quarta-feira, 2 de novembro de 2016

A VIDA DE DAVI - SERMÃO 017 – COMO O PECADO NOS SUFOCA — PARTE 1


Resultado de imagem para AQUILO QUE O HOMEM PLANTAR ELE VAI COLHER

Esse artigo é parte da série "Exposição da Vida de Davi" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa exposição, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para outros estudos dessa série.


Texto: 1 Samuel 17—20
Introdução.

A. Estamos retomando nossa série que trata da vida de Davi.   
B. Nessa continuação estaremos abordando fatos que estão registrados em 1 Samuel 17—20 de modo especial, mas que serão enriquecidos com várias outras passagens. 
C. Se você deseja realmente andar com Deus, então o que temos para falar é da maior importância e do maior interesse para você. 
D. Nosso tema nessa série de mensagens irá abordar as formas como o pecado, se o deixarmos correr seu livre curso em nossas vidas, irá acabar nos sufocando por completo. 
E. No próximo mês de Agosto eu vou completar 34 anos de ordenação ao pastorado. Nesses anos eu tive a oportunidade de ler muitas vezes a Bíblia, em diversas versões. E quanto mais li e continuo lendo, mais cresce dentro de mim o sentimento de quão inadequado é o pecado que, tantas vezes toleramos em nossas próprias vidas.    
F. Eu tenho entendido cada vez mais, o poder e o engano do pecado que habita em mim. Por um lado isso me entristece profundamente, mas por outro lado me incentiva a buscar o Senhor cada vez mais para obter vitórias sobre meus próprios pecados. Isso é algo que, geralmente, as pessoas não desejam, infelizmente.
G. O apóstolo Paulo afirma de modo categórico o seguinte:
Romanos 6:12—14
12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões;
13 nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniquidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça.
14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.
H. Note especialmente o verso 14 acima. Se isso é verdadeiro, então por que o pecado está tão presente em nossas vidas, de todas as maneiras possíveis e imagináveis?
I. Hoje queremos começar a explicar como o pecado nos seduz e vai, aos pouco tomando conta de todas as áreas da nossa vida.
O PECADO NOS ATRAI TORNANDO A VIDA, APARENTEMENTE, MAIS AGRADÁVEL, A PRINCÍPIO
I. Entendendo que o Pecado Esta Dentro de Cada um De Nós
A. O pecado não está apenas ao nosso redor. Ele está dentro de nós. Isso é assim porque enquanto estamos nesse corpo existe em nós um elemento que a Bíblia chama de σὰρξ sàrx — que é traduzido em português pela expressão “carne”.
B. Essa carne é um princípio pecaminoso que existe em todos nós. A Bíblia diz que essa carne, ou princípio pecaminoso milita contra o Espírito Santo, que também habita em nós, e que o Espírito também milita contra a carne:
Gálatas 5:17
Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.
C. Esses dois, Espírito Santo e nossa carne militam um contra o outro, e só entendemos quão séria é essa situação quando nos damos conta de quão forte é nossa carne com seus desejos.
D. O apóstolo Paulo ao se dar conta dessa realidade exclamou com grande voz:
Romanos 7:24
Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?
E. E a resposta ao seu clamor é a mesma que todos nós precisamos:
Romanos 7:25
Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor.
F. Então para obtermos vitória sobre nossa carne pecaminosa é necessário, em primeiro lugar, entender como a mesma funciona dentro de nós.
G. Para isso nós vamos usar a vida de Davi como fonte de aprendizado.
II. Como Davi Foi Sufocado Pelo seu Próprio pecado
A. Tudo aconteceu de forma muito súbita.
B. E a duração foi breve: apenas 1 ano e quatro meses —
1 Samuel 27:7
E todo o tempo que Davi permaneceu na terra dos filisteus foi um ano e quatro meses.
C. No final desse período nós vamos encontrar Davi num dos momentos mais baixos de toda sua vida —
1 Samuel 30:6
Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no SENHOR, seu Deus.
D. Mas foi naquele ponto mais baixo que Davi decidiu voltar para perto de Deus. Nós iremos falar com detalhes acerca dessa decisão, à medida que avançarmos nessas mensagens.

II. O Pecado Nos Sufoca Tornando a Vida Mais Agradável no Começo.
A. O pecado nunca nos atrai mostrando tudo o que vai acontecer. Ele nunca nos diz: Será que você não gostaria de arruinar sua vida por completo? Se sim, então siga-me.
B. Não. Muito pelo contrário. O pecado normalmente se aproveita de uma condição difícil pela qual estejamos passando, para nos oferecer uma opção atraente.
C. Note como Eva foi seduzida pelo tentação:
Gênesis 3:6
Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.
D. No caso de Davi, ele já estava fugindo das perseguições de Saul por quase 8 anos. Sua vida não era nada fácil. Saul era um perseguidor implacável. Os textos a seguir nos ajudam a entender bem toda a situação, que também pode ser acompanhada no mapa abaixo —

Resultado de imagem para saul persegue a davi mapas
1 Samuel 19:11—12
11 Porém Saul, naquela mesma noite, mandou mensageiros à casa de Davi, que o vigiassem, para ele o matar pela manhã; disto soube Davi por Mical, sua mulher, que lhe disse: Se não salvares a tua vida esta noite, amanhã serás morto.
12 Então, Mical desceu Davi por uma janela; e ele se foi, fugiu e escapou.
1 Samuel 21:10
Levantou-se Davi, naquele dia, e fugiu de diante de Saul, e foi a Aquis, rei de Gate.
1 Samuel 22:1, 5
1 Davi retirou-se dali e se refugiou na caverna de Adulão; quando ouviram isso seus irmãos e toda a casa de seu pai, desceram ali para ter com ele.
5. Porém o profeta Gade disse a Davi: Não fiques neste lugar seguro; vai e entra na terra de Judá. Então, Davi saiu e foi para o bosque de Herete.
1 Samuel 23:12—14, 24—29
12 Perguntou-lhe Davi: Entregar-me-ão os homens de Queila, a mim e aos meus servos, nas mãos de Saul? Respondeu o SENHOR: Entregarão.
13 Então, se dispôs Davi com os seus homens, uns seiscentos, saíram de Queila e se foram sem rumo certo. Sendo anunciado a Saul que Davi fugira de Queila, cessou de persegui-lo.
14 Permaneceu Davi no deserto, nos lugares seguros, e ficou na região montanhosa no deserto de Zife. Saul buscava-o todos os dias, porém Deus não o entregou nas suas mãos.
24 Então, se levantaram eles e se foram a Zife, adiante de Saul; Davi, porém, e os seus homens estavam no deserto de Maom, na planície, ao sul de Jesimom.
25 Saul e os seus homens se foram ao encalço dele, e isto foi dito a Davi; pelo que desceu para a penha que está no deserto de Maom. Ouvindo-o Saul, perseguiu a Davi no deserto de Maom.
26 Saul ia de um lado do monte, e Davi e os seus homens, da outra; apressou-se Davi em fugir para escapar de Saul; porém este e os seus homens cercaram Davi e os seus homens para os prender.
27 Então, veio um mensageiro a Saul, dizendo: Apressa-te e vem, porque os filisteus invadiram a terra.
28 Pelo que Saul desistiu de perseguir a Davi e se foi contra os filisteus. Por esta razão, aquele lugar se chamou Pedra de Escape.
29 Subiu Davi daquele lugar e ficou nos lugares seguros de En-Gedi.
1 Samuel 24:1—2
1 Tendo Saul voltado de perseguir os filisteus, foi-lhe dito: Eis que Davi está no deserto de En-Gedi.
2 Tomou, então, Saul três mil homens, escolhidos dentre todo o Israel, e foi ao encalço de Davi e dos seus homens, nas faldas das penhas das cabras monteses.
1 Samuel 26:1—2
1 Vieram os zifeus a Saul, a Gibeá, e disseram: Não se acha Davi escondido no outeiro de Haquila, defronte de Jesimom?
2 Então, Saul se levantou e desceu ao deserto de Zife, e com ele, três mil homens escolhidos de Israel, a buscar a Davi.
1 Samuel 27:1
Disse, porém, Davi consigo mesmo: Pode ser que algum dia venha eu a perecer nas mãos de Saul; nada há, pois, melhor para mim do que fugir para a terra dos filisteus; para que Saul perca de todo as esperanças e deixe de perseguir-me por todos os limites de Israel; assim, me livrarei da sua mão.

III. O Grande Erro de Davi.
A. Qual é o erro de Davi que podemos notar com clareza em suas palavras em 1 Samuel 27:1 que acabamos de ler?
B.O erro é que Davi está desconsiderando a Palavra de Deus e pensando apenas motivado pela sua carne pecaminosa.
C. Deus havia prometido a Davi que ele sucederia Saul como Rei de Israel.
1 Samuel 15:28—29
28 Então, Samuel lhe disse: O SENHOR rasgou, hoje, de ti o reino de Israel e o deu ao teu próximo, que é melhor do que tu.
29 Também a Glória de Israel não mente, nem se arrepende, porquanto não é homem, para que se arrependa.
1 Samuel 16:11—12
11 Perguntou Samuel a Jessé: Acabaram-se os teus filhos? Ele respondeu: Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, pois não nos assentaremos à mesa sem que ele venha.
12 Então, mandou chamá-lo e fê-lo entrar. Era ele ruivo, de belos olhos e boa aparência. Disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, pois este é ele.
D. Veja como Davi fracassou em confiar em Deus e em suas preciosas promessas. Sim eram 8 anos de perseguição, mas eram também 8 anos de livramentos da parte do Senhor que é sempre fiel às suas promessas.
E. Olhe para sua própria vida e responda honestamente: qual vida é mais difícil? A tua ou a de Davi? Que tua resposta te ajude a enxergar que mesmo passando por dificuldades bem menores do que as que Davi estava enfrentando, ainda assim tomamos, muitas vezes, decisões erradas com o objetivo de satisfazer nossa carne pecaminosa.
Conclusão:
A. Você entende a gravidade do que tua natureza pecaminosa representa? O pecado lhe parece repugnante ou atraente? Como podemos desenvolver ódio pelo pecado? Aproximando-nos mais e amando mais o Senhor Jesus.
B. O que vocês acham: a graça de Deus irá nos guardar de termos que enfrentar as consequências dos nossos pecados?
Gálatas 6:7
Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.
C. Se você, hoje, está andando na luz do Senhor, a mensagem que tenho para você é a que encontramos em —
1 Pedro 5:8
Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;
D. E também as palavras de Paulo quando diz:
1 Coríntios 10:12
Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.
E. Outros aqui talvez podem estar apenas começando a se distanciar de Deus e Seus caminhos. Tudo começa com ideias erradas que nos conduzem a ações erradas. Mas quero te lembrar de que o Senhor nos ama, independentemente, do que quer que façamos e ele está sempre pronto para nos receber de volta com os braços abertos, como lemos na parábola do filho pródigo.
6. Faça um retorno hoje mesmo para o Senhor. Confesse seu pecado e faça o que precisa ser feito para agradar a Deus.
Que o Senhor abençoe a todos.
OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE DAVI
001— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 1
002— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 2
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/11/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
 003— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 3
 004— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 4
Alexandros Meimaridis 
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link: 
Desde já agradecemos a todos.


Os comentários não representam a opinião do Blog O Grande Diálogo; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário