis foram: Sua vida, Sua morte sobre a cruz do Calvário, Sua ressurreição e Sua subida para o céu.

2. Existia algo de único e exclusivo no ministério dos apóstolos e profetas apontados por Jesus os quais deveriam funcionar como pioneiros e lançadores dos fundamentos da igreja nascente — 
Efésios 2:20
Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular.

Nós não temos nem a liberdade de tentar copiar, nem a obrigação de tentar imitar tudo o que eles fizeram.   

F. Diante disso tudo, nós queremos iniciar nossa exposição dos Atos dos Apóstolos falando acerca de...

SEU AUTOR, O DESTINATÁRIO, A DATA DA COMPOSIÇÃO E DO TEXTO ORIGINAL

I. O Autor dos Atos dos Apóstolos

A. Como acontece com os Evangelhos, o livro que estamos expondo agora é anônimo. Nesse particular ele está mais próximo dos Evangelhos do que das Epístolas.

B. Todavia, tradições bastante antigas — entre o primeiro e o terceiro século — nos dizem o seguinte:  

1. Que Mateus teria composto um evangelho voltado, especificamente, para converter os judeus.

2. Que Marcos teria grafado as memórias e reminiscências do apóstolo Pedro na forma de um Evangelho.

3. Que Lucas, o médico amado – ver Colossenses 4:14 e comparar com 2 Timóteo 4:11 e Filemon 24 – teria composto tanto um Evangelho quanto o Livro de Atos.

4. Que João, o apóstolo amado, teria produzido um Evangelho.

C. Dentro do próprio Livro dos Atos nós vamos encontrar duas características marcantes que podem nos ajudar um pouco nessa discussão:

1. A primeira diz respeito ao fato de que o próprio livro pode ser divido em sessões bem definidas usando o seguinte critério: o uso dos pronomes.

i. Existem sessões onde a narrativa usa pronomes na terceira pessoa — ele ou eles, mesmo que, muitas vezes os mesmos estejam ocultos ou sejam substituídos por nomes próprios.

ii. Por outro lado, em várias porções nós vamos encontrar o uso de pronomes tais como nós ou nosso(s) que indicam que o autor estava ativamente envolvido nos fatos que está narrando — ver Atos 16:10—17; 20:5—15; 21:8—18; 27:1 — 28:16.

2. A segunda característica é que esse livro é, de fato, a segunda parte de um tratado mais extenso. Isso fica claro pelas palavras contidas em Atos 1:1—2, quando comparadas com as que encontramos em Lucas 1:1—4. 
Lucas 1:1—4 
1 Visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, 
2 conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra, 
3 igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem, 
4  para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído.

Atos 1:1—2 
1 Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar 
2 até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas.

 Concepção artística de Lucas, o "Médico Amado".
D. Se Lucas é o autor “de facto” do Livro dos Atos não podemos afirmar, nem essa informação é, realmente, imprescindível? O que nos importa é que o autor da composição Lucas—Atos era alguém que:

1. Estava próximo dos eventos narrados.

2. Foi capaz de derivar conclusões baseadas em informações supridas por testemunhas oculares dos fatos narrados.

3. Cumpriu seu papel com considerável cuidado e com o devido senso de responsabilidade.

II. O Destinatário
 Concepção artística de um oficial romano
A. Θεόφιλος – Teófilos - Teófilo.

B. Também não sabemos quem era esse indivíduo. O título κράτιστος krátistos — traduzido por excelentíssimo em Lucas 1:3, era usado ao dirigir-se a homens de posto ou ofício proeminente — ver Atos 23:26, 24:2 com referência ao governador Félix; 26:25 com referência ao governador Festo.

C. Em nenhum lugar nos dois tratados, existe qualquer referência de que os mesmos haviam sido produzidos para o uso exclusivo de Teófilo. Ao que parece Ele, ou era crente ou alguém bastante interessado na mensagem do evangelho.

D. O interesse e eventual patrocínio de Teófilo por este conjunto de livros, não teve qualquer efeito sobre as igrejas cristãs que, rapidamente, reproduziram várias cópias dos mesmos. Mas, certamente, deve ter chamado a atenção nos círculos mais elevados — dos letrados e da classe governante — espalhados pelo império.    

III. A Data da Composição

A. Quando teria sido escrito o Livro dos Atos dos Apóstolos?

B. Alguns limitadores importantes:

1. Não existe nenhuma referência no Livro dos Atos à queda dramática da cidade de Jerusalém acontecida em 70 a.D. Todavia, muitos argumentam que no Evangelho de Lucas, a queda de Jerusalém é assumida de modo claro — ver Lucas 21:20—24 e comparar com Lucas 19:41—44; 23:28—31. Como Atos foi escrito após o Evangelho, segue-se que o segundo tratado foi escrito depois de 70 a.D.

2. Também não existe nenhuma informação acerca da morte do apóstolo Paulo, que deve ter ocorrido durante os dois últimos anos do reinado do Imperador Nero, que governou entre 54—68 a.D.

C. Mas é possível que Lucas, mesmo escrevendo após a morte de Paulo, estivesse mais interessado em registrar o progresso do Evangelho do que a morte do apóstolo.

D. De acordo com Atos 28:30, Paulo deve ter sido martirizado pelo menos dois anos depois de ser transferido para Roma, mas o interesse do autor de Atos não está na morte de Paulo e sim na liberdade com que a Palavra de Deus estava sendo pregada —

Atos 28:30—31 
30 Por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam, 
31 pregando o reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo.

IV. O Texto Original

A. O Novo Testamento, em seu original, foi completamente escrito em grego.

B. Todo o material foi finalizado antes de 100 a.D.

C. Não existe nenhuma cópia, nem mesmo fragmento, de qualquer dos autógrafos originais.

Papiro P52
D. Uma única exceção é o chamado papiro “P52”, que contém, na frente, o texto de João 18:31—34 e no verso, o texto de João 18:37—38. Esse papiro teria sido, eventualmente, copiado enquanto o apóstolo João ainda estava vivo, mas muitos disputam essa possibilidade.

E. Existem mais de 10.000 manuscritos completos ou fragmentos de livros do Novo Testamento. Cada cópia ou fragmento de cópia é chamado de “testemunha” do documento original. Nenhum documento da antiguidade possui tamanho número de testemunhas!

F. Assim, nossos textos mais antigos do Livro de Atos encontram-se nos chamados códigos – expressão que designa compilações dos escritos do Novo Testamento em forma de livros –

 Cópia de uma página original do Código Sinaítico
1. Código Sinaiticus – atualmente no British Museum em Londres – datado do século IV a.D.

 
Cópia de pagina original do Código Vaticanus no final do Livro de João e Início do Livro de Atos
2. Código Vaticanus – atualmente na Biblioteca do Vaticano – também datado do século IV a.D.

G. Existem, todavia, alguns papiros fragmentários do Livro dos Atos que são mais antigos:


 Papiro P39
1. Papiro P39 que está na Universidade de Michigan em Ann Arbor e está datado próximo de 300 a.D.
Papiro P49
2. Papiro P49 que está na cidade de Florença na Itália e é do século III a.D.

Conclusão:

1. Quando nos aproximamos das Escrituras devemos fazê-lo com respeito e consideração. Uma das coisas que precisamos fazer é distinguir entre porções narrativas e porções didáticas.

2. Além dessa distinção, temos que compreender que as porções narrativas devem ser controladas pela nossa interpretação das porções didáticas.

3. Mesmo assim, algumas questões com relação às porções narrativas, ainda permanecem:

a. Como devemos interpretar as porções narrativas?

b. O material contido nessas porções é normativo?

c. O comportamento que encontramos narrado nas mesmas deve ser imitado ou evitado?

4. Quanto ao Livro dos Atos dos Apóstolos, na falta de uma opção melhor, nós vamos adotar o que a tradição cristã nos ensina e aceitar Lucas, o médico amado, como o autor do conjunto Lucas—Atos.

5. Nos aproximamos do Livro dos Atos, com a profunda convicção de que:

Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações – 2 Timóteo 3:16—17 na NTLH

6. Que Deus abençoe a todos.


OUTRAS MENSAGENS DO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS

SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS — Lucas 1:1—4 e Atos 1:1—2

SERMÃO 002 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS — PARTE 2 — Lucas 1:1—4 e Atos 1:1—2

SERMÃO 003 — A TRANSIÇÃO DO VOLUME ANTERIOR — Atos 1:1—5

SERMÃO 004 — A NOVA DIREÇÃO EXPLICADA — Atos 1:6—8

SERMÃO 005 — A ASCENSÃO DE JESUS — Atos 1:9—11

SERMÃO 006 — PERSEVERANDO UNÂNIMES — Atos 1:12—26

SERMÃO 007 — O DIA DO PENTECOSTES – PARTE 001 — Atos 2:1—4

SERMÃO 008 — O DIA DO PENTECOSTES – PARTE 002 — Atos 2:5—15

SERMÃO 009 — A PROFECIA DE JOEL — Atos 2:14—21

SERMÃO 010 — O PRIMEIRO SERMÃO — PARTE 001 — Atos 2:22—36

SERMÃO 011 — O PRIMEIRO SERMÃO — PARTE 002 — Atos 2:37—41

SERMÃO 012 — A VIDA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS — Atos 2:42—47

SERMÃO 013 — A VIDA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS — Atos 2:42—47 — PARTE 002

SERMÃO 014 — A CURA DE UM PARALÍTICO DE NASCENÇA — Atos 3:1—10

SERMÃO 015 — A EXALTAÇÃO DE JESUS E A CONDENAÇÃO DOS HOMENS — Atos 3:11—21

SERMÃO 016 — SALVAÇÃO E REFRIGÉRIO: BÊNÇÃOS DAS DUAS VINDAS DE JESUS— Atos 3:17—21

SERMÃO 017 — JESUS CUMPRE AS PROFECIAS DO ANTIGO TESTAMENTO — Atos 3:22—26

SERMÃO 018 — INÍCIO DAS PERSEGUIÇÕES — Atos 4:1—22

SERMÃO 019 — A IGREJA ORA EM COMUNHÃO — Atos 4:23—31

SERMÃO 020 — A IGREJA VIVE EM COMUNHÃO — Atos 4:32—37

SERMÃO 021 — ANANIAS E SAFIRA — Atos 5:1—11

SERMÃO 022 — A COMUNIDADE DOS CRENTES — Atos 5:12—16

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário