sábado, 8 de novembro de 2014

A VIDA DE DAVI - SERMÃO 013 – A ESCOLA DE TREINAMENTO DE DEUS — PARTE 4


Resultado de imagem para esperar o tempo de deus

Esse artigo é parte da série "Exposição da Vida de Davi" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa exposição, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para outros estudos dessa série.

Texto: 1 Samuel 18—26

Introdução.

A. Na última mensagem dessa série nós começamos a falar acerca dos OBJETIVOS DOS CURSOS aos quais somos submetidos, porque estamos matriculados, como Davi, na Escola de Deus.   
B. Falamos de dois objetivos que Deus procurou ensinar a Davi: 
C. O primeiro foi que: Davi Aprendeu a se Refugiar no Senhor e a Enxergar o Amor de Deus Mesmo no Meio das Maiores Adversidades. Em uma palavra Davi aprendeu a: CONFIAR.
D. O segundo foi que: Davi Aprendeu a Buscar Entender a Vontade Deus em vez de agir por Impulso. Em uma palavra, Davi aprendeu acerca da: SUBMISSÃO.

E. Hoje queremos falar de dois outros objetivos, tão importantes quanto os que vimos na semana passada.

PROGRAMA DE TREINAMENTO DE DEUS — PARTE 004 — OS OBJETIVOS DOS CURSOS — Parte 2

I. Davi Aprendeu a Esperar pelo Tempo Certo de Deus. 
A. Em uma palavra também, nós podemos dizer que Davi aprendeu a perseverar. 
B. A perseverança é um aspecto importante da vida cristã. Note as palavras de Davi em 
1 Samuel 26:10—11 
10 Acrescentou Davi: Tão certo como vive o SENHOR, este o ferirá, ou o seu dia chegará em que morra, ou em que, descendo à batalha, seja morto.
11 O SENHOR me guarde de que eu estenda a mão contra o seu ungido; agora, porém, toma a lança que está à sua cabeceira e a bilha da água, e vamo-nos. 
C. Davi proferiu essas palavras depois de estar fugindo de Saul por dez anos, se escondendo de caverna em caverna, dormindo em vales e no relento, dependendo, muitas vezes da boa vontade de terceiros para ter o que comer, enquanto Saul desfrutava dos confortos do palácio real. 
D. Muitos estudiosos acreditam que foi durante esse tempo que Davi escreveu essas palavras: 
Salmos 62:5 
Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança.   
E. Davi estava aprendendo a perseverar e isso em silêncio! Todos nós precisamos aprender a perseverar. Podemos comparar a perseverança como correr uma maratona, algo que é bem diferente de correr os 100 metros rasos. Uma maratona tem 42 quilômetros a serem percorridos. Isso exige perseverança e tem pouco a ver com correr em disparada.   
F. Davi precisava aprender a perseverar porque, em breve, ele teria 40 anos de reinado que iriam exigir a sabedoria e a destreza de um homem maduro e preparado para enfrentar inimigos e dificuldades, cada vez maiores na direção do povo. 
G. Davi estava sendo preparado, como preparado foi o apóstolo Paulo que em seus últimos dias escreveu a Timóteo as seguintes palavras: 
2 Timóteo 4:6—7 
Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. 
II. Davi Aprendeu A Reconhecer Seus Pecados Rapidamente, Tanto os Cometidos Contra Deus, Como os Cometidos Contra Outras Pessoas.

A. Em duas palavras, Davi desenvolveu uma: Consciência sensível. 
B. Em certa ocasião, quando fugia de Saul, Davi foi ao encontrão do Sacerdote Aimeleque. 
C. Davi mentiu para Aimeleque dizendo que estava numa missão secreta a mando de Saul e isso fez com que o sacerdote Aimeleque o ajudasse — 
1 Samuel 21:2 
Respondeu Davi ao sacerdote Aimeleque: O rei deu-me uma ordem e me disse: Ninguém saiba por que te envio e de que te incumbo; quanto aos meus homens, combinei que me encontrassem em tal e tal lugar. 
D. Quando Saul soube disso, ficou tão enfurecido que mandou matar não apenas o sacerdote Aimeleque, mas toda sua família e todos os habitantes de sua cidade, Nobe — 
Ver 1 Samuel 22:6—19. 
E. Curiosamente, Abiatar, filho de Aimeleque escapou com vida e fugiu para se encontrar com Davi. Se você fosse Davi o que você faria? Colocaria a culpa de tudo aquilo no mau temperamento de Saul? Mas não foi isso que Davi fez, pelo contrário, ele admitiu abertamente ser o responsável por toda aquela matança — 
1 Samuel 22:20—23 
20 Porém dos filhos de Aimeleque, filho de Aitube, um só, cujo nome era Abiatar, salvou-se e fugiu para Davi; 
21 e lhe anunciou que Saul tinha matado os sacerdotes do SENHOR. 
22 Então, Davi disse a Abiatar: Bem sabia eu, naquele dia, que, estando ali Doegue, o edomita, não deixaria de o dizer a Saul. Fui a causa da morte de todas as pessoas da casa de teu pai. 
23 Fica comigo, não temas, porque quem procura a minha morte procura também a tua; estarás a salvo comigo.
 F. De modo semelhante Davi sentiu-se muito mal quando cortou um pedaço da roupa de Saul — 
1 Samuel 24:5—6 
5 Sucedeu, porém, que, depois, sentiu Davi bater-lhe o coração, por ter cortado a orla do manto de Saul; 
6 e disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, isto é, que eu estenda a mão contra ele, pois é o ungido do SENHOR. 
G. Mais adiante quando Davi desejava tomar vingança contra Nabal e foi confrontado por Abigail, ele imediatamente reconheceu seu erro — 
Ver 1 Samuel 25:32—33. 
Essa era a diferença fundamental entre Saul e Davi. Os dois eram pecadores. Mas Saul não reconhecia seus pecados. Ele sempre devia ter algum tipo de desculpa para os mesmos. Já Davi reconhecia seus erros e arrependido logo assumia sua responsabilidade sobre os pecados cometidos e os confessava. 
Conclusão:

A. Uma das características mais marcantes dos crentes nos dias de hoje é a falta de perseverança. Falta de perseverança para ler a Bíblia, falta de perseverança na oração, falta de perseverança na comunhão com os irmãos, falta de perseverança em proclamar o evangelho, falta de perseverança em se envolver na obra de Deus e a lista pode prosseguir quase sem ter fim.

B. Em

Romanos 5:3—5

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado,

nós temos uma escada com 5 Degraus — tribulações, perseverança, experiência, esperança, o amor de Deus derramado em nossos corações —  e só podemos experimentar os benefícios do quinto degrau se aprendermos a subir a escada por intero!

3. Além da perseverança, nós temos também que ter uma consciência sensível como a que foi demonstrada pelo apóstolo Paulo quando disse:

Atos 24:16

Por isso, também me esforço por ter sempre consciência pura diante de Deus e dos homens.

4. Aqueles que se matriculam na escola de Deus, onde o currículo é a própria Bíblia, precisam aprender essas 4 verdades:

a. Confiança em Deus

b. Submissão.

c. Perseverança

d. Consciência sensível.

5. O propósito de tudo isso é um só:

Hebreus 12:10

Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade.

6. Agora eu não sei o que você está pensando. Talvez esteja se perguntando: pra que eu ia querer me matricular numa escola como essa? Além dos benefícios evidentes que não devem ser desprezados, a alternativa é, simplesmente, devastadora, conforme

2 Tessalonicenses 1:7b—9

Quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder.

7. Jesus já pagou a pena exigida por todos os teus pecados e agora te convida para segui-lo como discípulo. Qual vai ser a tua resposta?

Que Deus abençoe a todos.

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE DAVI
001— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 1
002— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 2
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/11/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
 003— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 3
 004— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 4
Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário