domingo, 19 de janeiro de 2014

A VIDA DE DAVI —SERMÃO 004 - UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS — PARTE 4



Esse artigo é parte da série "Exposição da Vida de Davi" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa exposição, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para outros estudos dessa série.


Texto: 1 Samuel 16 — 17

I. Introdução.

A. Nosso interesse nesses últimos domingos tem se concentrado na afirmação feita pelo apóstolo Paulo de que “Davi era um homem segundo o coração de Deus”.

B. Como já tivemos oportunidade de mencionar na primeira mensagem dessa série, longe disso representar que Davi era um ser humano perfeito. Muito pelo contrário, como sabemos, Davi foi um notório pecador. Mas isso não impediu que fosse definido daquele modo pelo apóstolo Paulo, porque Davi, apesar dos seus pecados, também entendia a graça, a misericórdia e o perdão de Deus.

C. Nosso interesse é tentar aprender com Davi, como nós também podemos ser homens e mulheres, segundo o coração de Deus.

D. De acordo com o que já vimos, para sermos homens e mulheres segundo o coração de Deus é necessário:

1. Sermos nascidos de novo. Sermos novas criaturas renascidas pelo poder de Deus e habitados pelo Espírito de Deus.

2. Depois nós vimos que para sermos homens e mulheres segundo o coração de Deus é necessário que sejamos cheios com o Espírito Santo.

3. Em terceiro lugar nós precisamos aprender a investir tempo a sós com Deus.

4. Hoje queremos falar da quarta e última qualidade que é:


NÓS PRECISAMOS APRENDER A SER OBEDIENTES NAS PEQUENAS COISAS

I. A Experiência de Davi Com as Ovelhas de Seu Pai

A. Quando encontramos Davi no livro de 1 Samuel ele estava cuidando das ovelhas do seu pai. Ele era o filho mais novo de Jessé.

B. Seus irmãos consideravam aquele serviço pequeno demais e pouco importante para se envolverem com o mesmo — ver 1 Samuel 17:28. Eles se consideravam muito importantes, mas como veremos as coisas não eram bem assim.

C. Aqui podemos inferir que a diferença fundamental entre Davi e seus irmãos é que eles não mantinham um relacionamento com Deus, enquanto Davi cuidava muito bem do seu relacionamento com Deus: meditando na Palavra do Senhor e admirando as maravilhas da criação conforme podemos ler no Salmo 19.

D. Mas enquanto seus irmãos o desprezavam e seu pai não o considerava sequer importante para participar da refeição com o profeta Samuel — ver 1 Samuel 16:11 — Deus, que conhece todas as coisas, estava observando a fidelidade com que Davi executava aquela tarefa que seus irmãos desprezavam.

E. Através de todas as experiências, Deus estava preparando o adolescente Davi para liderar a nação de Israel no futuro, conforme podemos ler em Salmos 78:70—72 — Também escolheu a Davi, seu servo, e o tomou dos redis das ovelhas; tirou-o do cuidado das ovelhas e suas crias, para ser o pastor de Jacó, seu povo, e de Israel, sua herança. E ele os apascentou consoante a integridade do seu coração e os dirigiu com mãos precavidas.

F. Davi levava a sério seu trabalho como pastor. Quando algum animal atacava as ovelhas ele não evitava o confronto. Pelo contrário, ele se levantava e ia atrás do animal para salva sua ovelha que tinha sido arrebatada — ver 1 Samuel 17:34—35.

II. A Experiência de Davi A Serviço do Rei Saul e de Seu pai Jessé.

A. Davi Como Tocador de Lira.

1. Nós já lemos em 1 Samuel 16:14—23 como Davi foi ungido por Samuel e ficou cheio com o Espírito Santo de Deus. Ao mesmo tempo o Espírito de Deus abandonou Saul e um espírito de perturbação foi autorizado, por Deus, a incomodar Saul.  

2. Quando isso acontecia a única coisa que acalmava Saul e que o fazia voltar a sentir-se bem, era alguém tocando um instrumento. Quando Saul ficou sabendo que Davi tocava bem a lira, mandou buscá-lo. E Davi serviu o rei nesse, aparentemente, serviço sem muita importância.

B. Davi Como Um Servo de Seu Pai.  

1. Quando os Filisteus invadiram o território de Israel, os três irmãos mais velhos de Davi se uniram ao exército de Saul. A bíblia não nos diz o que os outros quatro fizeram, mas é provável que tenham ficado em casa com o pai. Já Davi, estava no campo, cuidando das ovelhas — ver 1 Samuel 17:14—15.

2. Quando Jessé mandou Davi ir até o campo de batalha, ele tomou providências para que alguém cuidasse das ovelhas em seu lugar e partiu sem fazer nenhuma reclamação — ver 1 Samuel 17:20..

3.  Quando Davi chegou ao campo de batalha ficou surpreso com as ofensas de Golias e começou a fazer perguntas — ver 1 Samuel 17:26.

4.  O irmão mais velho de Davi, Eliabe, um grande covarde, não gostou nada de ver Davi falando com os outros soldados e logo revelou seu caráter falando, de modo sarcástico, com seu irmão adolescente — ver 1 Samuel 17:28.

5. Davi poderia responder com palavras tão duras quanto as de seu irmão, mas ele preferiu evitar discutir com seu irmão mais velho — ver 1 Samuel 17:29—30. Davi não precisava falar em sua defesa, porque Deus falava em defesa de Davi — ver 1 Samuel 16:18! Nisso Davi nos lembra o próprio Senhor Jesus, pois em 1 Pedro 2:23 — Pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente.

C. A Importância de Todas essas atitudes de Davi

A. Qual é a importância de todas essas pequenas ações de Davi? Prá falar a verdade? Esses pequenos atos da parte de Davi, não tinham mesmo nenhuma importância, quando considerados individualmente:

1.Cuidar das ovelhas de seu pai.

2. Tocar sua lira para acalmar o rei.

3. Servir de office-boy para seu pai com relação a seus irmãos.

4. Interessar-se pelo que estava acontecendo no campo de batalha

B. Mas quando consideramos tudo, de forma coletiva, nós podemos entender que aquele adolescente estava aprendendo a ser obediente a Deus em meio a coisas pequenas.

C. Obediência a Deus em coisas pequenas pode parecer apenas como um simples fio, mas quando você junta um montes de fios trançados, você é capaz de produzir uma corda tão resistente, que ela é capaz de segurar um navio pesando 500.000 toneladas.

D. Cada pequeno gesto de obediência coopera para fortalecer teu caráter cristão e treina você para obediência e responsabilidades cada vez maiores. 

Conclusão:

1. O que você deseja dessa vida? Sucesso, dinheiro, muito dinheiro, saúde, casar com a mulher mais linda do mundo ou casar com o homem mais lindo do mundo, ter uma carreira bem sucedida com amplo reconhecimento social e etc.? Ou você deseja, acima de tudo, ser uma mulher ou um homem com um coração segundo Deus?   

2. Se sua resposta for que você deseja o reconhecimento de Deus, como aconteceu com Davi, então tenha certeza de:

a. Que você é realmente uma pessoa convertida. Não estou falando de ter feito uma decisão por Cristo e sim de uma vida realmente transformada.

b. Permita que o Espírito Santo te encha a cada dia, e procure colocar teus dons a serviço dos outros irmãos e irmãs em Cristo.

c. Invista tempo a sós com Deus: leitura da Bíblia e oração diariamente.

d.Pratique a obediência a Deus nas coisas pequenas que Deus dá para você fazer.

3. Foi por meio dessas quatro coisas que Deus desenvolveu o adolescente Davi até torná-lo no poderoso Rei Davi.

4. Todos os que desejam ter um coração segundo Deus, precisam aprender a trilhar nos mesmos passos trilhados por Davi.

Que Deus abençoe a todos.

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE DAVI
001— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 1
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/10/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
002— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 2
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/11/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
 003— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 3
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/12/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
 004— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 4
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/01/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário