quarta-feira, 29 de julho de 2015

ATOS DOS APÓSTOLOS - SERMÃO 019 – ATOS 4:23-31 - A IGREJA ORA EM COMUNHÃO



Esse material é parte de uma série de mensagens pregadas no Livro dos Atos dos Apóstolos. As mensagens cobrem todos os 28 capítulos do Livro de Atos e no final de cada mensagem, você poderá encontrar links para outras mensagens.

Texto: Atos 4:23—31
Introdução

A. Conforme vimos na mensagem anterior, não demorou muito para que as palavras de Jesus acerca de que seus discípulos seriam perseguidos se tornassem uma realidade.

Mateus 10:17—18

E acautelai-vos dos homens; porque vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas; por minha causa sereis levados à presença de governadores e de reis, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios.

B. Mas Jesus também falou acerca de que, quando isso acontecesse, eles não deveriam se preocupar com o que haveriam de dizer, porque o Espírito Santo de Deus iria falar por eles...

Mateus 10:19—20

E, quando vos entregarem, não cuideis em como ou o que haveis de falar, porque, naquela hora, vos será concedido o que haveis de dizer, visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós.

C. E foi exatamente isso o que aconteceu:

1. Atos 4:1—3 — os apóstolos Pedro e João foram presos.

2. Atos 4:8 — Pedro, cheio do Espírito Santo pregou diante do Sinédrio judaico, equivalente a nosso Supremo Tribunal Federal.

D. Não tendo nada de fato para acusar os apóstolos, os mesmos foram colocados em liberdade sob ameaças 4:21. Assim que estavam em liberdade os apóstolos procuraram os irmãos e assim nós podemos ver a...

A IGREJA ORANDO EM PLENA COMUNHÃO UNS COM OUTROS

I. A Comunhão – A Base da Vida Cristã – verso 23.

A. A vida cristã é uma vida de RELACIONAMENTOS: com Deus, com os irmãos, com os incrédulos e com o mundo material ao nosso redor. 
B. O Apóstolo João disse que -  
1 João 1:3 
A  nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. 
C. A comunhão entre os cristãos já foi mencionada em Atos 2:42. 
D. Por esse motivo, não havia nada mais lógico e mais objetivo a fazer, quanto Pedro e João foram libertados, do que procurar os irmãos para compartilhar suas experiências com todo o povo de Deus. 
E. Precisamos sempre reafirmar e repetir essa verdade: o que diz respeito a meu irmão, diz respeito a mim também. Somente um coração não regenerado ou muito, muito doente do ponto de vista espiritual, não reconhece essa verdade com uma das mais fundamentais daquilo que Jesus praticou e ensinou. 
F. A minha vida é tão boa, quanto boa for a vida dos meus irmãos. Minha vida vai bem de verdade, quando a Igreja, o povo de Deus, vai bem. Nós estamos aqui para ajudar uns aos outros e para juntos testificarmos ao mundo perdido que jaz sem, luz, sem paz e sem direção. 
II. A Comunhão se Manifesta em Forma de Oração 
A. Depois de Ouvir o que Pedro e João tinham a dizer a igreja buscou, imediatamente, a presença do Senhor em oração. 
B. Não é por acidente, nem por acaso que Lucas diz: unânimes — verso 24. Todos os cristãos estavam unidos nesse propósito. Não havia “corpo mole” nem “ falta de interesse”. 
1. A oração começa — verso 24 — com a expressão Δέσποτα Déspota – expressão usada exclusivamente para descrever a relação de um escravo para com seu senhor e denota direito exclusivo de posse e poder sem controle. Assim é nosso relacionamento com Deus. O Sinédrio era poderoso e suas ameaças eram prá valer. Mas Deus é mais poderoso ainda e o compromisso do povo de Deus é com Deus e com mais ninguém. Jesus disse: 
Mateus 10:28
Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. 
2. Depois, antes de pedir qualquer coisa, a igreja fortaleceu sua fé relembrando quem Deus é, o Deus Todo Poderoso. O Deus que controla todas as coisas. 
a. Ele é o Deus Criador — verso 24. 
b. Ele o Deus que se revela através do Espírito Santo — verso 25a. 
c. Ele é o Deus que controla a história — versos 25b—26. 
d. Aqueles homens patéticos — os judeus, os gentios, Pôncio Pilatos, Herodes estavam apenas cumprindo os desígnios de Deus, mas nem por isso eram inocentes. Por esse motivo a possibilidade de se arrependerem lhes foi oferecida vez após vez – verso 27—28.
 3. Agora sim, a igreja estava pronta para apresentar seus pedidos diante de Deus. Comparados com as orações de nossos dias, os pedidos deles são inusitados. Eles pediram: 
a. Senhor, olha para as suas ameaças — verso 29a. Que o Senhor julgue aquilo que os homens no Sinédrio nos disseram. 
b. Depois eles pediram que Deus concedesse aos seus δούλοις — servos — ou escravos a força para anunciar as Boas Novas acerca de Jesus com intrepidez – audácia ou coragem – verso 29b. 
c. Eles pedem por σημεῖα semeîa — sinais e por τέρατα térata — prodígios como prova do poder e da misericórdia do Senhor. Eles não queriam destruir o Sinédrio, como Tiago e João quiseram, uma vez, destruir uma vila de Samaritanos, porque se recusaram receber Jesus – ver Lucas 9:54. O Interesse deles era engrandecer o nome de Jesus. Não tinham a intenção de se exibir. 
III. O Resultado da Oração 
A. O local onde eles estavam tremeu. É como se Deus dissesse: vocês querem um prodígio? É prá já! 
B. O resultado imediato desse tremor do local foi que os discípulos ficaram mais firmes ainda. 
C. Note que os discípulos ficaram “cheios do Espírito”, outra vez — ver Atos 2:4. Isso nos ensina que é possível ser “cheio do Espírito” vez após vez. De fato somos exortados a nos enchermos com o Espírito Santo sempre — 
Efésios 5:18 
E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito. 
Para pensar: Atos 2 não diz que os discípulos foram batizados com o Espírito Santo. O mesmo também não está afirmado aqui e não existe nenhum mandamento no Novo Testamento para que sejamos “batizados no Espírito Santo”. 
D. O resultado desse enchimento é que eles saíram anunciando a Palavra de Deus da forma como haviam pedido a Deus: com intrepidez.
Conclusão:

A. Precisamos aprender a cuidar uns dos outros, já que é para isso que existimos:

1. Dia a dia temos que responder à pergunta feita a Caim:

Gênesis 4:9

Disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso, sou eu tutor de meu irmão?

Sim, nos somos tutores – protetores e defensores – dos nossos irmãos.

2. Não se iluda: nenhum de nós ama a Deus de verdade, se somos negligentes no amor e cuidado que devemos ter uns pelos outros —

Tiago 2:15—16

15 Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano,

16 e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?

1 João 4:20

Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.

B. Estamos todos colocados em um só corpo —

Romanos 12:5

Assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros,

Mesmo que eu não admita ou não reconheça, se eu for um cristão verdadeiro, eu sofro quando tem alguém sofrendo no corpo. Isso acontece no nível espiritual e tem consequências devastadoras para as nossas vidas agora, em todos os sentidos.

C. A igreja primitiva tinha uma compreensão perfeita de Deus.

1. Ele era o Deus Criador, o Todo Poderoso — “fizeste” no verso 24.

2. Ele era do Deus da revelação — “disseste” no verso 25.

3. Ele era o Deus da História — “predeterminaram” no verso 28.

4. Muitos consideram a oração uma batalha totalmente perdida. A maioria dos crentes não se une a outros crentes para orarem juntos. Só podemos imaginar o que acontece na vida dos indivíduos, de cada uma de nós por causa desse nosso descaso.

D. Sabe por que a oração deles foi ouvida? Por que seus pedidos tinham a ver com os interesses de Deus e de Seu Reino. Foi a esse respeito, do Reino de Deus que Jesus prometeu:

João 14:13

E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.

João 15:7

Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.

João 15:16

Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

João 16:24

Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completaVamos Orar?

F. Em Lucas 18:1—8 Jesus contou uma parábola — do Juiz Iníquo — com o propósito de nos ensinar o dever de orar sempre e nunca esmorecer —

Lucas 18:1

Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer:

No final da parábola Jesus proferiu essas graves palavras, que devem repercutir em nossas vidas e nos abalar de forma mais profunda possível:

Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?

Ou seja, Jesus pergunta a mim e a você: quando Ele voltar, será que ainda vai ter alguém que acredite no ato de orar? A resposta a essa pergunta está a cargo de cada um de vocês, de todos nós que estamos aqui.

1. Meus irmãos e irmãs, vocês têm orado uns pelos outros? Vocês têm sustentado em oração aqueles que estão enfrentando lutas e dificuldades particularmente difíceis, enfermidades, morte na família, etc. Como eu posso saber? Pergunte...

2. Esposos, vocês têm orado por suas esposas? E vocês esposas, têm orado por seus esposos? Como vocês podem ter coragem de reclamar um do outro, quando não estão sustentando um ao outro em oração?

3. Pais, vocês têm orado por seus filhos? Nada impressiona mais seus filhos acerca de Deus, do que vê-los confiar em Deus em oração.

4. Filhos, vocês têm orado por seus pais?

5. Irmãos de uma mesma família, vocês têm orado uns pelos outros?

6. Vocês têm orado pelo pastor da comunidade? 

7. Que Deus, o Deus Criador, o Deus Todo Poderoso, o Deus ETERNO, o Pai de misericórdia e de toda consolação, nos ajude a:

8. Cuidar uns dos outros como devemos.

1 Pedro 1:22 diz —

Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente. Ardentemente quer dizer: seriamente, fervorosamente, intensamente.

9. Orar uns pelos outros.

10. Orar pela expansão do Reino de Deus

Amém.

OUTRAS MENSAGENS DO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS

SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS — Lucas 1:1—4 e Atos 1:1—2

SERMÃO 002 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS — PARTE 2 — Lucas 1:1—4 e Atos 1:1—2

SERMÃO 003 — A TRANSIÇÃO DO VOLUME ANTERIOR — Atos 1:1—5

SERMÃO 004 — A NOVA DIREÇÃO EXPLICADA — Atos 1:6—8

SERMÃO 005 — A ASCENSÃO DE JESUS — Atos 1:9—11

SERMÃO 006 — PERSEVERANDO UNÂNIMES — Atos 1:12—26

SERMÃO 007 — O DIA DO PENTECOSTES – PARTE 001 — Atos 2:1—4

SERMÃO 008 — O DIA DO PENTECOSTES – PARTE 002 — Atos 2:5—15

SERMÃO 009 — A PROFECIA DE JOEL — Atos 2:14—21

SERMÃO 010 — O PRIMEIRO SERMÃO — PARTE 001 — Atos 2:22—36

SERMÃO 011 — O PRIMEIRO SERMÃO — PARTE 002 — Atos 2:37—41

SERMÃO 012 — A VIDA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS — Atos 2:42—47

SERMÃO 013 — A VIDA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS — Atos 2:42—47 — PARTE 002

SERMÃO 014 — A CURA DE UM PARALÍTICO DE NASCENÇA — Atos 3:1—10

SERMÃO 015 — A EXALTAÇÃO DE JESUS E A CONDENAÇÃO DOS HOMENS — Atos 3:11—21

SERMÃO 016 — SALVAÇÃO E REFRIGÉRIO: BÊNÇÃOS DAS DUAS VINDAS DE JESUS— Atos 3:17—21

SERMÃO 017 — JESUS CUMPRE AS PROFECIAS DO ANTIGO TESTAMENTO — Atos 3:22—26

SERMÃO 018 — INÍCIO DAS PERSEGUIÇÕES — Atos 4:1—22

SERMÃO 019 — A IGREJA ORA EM COMUNHÃO — Atos 4:23—31

SERMÃO 020 — A IGREJA VIVE EM COMUNHÃO — Atos 4:32—37

SERMÃO 021 — ANANIAS E SAFIRA — Atos 5:1—11

SERMÃO 022 — A COMUNIDADE DOS CRENTES — Atos 5:12—16

SERMÃO 023 — PRISÃO, JULGAMENTO, AÇOITES = ALEGRIA E O PARECER DE GAMALIEL — Atos 5:17—42

SERMÃO 024 — DIVERSIDADE DE DONS = CRESCIMENTO DA IGREJA — Atos 6:1—7

SERMÃO 025 — UM HOMEM CHAMADO ESTÊVÃO — Atos 6:8—12
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/05/atos-dos-apostolos-sermao-025-um-homem.html

SERMÃO 026 — ACUSAÇÕES CONTRA UM HOMEM HONESTO — Atos 6:13—15


SERMÃO 027 — A DEFESA DE ESTÊVÃO E O DEUS DA GLÓRIA — Atos 7:1—8


Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário