sábado, 2 de agosto de 2014

A VIDA DE DAVI - SERMÃO 010 – A ESCOLA DE TREINAMENTO DE DEUS — PARTE - 1 Texto: 1 Samuel 18—26


Saul tenta matar Davi

Esse artigo é parte da série "Exposição da Vida de Davi" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa exposição, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para outros estudos dessa série.

A VIDA DE DAVI NA ESCOLA DE TREINAMENTO DE DEUS 


Introdução.

A. A vida cristã pode ser comparada a muitas coisas. Uma delas, assim podemos dizer, é comparar a mesma com o ato se nos matricularmos em uma escola. 
B. Como crentes estamos todos matriculados na escola de treinamento de Deus. 
C. A Bíblia faz referência a isso em Hebreus 12:8 — Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. 
1. No verso acima devemos notar as seguintes verdades: a expressão grega traduzida por correção — que dá impressão de castigo — é a palavra grega παιδείας paideías.

2. Seus significados, por ordem de importância são:

a. Todo o treino e educação infantil — que diz respeito ao cultivo de mente e moralidade, e emprega para este propósito, ora ordens e admoestações, ora repreensão e punição. Também inclui o treino e cuidado do corpo.

b. Tudo o que em adultos também cultiva a alma, especialmente pela correção de erros e contenção das paixões.

c. Instrução que aponta para o crescimento em virtude.

d. Castigo, punição — dos males com os quais Deus visita homens para sua correção.

D. Davi, com já vimos, era apenas um adolescente quando foi ungido rei sobre Israel e quando lutou e prevaleceu contra o gigante Golias dos filisteus. E agora o encontramos colocado sobre as tropas de Israel pelo próprio Rei Saul — 1 Samuel 18:5.

E. Temos que nos lembrar que o período entre a unção de Davi e até ele assumir o reino de Israel, no lugar de Saul, levou cerca de 10 a 12 anos de treinamento e muitos crentes querem experimentar tudo o que Deus tem para nós de forma instantânea. Portanto hoje vamos começar a falar acerca do

PROGRAMA DE TREINAMENTO DE DEUS — PARTE 001

I. O Programa de Treinamento de Deus não é Explicado de Antemão Para os Alunos. Temos que Aprender a Viver um Dia de Cada Vez. 
A. Vamos notar como o programa de treinamento de Deus com Davi teve início: ver 1) 1 Samuel 18:6—12; 2) 1 Samuel 18:14—15; 3) 1 Samuel 18:28—29. 
B. Deus não advertiu Davi de nada que estava para acontecer. Bem vindo ao treinamento de Deus. Mas, independentemente do que iria acontecer, o que esses textos querem enfatizar para nós é que: não importa as circunstâncias, Deus estava com Davi. 
II. O Programa de Treinamento de Deus Envolve a Duração de Toda a Nossa Vida. 
A. A primeira coisa que temos que aprender aqui é que: com respeito a nossa vida de relacionamento com Deus não existe “aposentadoria”. O relacionamento começa agora, se estende por toda a vida terrestre e continua, sem interrupção, na eternidade. 
B. Davi era um jovem quando foi ungido rei. Mas só foi assumir o trono quando já estava por volta dos trinta anos de idade. 
C. José ficou quase 20 anos preso antes de ser resgatado da prisão para se tornar o senhor do Egito. 
D. João Batista estava com quase 30 anos quando começou seu ministério e o mesmo é verdadeiro acerca de Jesus. Todos nós precisamos de um tempo de amadurecimento, antes de podermos servir o Senhor em toda plenitude da capacidade que ele nos concedeu.
 E. Paulo já era rabino judeu, mas teve que dedicar cerca de 10 anos de sua vida para ser treinado pelo próprio Senhor no deserto da Arábia. 
III. O Treinamento de Deus Inclui Muitos Cursos que Precisam Ser Repetidos Mesmo Quando Somos Aprovados nos Mesmos 
A. Talvez a lição mais difícil que Davi precisou aprender com Deus tem a ver com “Confiar no Senhor”, sejam quais forem as circunstâncias. Algumas passagens nos ajudam a entender essa verdade melhor: 
1. 1 Samuel 19:8—10 
8 E tornou a haver guerra; e saiu Davi, e pelejou contra os filisteus, e feriu-os de grande ferida; e fugiram diante dele. 
9 Porém o espírito mau, da parte do SENHOR, se tornou sobre Saul, estando ele assentado em sua casa e tendo na mão a sua lança, e tangendo Davi com a mão o instrumento de música.
10 E procurava Saul encravar a Davi na parede, porém ele se desviou de diante de Saul, o qual feriu com a lança a parede; então, fugiu Davi e escapou naquela mesma noite. 
2. 1 Samuel 19:11—12 
11 Porém Saul mandou mensageiros à casa de Davi, que o guardassem e o matassem pela manhã; do que Mical, sua mulher, avisou a Davi, dizendo: Se não salvares a tua vida esta noite, amanhã te matarão. 
12 Então, Mical desceu a Davi por uma janela; e ele se foi, e fugiu, e escapou. 
3. 1 Samuel 21:10 
E Davi levantou-se, e fugiu, aquele dia, de diante de Saul, e veio a Aquis, rei de Gate. 
4. 1 Samuel 22:1 
Então, Davi se retirou dali e se escapou para a caverna de Adulão; e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai e desceram ali para ele. 
5. 1 Samuel 22:5 
Porém o profeta Gade disse a Davi: Não fiques naquele lugar forte; vai e entra na terra de Judá. Então, Davi foi e veio para o bosque de Herete. 
6. 1 Samuel 23:12—14 
12 Disse mais Davi: Entregar-me-iam os cidadãos de Queila, a mim e aos meus homens, nas mãos de Saul? E disse o SENHOR: Entregariam. 
13 Então, se levantou Davi com os seus homens, uns seiscentos, e saíram de Queila e foram-se aonde puderam; e, sendo anunciado a Saul que Davi escapara de Queila, cessou de sair contra ele. 
14 E Davi permaneceu no deserto, nos lugares fortes, e ficou em um monte no deserto de Zife; e Saul o buscava todos os dias, porém Deus não o entregou na sua mão. 
7. 1 Samuel 23:24—29 
24 Então, se levantaram eles e se foram a Zife, adiante de Saul; Davi, porém, e os seus homens estavam no deserto de Maom, na planície, à direita de Jesimom. 
25 E Saul e os seus homens se foram em busca dele, o que anunciaram a Davi, que desceu para aquela penha e ficou no deserto de Maom; o que ouvindo Saul, seguiu a Davi para o deserto de Maom. 
26 E Saul ia desta banda do monte, e Davi e os seus homens, da outra banda do monte; e sucedeu que Davi se apressou a escapar de Saul; Saul, porém, e os seus homens cercaram Davi e os seus homens, para lançar mão deles. 
27 Então, veio um mensageiro a Saul, dizendo: Apressa-te e vem, porque os filisteus, com ímpeto, entraram na terra. 
28 Pelo que Saul voltou de perseguir a Davi e foi-se ao encontro dos filisteus. Por esta razão, aquele lugar se chamou Sela-Hamalecote. 
29 E subiu Davi dali e ficou nos lugares fortes de En-Gedi. 
8. 1 Samuel 24:1—2 
1 E sucedeu que, voltando Saul de perseguir os filisteus, lhe anunciaram, dizendo: Eis que Davi está no deserto de En-Gedi. 
2 Então, tomou Saul três mil homens, escolhidos dentre todo o Israel, e foi à busca de Davi e dos seus homens, até aos cumes das penhas das cabras monteses. 
9. 1 Samuel 26 
B. Em tudo isso nós podemos notar que Davi, mesmo sendo obediente a Deus e ser considerado um homem segundo o coração do próprio Deus, teve que fugir muito e muitas vezes para preservar a própria vida, aprendendo nesse longo processo que podia confiar em Deus independente das circunstâncias. 
Conclusão:

A. A disciplina divina, no sentido de correção, muitas vezes é desagradável. Mas temos que entender o que nos diz

Hebreus 12:11

Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.

B. Quando Jesus nos chama para sermos seus discípulos ele nos diz:

Lucas 9: 23

Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Nosso aprendizado é diário.

C. Quem aqui está enfrentando dificuldades, de qualquer tipo, em sua vida? Bem, não fique parado nem de braços cruzados. Traga Deus para dentro da situação que você está vivendo. Deixe Deus se envolver em teus problemas, deixe Ele te guiar, deixe que a presença dele se manifeste em e através da tua vida!

D. Confie sempre em Deus, mesmo no meio das mais brutais adversidades. Lembre-se do Senhor que você tem e faça um verdadeiro “doutorado” de confiança nEle.

Que Deus abençoe a todos.

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE DAVI
001— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 1
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/10/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
002— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 2
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/11/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
 003— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 3
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/12/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
 004— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 4
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/01/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário