segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

A VIDA DE DAVI - SERMÃO 018 – COMO O PECADO NOS SUFOCA — PARTE 2 - AUTOPIEDADE E AUTOENGANO


Resultado de imagem para autopiedade

Esse artigo é parte da série "Exposição da Vida de Davi" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa exposição, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para outros estudos dessa série.


Texto: 1 Samuel 26—30
Introdução.

A. Na mensagem anterior nós vimos como Davi, cansado de 8 anos de perseguições da parte de Saul, se esquece de Deus e volta suas costas para Aquele que tinha mandado Samuel ungi-lo rei sobre o povo de Israel.  
B. O verso que comprova o que estamos dizendo é 1 Samuel 27:1 —
1 Samuel 27:1
Disse, porém, Davi consigo mesmo: Pode ser que algum dia venha eu a perecer nas mãos de Saul; nada há, pois, melhor para mim do que fugir para a terra dos filisteus; para que Saul perca de todo as esperanças e deixe de perseguir-me por todos os limites de Israel; assim, me livrarei da sua mão.
C. Note que Davi fala consigo mesmo. Note também que não existe nenhuma consideração pela pessoa de Deus.
D. O curioso é que não fazia muito tempo que Davi havia afirmado sua confiança na promessa de Deus —
1 Samuel 26:10
Acrescentou Davi: Tão certo como vive o SENHOR, este o ferirá, ou o seu dia chegará em que morra, ou em que, descendo à batalha, seja morto.
E. Mas aqui, Davi toma uma decisão sem fazer nenhuma consideração acerca da pessoa de Deus. Davi estava a ponto de tomar uma grande decisão em sua vida, mas Deus não estava em seu horizonte.
F. De fato, Davi estava tão longe de Deus, que o nome do Senhor Deus não é mencionado começando em 1 Samuel 27:1 até 1 Samuel 30:5. Única exceção é a menção nos lábios do rei filisteu de Gate — Aquis — que pode ser vista em 1 Samuel 29:6, 9.
G. A decisão de Davi, embora completamente equivocada, deu certo no princípio —
1 Samuel 27:4
Avisado Saul de que Davi tinha fugido para Gate, desistiu de o perseguir.
H. Diante de tudo isso, vamos notar dentro do nosso tema geral acerca de como...

O PECADO NOS ATRAI TORNANDO A VIDA, APRAENTEMENTE, MAIS AGRADÁVEL A PRINCÍPIO
que:
I. Somos Muito Tentados em Horas de Dificuldades
A. Nessa altura dos acontecimentos Saul já estava perseguindo a Davi, fazia oito longos anos.
B. Nesse período Davi teve a oportunidade de matar a Saul por duas vezes, mas preferiu confiar em Deus, em vez de fazer justiça com as próprias mãos. Mas agora, Davi talvez estivesse pensando, como nós muitas vezes fazemos: valeu à pena?
C. Além da perseguição Davi precisava prover para os 600 homens que o acompanhavam com suas famílias e para toda sua própria família. Como um fugitivo tais situações eram ainda mais complicadas.
D. Qualquer pessoa que ajudava a Davi ou as pessoas que estavam com ele, tornavam-se, automaticamente, em inimigas de Saul, o rei de Israel.
E. Não tenha dúvida. O diabo vai sempre se aproveitar de você quando você estiver passando por dificuldades. Foi isso que ele fez com Davi e foi isso que fez Davi perder a esperança que tinha em Deus. O Apóstolo Pedro nos adverte dizendo:
1 Pedro 5:8—9a
8  Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;
9  resisti-lhe firmes na fé.
II. A Sequência do Pecado é uma Armadilha Enganosa
A. O autor aos Hebreus nos adverte acerca do cuidado que devemos ter com o pecado em nossas vidas —
Hebreus 3:12—13
12 Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo;
13 pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.
B. O autoengano é um dos piores erros que podemos cometer. Quando somos vítimas do autoengano nos tornamos cada vez mais resistentes aos apelos, tanto da nossa própria consciência como das pessoas que tentam nos ajudar.
C. Vejamos como isso funcionou na vida de Davi.
1. Pensamentos errados que já foram mencionados na mensagem anterior, fatalmente nos conduzirão a ideias erradas — ver 1 Samuel 27:1 acima. Davi tinha sido ungido rei sobre o povo de Israel e tinha a promessa de Deus que um dia se assentaria no trono de Saul. Mas o autoengano o impedia de aceitar e depender das promessas de Deus.
2. Sentimentos errados. Pensamentos errados também nos conduzem a sentimentos errados. Davi não esta sofrendo apenas de autoengano, mas agora estava sofrendo também de autopiedade. A autopiedade nos faz sentir que somos a pessoa mais importante do mundo e que todos estão contra nós. “Coitadinho de mim” é assim que pensamos. Tais sentimentos devem ser confrontados, confessados e abandonados como pecados. O livro de Provérbios diz:
Provérbios 28:13
O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.
3. Pensamentos errados associados a sentimentos errados nos conduzem, fatalmente, para ações erradas
1 Samuel 27:2
Dispôs-se Davi e, com os seiscentos homens que com ele estavam, passou a Aquis, filho de Maoque, rei de Gate.
Davi sabia que o povo de Israel estava proibido por Deus de manter relações com os povos da terra, porque eram pagãos e idólatras. Mesmo assim, ele desobedece a Deus e vai procurar os filisteus em Gate. Como sabemos Davi não estava só. Então em vez de pecar sozinho ele arrastou um monte de gente junto com ele —
1 Samuel 27:3
Habitou Davi com Aquis em Gate, ele e os seus homens, cada um com a sua família; Davi, com ambas as suas mulheres, Ainoã, a jezreelita, e Abigail, a viúva de Nabal, o carmelita.
4. O próximo passo na ladeira abaixo de Davi foi se aliar com as pessoas erradas. Os filisteus eram arquiinimigos de Israel e Davi não apenas adotou a amizade errada mais levou um monte de gente com ele, expondo essas pessoas a todos os pecados comuns entre os filisteus, especialmente a imoralidade sexual e a idolatria. Ver o verso de 1 Samuel 27:3 acima.
Más companhias são o caminho mais curto para uma completa corrupção de costumes. Paulo diz —
1 Coríntios 15:33
Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.
ou
1 Coríntios 15:33 na NTLH
Não se enganem: “As más companhias estragam os bons costumes”.
Se você pretende seguir o Senhor Jesus como discípulos, então deve tomar cuidado com todas as pessoas que não têm interesse em Deus, nem nas coisas de Deus. Não se deixe enganar.
5. O rei Aquis dá para Davi uma pequena cidade — Ziclague — para ele habitar com seu povo
1 Samuel 27:5—6
5  Disse Davi a Aquis: Se achei mercê na tua presença, dá-me lugar numa das cidades da terra, para que ali habite; por que há de habitar o teu servo contigo na cidade real?
6  Então, lhe deu Aquis, naquele dia, a cidade de Ziclague. Pelo que Ziclague pertence aos reis de Judá, até ao dia de hoje.
6. O contínuo afastamento de Davi de Deus o levou a praticar ainda outros atos errados, muito errados mesmo —
1 Samuel 27:8—12
8 Subia Davi com os seus homens, e davam contra os gesuritas, os gersitas e os amalequitas; porque eram estes os moradores da terra desde Telã, na direção de Sur, até à terra do Egito.
9 Davi feria aquela terra, e não deixava com vida nem homem nem mulher, e tomava as ovelhas, e os bois, e os jumentos, e os camelos, e as vestes; voltava e vinha a Aquis.
10 E perguntando Aquis: Contra quem deste hoje? Davi respondia: Contra o Sul de Judá, e o Sul dos jerameelitas, e o Sul dos queneus.
11 Davi não deixava com vida nem homem nem mulher, para os trazer a Gate, pois dizia: Para que não nos denunciem, dizendo: Assim Davi o fazia. Este era o seu proceder por todos os dias que habitou na terra dos filisteus.
12 Aquis confiava em Davi, dizendo: Fez-se ele, por certo, aborrecível para com o seu povo em Israel; pelo que me será por servo para sempre.
A atitude de Davi era a de um verdadeiro homem sanguinário. Ele não tinha recebido nenhuma ordem de Deus para fazer o que estava fazendo. Ele estava matando, até mesmo, alguns dos parceiros de Aquis, e por isso precisava matar todas as pessoas para que ninguém pudesse denunciá-lo para o rei dos filisteus, que achava que Davi estava atacando vilarejos fronteiriços de Judá.
C. Davi estava jogando um jogo muito perigoso. É o que sempre acontece quando nos afastamos dos caminhos de Deus.
Conclusão:
A. Minhas irmãs e meus irmãos, quantas vezes nós já, miseravelmente, tomamos decisões sem levar Deus e Sua Palavra em consideração e o que colhemos dessas desastradas decisões? Paulo responde dizendo:
Romanos 6:20—21
20 Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis isentos em relação à justiça.
21 Naquele tempo, que resultados colhestes? Somente as coisas de que, agora, vos envergonhais; porque o fim delas é morte.
B. Quantas vezes você e eu não paramos no meio de uma tribulação para pensar se vale mesmo à pena ser cristão. Quando pensamos assim demonstramos falta de fé e ofendemos o Senhor.
C. Nossa Carne é fraca, por isso precisamos resistir com firmeza às investidas de Satanás. Se agirmos assim essa é a promessa que Deus nos faz —
Tiago 4:7
Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
D. Tomemos muito cuidado com o nosso próprio coração, pois Jeremias nos diz
Jeremias 17:9
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?
E. Devemos sempre nos lembrar que raramente nossos pecados atingem apenas a nós mesmos. Eles atingem as pessoas próximas de nós, sejam amigos, parentes e especialmente os membros da nossa igreja! Portanto, pense bem, duas vezes, antes de tomar qualquer decisão e depois pense outras duas, antes de agir!
F. Quando ideias erradas nos conduzem a sentimentos errados e esses por sua vez nos conduzem a nos associar com as pessoas erradas, nós acabamos nos sentindo constrangidos a praticar males cada vez maiores e numa intensidade cada vez maior, com o objetivo de cobrir nossos erros e manter nosso estilo de vida pecaminoso.
G. Todas as vezes que nos deixamos envolver pelo pecado o engano sempre estará presente. Enganamos as outras pessoas, mas o pior mesmo é quando, como tolos, enganamos a nós mesmos.
H. Fujamos do pecado minhas irmãs e irmãos. Voltemos para o nosso Deus porque ele é benigno e rico em perdoar —
Isaías 55:7
Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.
Que o Senhor abençoe a todos.
OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE DAVI
001— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 1
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/10/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
002— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 2
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/11/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
 003— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 3
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/12/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
 004— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 4
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/01/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
Que o Senhor abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:
Desde já agradecemos a todos.


Os comentários não representam a opinião do Blog O Grande Diálogo; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário