quarta-feira, 20 de maio de 2015

ATOS DOS APÓSTOLOS - SERMÃO 017 - ATOS 3:22-26 - JESUS CUMPRE AS PROMESSAS DO ANTIGO TESTAMENTO



Esse material é parte de uma série de mensagens pregadas no Livro dos Atos dos Apóstolos. As mensagens cobrem todos os 28 capítulos do Livro de Atos e no final de cada mensagem, você poderá encontrar links para outras mensagens.

ATOS DOS APÓSTOLOS
   
Texto: Atos 3:22—26
Introdução

A. Tivemos a oportunidade, na mensagem anterior, de fazer referência ao fato de que o povo de Israel se aliou com os romanos para matarem o “Autor da Vida”.   
B. Pedro, em seu sermão registrado em Atos 3, afirma que eles fizeram isso por ignorância: 
1. Nós falamos que ignorância apesar de ter consequências, não é algo ruim de modo absoluto, porque a mesma pode ser curada mediante o estudo e o conhecimento.
2. Mas também falamos que muitas pessoas, preferem insistir no erro, mesmo depois de terem sido instruídas. Conforme dissemos, isso é burrice e teimosia e as mesma resultam em grandes prejuízos.

C. Quando estamos tratando da verdade bíblica, ignorar o que Deus diz, sem conhecimento ou com conhecimento, tem a mais grave das consequências, porque todos os que ignoram o que Deus tem revelado já estão condenados a passar toda a eternidade separados de Deus e em grandes tormentos — 
João 3:18 e 36 
18 Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 
36 Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus. 
Apocalipse 20:10—15 
10 O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos. 
11 Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. 
12 Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. 
13 Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. 
14 Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. 
15 E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo. 
D. Por esse motivo e pela gravidade da decisão que aqueles líderes tomaram é que Pedro, chama a atenção dos seus ouvintes para essa tremenda realidade que tem a ver com o fato de que 
JESUS CUMPRE AS PROMESSAS DO ANTIGO TESTAMENTO

I. Jesus Cumpre a Promessa Acerca do Profeta Futuro Predito por Moisés 
A. A citação de Pedro em Atos 3:22—23 é uma combinação de 
Deuteronômio 18:15—16, 19 
15 O SENHOR, teu Deus, te suscitará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim; a ele ouvirás, 
16 segundo tudo o que pediste ao SENHOR, teu Deus, em Horebe, quando reunido o povo: Não ouvirei mais a voz do SENHOR, meu Deus, nem mais verei este grande fogo, para que não morra. 
19 De todo aquele que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, disso lhe pedirei contas. 
Levítico 23.29 
29 Porque toda alma que, nesse dia, se não afligir será eliminada do seu povo. 
B. Moisés era considerado pelos judeus como o maior de todos os profetas do Antigo Testamento. 
1. Os judeus consideravam todos os homens com quem Deus falou como verdadeiros profetas. Assim, dentro desse conceito, homens como Adão, Noé, Abrão, Isaque Jacó, José, Moisés, Josué, Samuel, Elias, Eliseu e etc., são todos considerados profetas e são chamados de “profetas anteriores”. 
2. Profetas como Isaías, Jeremias, Ezequiel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, etc., são também reconhecidos como profetas e são chamados de “profetas posteriores”.  
C. Mas Moisés era considerado o maior de todos os profetas de Deus do Antigo Testamento. 
D. É por esse motivo que Pedro chama a atenção dos seus ouvintes judeus quanto ao que Moisés falou acerca de outro profeta futuro que viria e deveria ser ouvido. 
E. O próprio Jesus chamou a atenção de seus ouvintes acerca dessa mesma verdade dizendo: 
João 5.45—46 
Não penseis que eu vos acusarei perante o Pai; quem vos acusa é Moisés, em quem tendes firmado a vossa confiança. Porque, se, de fato, crêsseis em Moisés, também creríeis em mim; porquanto ele escreveu a meu respeito. 
F. As consequências de ignorar as palavras de Moisés acerca de Jesus não poderiam ser mais desastrosas nem mais óbvias: 
Atos 3:23
Acontecerá que toda alma que não ouvir a esse profeta será exterminada do meio do povo. 
II. Jesus Cumpre as Promessas Acerca do Messias  
A. Em seguida Pedro faz referência a Samuel, porque é nos livros que levam seu nome —1 e 2 Samuel — que, pela primeira vez, Deus prometeu um reino eterno a Davi através de um dos seus descendentes. A promessa não foi feita por meio de Samuel e sim pelo profeta Natã, mas está registrada em — 
2 Samuel 7:4—5 e 12—17 
4 Porém, naquela mesma noite, veio a palavra do SENHOR a Natã, dizendo: 
5 Vai e dize a meu servo Davi: Assim diz o SENHOR: Edificar-me-ás tu casa para minha habitação? 
12 Quando teus dias se cumprirem e descansares com teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino. 
13 Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino. 
14 Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; se vier a transgredir, castigá-lo-ei com varas de homens e com açoites de filhos de homens. 
15 Mas a minha misericórdia se não apartará dele, como a retirei de Saul, a quem tirei de diante de ti. 
16 Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre. 
17 Segundo todas estas palavras e conforme toda esta visão, assim falou Natã a Davi. 
B. Davi, por sua vez foi capturado de uma maneira tal por essa promessa que, inspirado pelo Espírito Santo no legou, nos Salmos inúmeras passagens, Salmos inteiros até, que fazem referência direta a esse descendente especial. Vejamos alguns exemplos: 
1. Salmos 22.1Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste? — comparar com Mateus 27.46. O Salmo todo descreve a crucificação de Jesus – ver 
2. 22.7—8 e comparara com Mateus 27:39, 43. 
3. 22.18 e comparar com Mateus 27.35. 
4. Salmo 31:5 — Nas tuas mãos, entrego o meu espírito; tu me remiste, SENHOR, Deus da verdade. Comparar com Lucas 23.46. 
5. Salmo 110 onde o Messias também aparece associado ao sacerdócio segundo a ordem de Melquisedeque. 
6. Pedro depois menciona os outros profetas e não é difícil encontrar referências ao reino do Messias em todos eles. 
7. Isaías descreve o sofrimento de Cristo a nosso favor — ver Isaías 53, especialmente, os versos 4—6. 
8. Jeremias anunciou o estabelecimento de uma Nova Aliança — 31:31—33. 
9. Ezequiel descreveu a transformação causada pela vinda do Espírito Santo — ver Ezequiel 11:19—20. 
10. Daniel anunciou a vinda do Filho do Homem e o estabelecimento do reino eterno — Daniel 7:13—14. 
11. Oséias ilustra a amor de Deus como descrito em João 3:16 — ver Oséias 1—3. 
12. Joel fez a grande profecia acerca do derramamento do Espírito Santo — ver Joel 2:28—32. Essa verdade foi apropriada por Pedro em Atos 2:16—21. 
13. Amós promete a restauração do Tabernáculo caído de Davi — ver Amós 9:11—12. Essa promessa foi apropriada por Tiago em Atos 15:15—18. 
14. Jonas ilustra o amor de Deus como mencionado em Romanos 5:8 — ver Jonas 3:4, 10; 4:6—10. 
15. Conforme falamos não é difícil encontrar provas da afirmação de Pedro e ninguém precisa ser perito em estudos bíblicos para descobrir essas verdades. 
III. Jesus Cumpre a Promessa Feita a Abraão 
A. Deus prometeu a Abrão que através da descendência dele, todas as famílias da terra seriam abençoadas — 
Gênesis 12:3 
Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra. 
B. Essa mesma promessa foi repetida 
1. A Isaque em 
Gênesis 26:4 
Multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e lhe darei todas estas terras. Na tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra. 
2. A Jacó em 
Gênesis 28:13—14 
13 Perto dele estava o SENHOR e lhe disse: Eu sou o SENHOR, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaque. A terra em que agora estás deitado, eu ta darei, a ti e à tua descendência. 
14 A tua descendência será como o pó da terra; estender-te-ás para o Ocidente e para o Oriente, para o Norte e para o Sul. Em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra. 
C. É por meio de Jesus que essa promessa se cumpre, pois a salvação que Jesus oferece, de graça, é oferecida a todas as pessoas sem distinção e sem favoritismo da parte de Deus. Deus ofereceu a salvação primeiro aos judeus por uma questão de proximidade tanto no sentido físico quanto espiritual — 
Romanos 9:4—5 
4 São israelitas. Pertence-lhes a adoção e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas; 
5 deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém! 
mas a mesma deveria ser anunciada de Jerusalém e até os confins da Terra — 
Atos 1:8 
Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. 
D. Apesar da dureza de coração por parte dos judeus, em sua grande maioria, até os dias de hoje, ainda assim a oferta de salvação através de Jesus continua valendo para eles como vale para qualquer outra pessoa que ouve as Boas Novas. 
IV. A Bênção de Deus Através de Jesus Tem um Objetivo Específico 
A. Pedro diz que Jesus veio para nos proporcionar reconciliação com Deus o que significa: ver  Atos 3:19—20. 
1. O cancelamento de todos os pecados. 
2. A vinda de tempos de refrigério da parte do Senhor. 
3. A segunda vinda de Cristo para consumar todas as coisas. 
B. Por esses motivos devemos nos apartar das nossas perversidades e buscar viver uma vida de verdadeira santidade.
Conclusão:

A. Jesus cumpre as promessas do Antigo Testamento e não é difícil perceber seu triplo ministério:

1. Profeta conforme anunciado por Moisés – Deuteronômio 18:15—19.

2. Messias ou Rei – 2 Samuel 7:12—13.

3. Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque – Salmos 110:4.

B. O testemunho acerca de Jesus é compreensivo. O Antigo Testamento inteiro foi escrito para anunciar sua vinda. Malaquias, o último profeta do Antigo Testamento proferiu essas gloriosas palavras:

Malaquias 4:2

Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria. 

C. Jesus é chamado de “Sol da Justiça”. O sol, como sabemos é esse astro que quando aparece dispensa com todas as outras fontes de luz.

D. Não desprezemos, portanto a magnífica luz que Deus nos concede em Cristo. Que possamos nos apegar ao Senhor com todas as nossas forças, de todo nosso coração, com todo nosso entendimento e com toda nossa alma.  

2. Que possamos, amparados pela graça de Deus, nos apartar das nossas πονηρία ponería — perversidades = depravação, iniquidade, corrupção, malícia, propósitos e desejos maus. Que possamos, na força que o Espírito Santo supre, viver vidas de verdadeira santidade, porque sem a santificação ninguém verá o Senhor —

Hebreus 12:14

Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.

Que Deus abra bem nossos olhos para enxergarmos Jesus através de todas as páginas da Bíblia, à medida que nos esforçamos por crescer no nosso relacionamento com a Palavra de Deus.

OUTRAS MENSAGENS DO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS

SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS — Lucas 1:1—4 e Atos 1:1—2

SERMÃO 002 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS — PARTE 2 — Lucas 1:1—4 e Atos 1:1—2

SERMÃO 003 — A TRANSIÇÃO DO VOLUME ANTERIOR — Atos 1:1—5

SERMÃO 004 — A NOVA DIREÇÃO EXPLICADA — Atos 1:6—8

SERMÃO 005 — A ASCENSÃO DE JESUS — Atos 1:9—11

SERMÃO 006 — PERSEVERANDO UNÂNIMES — Atos 1:12—26

SERMÃO 007 — O DIA DO PENTECOSTES – PARTE 001 — Atos 2:1—4

SERMÃO 008 — O DIA DO PENTECOSTES – PARTE 002 — Atos 2:5—15

SERMÃO 009 — A PROFECIA DE JOEL — Atos 2:14—21

SERMÃO 010 — O PRIMEIRO SERMÃO — PARTE 001 — Atos 2:22—36

SERMÃO 011 — O PRIMEIRO SERMÃO — PARTE 002 — Atos 2:37—41

SERMÃO 012 — A VIDA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS — Atos 2:42—47

SERMÃO 013 — A VIDA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS — Atos 2:42—47 — PARTE 002

SERMÃO 014 — A CURA DE UM PARALÍTICO DE NASCENÇA — Atos 3:1—10

SERMÃO 015 — A EXALTAÇÃO DE JESUS E A CONDENAÇÃO DOS HOMENS — Atos 3:11—21

SERMÃO 016 — SALVAÇÃO E REFRIGÉRIO: BÊNÇÃOS DAS DUAS VINDAS DE JESUS— Atos 3:17—21

SERMÃO 017 — JESUS CUMPRE AS PROFECIAS DO ANTIGO TESTAMENTO — Atos 3:22—26

SERMÃO 018 — INÍCIO DAS PERSEGUIÇÕES — Atos 4:1—22

SERMÃO 019 — A IGREJA ORA EM COMUNHÃO — Atos 4:23—31

SERMÃO 020 — A IGREJA VIVE EM COMUNHÃO — Atos 4:32—37

SERMÃO 021 — ANANIAS E SAFIRA — Atos 5:1—11

SERMÃO 022 — A COMUNIDADE DOS CRENTES — Atos 5:12—16

SERMÃO 023 — PRISÃO, JULGAMENTO, AÇOITES = ALEGRIA E O PARECER DE GAMALIEL — Atos 5:17—42

SERMÃO 024 — DIVERSIDADE DE DONS = CRESCIMENTO DA IGREJA — Atos 6:1—7

SERMÃO 025 — UM HOMEM CHAMADO ESTÊVÃO — Atos 6:8—12
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/05/atos-dos-apostolos-sermao-025-um-homem.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário